Ensino Médio Integrado

Visita à Japan House e à 35ª Bienal de Artes de São Paulo

Publicado: Quinta, 21 de Dezembro de 2023, 17h08 | Última atualização em Quinta, 21 de Dezembro de 2023, 17h03

No dia 29 de novembro, os alunos do segundo ano do curso técnico em informática integrado ao ensino médio do IFSP Caraguatatuba tiveram a oportunidade de visitar duas exposições notáveis na cidade de São Paulo: "Convivendo com Robôs" na Japan House e a 35ª Bienal de Artes de São Paulo.

Exposição Convivendo com Robôs - Japan HouseExposição Convivendo com Robôs - Japan House

A visita à Japan House proporcionou aos alunos uma imersão no universo do desenvolvimento dos robôs japoneses ao longo do tempo. A exposição não apenas apresentou a evolução dessas tecnologias, mas também provocou a reflexão sobre a possibilidade de convivermos cotidianamente com esses dispositivos. Com onze robôs divididos em quatro categorias - colegas de trabalho, companheiros, comunicativos e auxiliares dos humanos - a mostra visou familiarizar o público com a ideia de uma coexistência harmoniosa com esses elementos.

Alunos na exposição da Japan HouseAlunos na exposição da Japan House

Já, a 35ª Bienal de Artes de São Paulo, intitulada "Coreografias do Impossível", representou um mergulho no mundo da expressão artística. Esta bienal, que ocorre a cada dois anos na cidade, apresentou obras de diversos artistas renomados, entre eles Rosana Paulino, Kidlat Tahimik e Frente 3 de fevereiro. Os alunos tiveram a chance de conhecer de perto o trabalho e as perspectivas desses criadores, enriquecendo assim sua experiência cultural.

Alunos na 35ª Bienal de Artes de São PauloAlunos na 35ª Bienal de Artes de São Paulo

A organização e idealização desta visita ficou a cargo das professoras Julia Viana, Juliana Fernanda Almeida Castro e Laís Roberta Deroldo Sommaggio, com a colaboração da Professora Juliana La Salvia e da servidora Jacqueline Kawakami. A iniciativa não só enriqueceu o repertório cultural dos alunos, mas também proporcionou uma abordagem prática e estimulante fora do ambiente escolar tradicional.

35ª Bienal de Artes de São Paulo “Coreografias dos impossível”35ª Bienal de Artes de São Paulo “Coreografias dos impossível”

Autoras: Profa. Julia Monteiro Viana e Profa. Lais Roberta Deroldo Sommaggio.