Início > Noticias > Tragédias de Mariana e Brumadinho, garimpo na Amazônia e fogo no Pantanal são temas de palestra de jornalista a alunos
Meio Ambiente

Publicado: Terça, 05 de Dezembro de 2023, 18h38 | Última atualização em Terça, 05 de Dezembro de 2023, 18h50

O jornalista e repórter fotográfico Gustavo Basso realizou, na última terça-feira (28/11), uma palestra sobre os bastidores de seu trabalho para os alunos do técnico em Administração e do técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal de São Paulo – Caraguatatuba.

Basso, que já fez coberturas de fôlego para vários veículos da imprensa nacional e internacional, contou sua experiência ao reportar as tragédias de Mariana, ocorrida em 2015, e de Brumadinho, ocorrida em 2019.

Em ambos os casos, a barragem de uma mineradora foi rompida pelo acúmulo de rejeitos, provocando uma série de mortes, além de graves consequências para o meio ambiente.

O jornalista e repórter fotográfico apresentou aos alunos uma série de imagens, que registravam desde a tentativa de resgate de soterrados até a má situação de rios um ano depois do ocorrido.

Além dos casos de Mariana e Brumadinho, Basso tratou de trabalhos que fez acerca das queimadas no Pantanal, em 2020, onde acompanhou não só o fogo se alastrando, como o resgate de animais, e sobre garimpo na Amazônia, em 2021, apresentando imagens de grandes áreas devastadas para extração do ouro.

O jornalista e repórter fotográfico finalizou a palestra apresentando imagens recentes da seca na região Amazônica, que reduziu o fluxo de água no rio Solimões.

A palestra foi organizada pelos professores Alvaro Magalhães Pereira da Silva e Marivane Turim Koschevic e contou com a mediação de Celia Regina Araes, linguista e pesquisadora do discurso midiático acerca de grandes desastres ambientais.