FÍSICA

Web - Conferência Abordará a História da Cosmologia e a Educação

Publicado: Quarta, 06 de Abril de 2022, 08h56 | Última atualização em Quarta, 06 de Abril de 2022, 08h58
imagem sem descrição.

CONVITE A TODOS OS INTERESSADOS

Título da webconferência: "História da Cosmologia e Educação".

Forma pela qual ocorrerá a transmissão deste web-seminário: a transmissão ao vivo acontecerá pelo link <https://youtu.be/GeVEezGO_wU>.

Conferencista: Prof. Dr. Alexandre Bagdonas.

Dia e horário da atividade: 19 de abril de 2022 (terça-feira), a partir das 19h.

Resumo: Essa webconferência da Prof. Dr. Alexandre Bagdonas (docente da Universidade Federal de Lavras – UFLA) terá como base o artigo publicado em 2018 no Caderno Brasileiro de Ensino de Física, intitulado “O maior erro de Einstein? Debatendo o papel dos erros na ciência através de um jogo didático sobre cosmologia”, que teve como autores, além o próprio Alexandre Bagdonas, também João Zanetic e Ivã Gurgel (ambos do Instituto de Física da Universidade de São Paulo), e que pode ser acessado em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2018v35n1p97>. O resumo deste artigo é: “A constante cosmológica de Einstein, introduzida por ele como uma estratégia para manter seu modelo de universo estático, tem sido divulgada como um dos maiores erros de sua carreira. Em 1922, Einstein avaliou o artigo enviado por Friedmann para um periódico alemão, mostrando que existe uma solução das equações de campo da relatividade geral em que o tamanho do universo aumenta com o tempo. Einstein considerou que Friedmann teria cometido um erro nos cálculos, mas após discutir a questão com um colega de Friedmann, reconheceu seu engano, declarando que a proposta do universo em expansão seria matematicamente possível. Contudo, acreditava que essa ideia dificilmente teria algum sentido físico. Este episódio histórico foi adaptado para o contexto do ensino de Física do ensino médio através da criação de um jogo didático. Neste artigo, analisamos argumentos envolvendo a oposição entre Einstein e Friedmann e as concepções dos alunos sobre o papel dos erros na ciência. Houve um equilíbrio entre o número de alunos que apoiou Einstein ou Friedmann. Muitos dos fãs de Einstein tinham uma admiração ingênua, acreditando que alguém tão inteligente como ele não poderia cometer erros. Por outro lado, os fãs de Friedmann valorizaram sua atitude crítica, desafiando a autoridade de um cientista renomado. Os alunos discutiram se o fato de que Einstein tenha admitido seu próprio erro deveria ou não ser valorizado. Com isso, notamos argumentos interessantes dos alunos sobre o papel dos erros na ciência, que motivaram a problematização do mito dos grandes gênios que nunca erram e cuja autoridade não deve ser questionada.”

Breve currículo da conferencista:

- Alexandre Bagdonas é Doutor (2011- 2015) e Mestre (2009-2011) em Ensino de Física pela Universidade de São Paulo, além de Licenciado (2008-2011) e Bacharel (2004-2007) em Física também pela USP. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Lavras (UFLA), atuando no curso de Licenciatura em Física e no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Atuou como coordenador de área da Física no PIBID e Residência Pedagógica. Seus principais interesses de pesquisa são ensino de física e uso da história e filosofia da ciência na educação científica, atuando principalmente nos seguintes temas: história, filosofia e sociologia da ciência no ensino de física, ensino de cosmologia e física moderna e contemporânea, história da cosmologia no século XX.

•Esta atividade é totalmente GRATUITA e aberta a todos os cidadãos das comunidades interna e externa ao IFSP que estejam interessados nos temas que serão discutidos. Seu objetivo é científico, educacional e cultural. Não é necessário fazer inscrição para assistir a essa atividade que será transmitida por streaming pelo canal “Debate Consciência” do YouTube. Esse canal está disponível no link <https://www.youtube.com/channel/UCGD1YmakxPjK9w9SXrWH-Lw>. Os participantes que precisarem de uma declaração de participação neste evento, preencherão, durante o seu transcorrer, um formulário informando alguns dados (como nome completo e endereço eletrônico) e receberão, posteriormente, por e-mail, a declaração de participação.

Responsáveis pela atividade: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira e estudante Nicoli Rocha Santos. Essa é uma atividade promovida no âmbito do Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba.

Por favor: ajude a divulgar este evento educacional, compartilhando este informativo em redes sociais e grupos de whatsapp.