Visita Técnica

Visita técnica dos alunos do Técnico de Edificações à fábrica de cimentos MIZU/POLIMIX

Publicado: Quarta, 02 de Mai de 2018, 18h11 | Última atualização em Quarta, 02 de Mai de 2018, 18h11

No dia 14 de abril de 2018 os alunos do curso Técnico em Edificações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Caraguatatuba, visitaram a unidade de Mogi das Cruzes/SP da marca cimentos especiais MIZU da Organização POLIMIX. A unidade de Mogi das Cruzes-SP se destaca por oferecer um cimento de alta qualidade e excelente performance (CP III E40 RS). A unidade produz cimento a granel, proporcionando às concreteiras e pré-moldados um produto diferenciado.

A visita técnica ofereceu aos alunos uma oportunidade única de conhecerem de perto a fabricação do produto mais utilizado na construção civil: o cimento. Com toda a atenção dos profissionais presentes na fábrica, os alunos conheceram as etapas da produção realizadas na unidade, do estoque e recebimento das matérias primas, como o clínquer e a escória até a expedição do cimento.

Para as professoras que acompanharam os alunos a visita foi de extrema importância para o grupo. As etapas de fabricação do cimento foram bem exploradas e todos conseguiram adquirir um vasto conhecimento dos processos e execução da moagem do clínquer na fabricação do cimento. A equipe do IFSP foi muito bem recebida pelo diretor e pelos funcionários da fábrica, que, sempre muito solícitos, proporcionaram inúmeras informações relacionadas à produção do cimento.

De acordo com o aluno William Weingartner a visita foi ótima: “Tivemos experiências inesquecíveis. O que foi ensinado na sala de aula da professora Jéssica tivemos a oportunidade de ver na prática como funciona. O pessoal foi super atencioso e aprendemos muito sobre cada procedimento da fabricação do cimento. O atendimento dos funcionários com a turma foi incrível, principalmente pela atenção e interação do instrutor conosco para sanar dúvidas e despertar o conhecimento”.

Visitas como esta são formidáveis para os alunos. É desta forma que eles podem presenciar na prática os processos de produção dos materiais relacionados ao curso. A oportunidade de realizar visitas técnicas permite aos alunos tornarem-se mais experientes e adquirir um enorme conhecimento profissional e social.

Fonte: Professoras Jéssica Pereira Oliveira e Patrícia do Prado Gonçalves