Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
PROCESSOS GERENCIAIS

Visita técnica ao Centro Comunitário do Quilombo da Caçandoca

Publicado: Quinta, 17 de Abril de 2025, 11h10 | Última atualização em Quinta, 17 de Abril de 2025, 11h10

No dia 12 de abril de 2025, os alunos do 3º semestre do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais do Campus Caraguatatuba do IFSP, realizaram uma visita técnica junto ao Centro Comunitário do Quilombo da Caçandoca Flávio Firmino para participar do evento “Vigilia para a Andada do Guaiamum” que aconteceu nos dias 12 e 13 de abril de 2025. A visita técnica foi conduzida pelas professoras Dra. Maria Do Carmo Cataldi Muterle e Ma. Sheyla Gorayeb Silva.

A visita técnica bem como a participação no evento fazem parte da curricularização da extensão cujo objetivo é promover a integração entre a universidade e a sociedade, possibilitando assim a troca de conhecimentos e experiências.

O evento contou com diversas atividades, dentre elas, destacamos as atividades do dia 12 de abril onde os alunos do IFSP puderam participar do lançamento do livro impresso “A vida de Georgina”, cuja autoria pertencem a Sra. Marlene Giraud e a Sra. Carla Beatriz Barbosa e da Roda de conversa que aconteceu na Praia do Quilombo da Caçandoca cujo tema foi a “Importância do Manguezal e os Caranguejos Guaiamuns”.

A roda de conversa foi conduzida pela Rede Litoral Norte de Manguezais: Leonardo Gomes e Marlene Giraud e em sua fala, a Sra. Marlene Giraud ressaltou a importância dos manguezais (tema que também é abordado em seu livro) e suas vivências e aprendizados, de forma a ressaltar a importância da sua preservação.

Os alunos do IFSP puderam contribuir com a roda de conversa, promovendo uma dinâmica de perguntas de verdadeiro ou falso sobre os manguezais junto com os participantes do evento. Essa atividade teve por finalidade, fortalecer e promover o conhecimento dos presentes sobre a temática, cuja participação foi incentivada por meio da oferta de brindes que são vendidos pela própria comunidade da Caçandoca e que foram entregues aos participantes que acertavam as perguntas.

Ao final do dia, o evento promoveu a vigília para observação da andada dos guaiamuns. Esse evento ocorre com o intuito de proteger e garantir que os guaiamuns consigam chegar ao mar em segurança, além de prestar informações a toda a comunidade presente no evento sobre a importância de não tocar nem impedir ou interferir em sua travessia do mangue para o mar. Durante essa travessia, os ovos se desprendem das fêmeas, e apenas uma média de 10% desses ovos sobrevivem.

Durante a visita, os alunos observaram os guaiamuns do manguezal localizado na Caçandoca, conforme foto abaixo:

Durante todo o evento, os alunos puderam adquirir conhecimentos sobre a comunidade Quilombola da Caçandoca, bem como a sua relação com os manguezais e seus cuidados para a preservação da espécie. Segundo o aluno Wander Lucas Gonçalves de Souza, “Todo conhecimento compartilhado e o que presenciamos foi muito enriquecedor. É muito inspirador ver pessoas tão dedicadas à preservação do nosso meio ambiente e da biodiversidade. Estar presente no lançamento de um livro que, além de informativo, mostra de uma forma linda a importância dessa espécie para o nosso ecossistema e cultura”.

Por fim, todos os alunos presentes ressaltaram a importância do evento e como essa presença e visita técnica os motivou a contribuir com causas como essa e a participar dos eventos futuros.

 

Fonte: Prof.ª Sheyla Gorayeb Silva 

registrado em:
Fim do conteúdo da página