FÍSICA

Web - Conferência Abordará a Quimiofísica da Consciência

Publicado: Quinta, 23 de Setembro de 2021, 15h05 | Última atualização em Quinta, 23 de Setembro de 2021, 15h07
imagem sem descrição.

CONVITE A TODOS OS INTERESSADOS

Título da web-conferência: "Quimiofísica da Consciência".

Forma pela qual ocorrerá a transmissão deste web-seminário: a transmissão ao vivo acontecerá pelo link do canal “Debate Consciência” do YouTube.

Conferencista: Prof. Dr. Osvaldo Frota Pessoa Junior

Dia e horário da atividade: 4 de outubro de 2021 (segunda-feira), a partir das 17h.

Resumo: Esta web-conferência abordará o tema da Quimiofísica da Consciência e de como estão as pesquisas científicas atuais a respeito de como os estados de consciência se estruturam no cérebro. Os estudos científicos da consciência vêm se desenvolvendo por diversos caminhos, que resumiremos brevemente. Mencionaremos cinco tipos de consciência, enfocando a chamada “consciência fenomênica”, que envolve as qualidades subjetivas, ou “quália”, que estão associadas ao que hoje se chama de “problema difícil da consciência”. Argumentaremos que os quália que vivenciamos não podem ser capturados pela linguagem e nem diretamente por medições, já que estas envolvem as relações entre as coisas, e não as propriedades internas das coisas. Os quália seriam justamente propriedades internas de alguma região do encéfalo, tradicionalmente chamada de “sensório”, que seria o correlato encefálico imediato de cada modalidade da consciência fenomênica. Defendemos uma tese de identidade mente-encéfalo “extensional”, mas aceitamos que haja uma “lacuna explicativa” entre a descrição estrutural e os quália, a ser coberto por leis psicofisiológicas que desempenharão o papel de princípios não-explicados. Consideraremos três propostas sobre a base material dos quália. (1) A concepção dominante hoje em dia, conhecida como “funcionalismo” ou “tese da homogeneidade”, busca analisar a consciência em termos de padrões espaço-temporais, ou informacionais. (2) Köhler (1929) e outros sugeriram que a base neural da consciência fenomênica são campos elétricos. (3) Hering (1898) sugeriu que as cores subjetivas têm uma base química. Exploraremos esta última proposta, no que chamamos a “quimiofísica” da consciência fenomênica.

Breve currículo do conferencista:

- Osvaldo Frota Pessoa Junior possui graduação em Física (1982) e Filosofia (1984) pela Universidade de São Paulo, mestrado em Física Experimental pela Universidade Estadual de Campinas (1985) e doutorado em História e Filosofia da Ciência na Indiana University, EUA (1990). Trabalhou na Universidade Estadual de Feira de Santana (2001) e na Universidade Federal da Bahia (2002), e atualmente é professor livre-docente do Departamento de Filosofia da FFLCH, USP. Tem experiência na área de Filosofia da Ciência, atuando principalmente em filosofia da física, modelos causais na história da ciência, e filosofia da mente.

•Esta atividade é totalmente GRATUITA e aberta a todos os cidadãos das comunidades interna e externa ao IFSP que estejam interessados nos temas que serão discutidos. Seu objetivo é científico, educacional e cultural. Não é necessário fazer inscrição para assistir a essa atividade que será transmitida por streaming pelo canal “Debate Consciência” do YouTube. Esse canal está disponível clicando aqui.

Responsáveis pela atividade: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira e estudantes Rodrigo de Siqueira Bicudo e Larissy Santos da Silva. Essa é uma atividade promovida no âmbito do Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba.

Por favor: Ajude a divulgar este evento educacional, compartilhando este informativo em redes sociais e grupos de whatsapp.