Trabalhos orientados por professores de Física são apresentados no SICLN-2021
Este presente artigo informativo diz respeito à seção de Física com quatorze trabalhos apresentados no 11º Seminário de Iniciação Científica do Litoral Norte (SICLN) do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), em 09 de dezembro de 2021, entre 14h e 19h, e que foram orientados por professores de Física de diferentes campi do IFSP: pelos Alex Lino e Ricardo Roberto Plaza Teixeira (docentes de Física do IFSP-Caraguatatuba), pelo professor Cleiton Domingos Maciel (docente de Física do IFSP-Itaquaquecetuba) e pelo professor Diego Rafael Nespeque Correa (docente de Física do IFSP-Sorocaba). O 11º SICLN, devido à situação de pandemia de COVID-19, foi realizado de forma virtual, por meio de ferramentas da internet. A gravação em vídeo (com duração de 4 horas e 58 minutos) com a apresentação de todos esses quatorze trabalhos pode ser assistida no link <https://www.youtube.com/watch?v=J0QjVOf25KE&t=16355s>.
Estes quatorze trabalhos passaram por um processo de avaliação realizado por pareceristas designados pela coordenação do evento e foram aprovados para serem apresentados durante o Seminário.
O estudante Rodrigo de Siqueira Bicudo do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba e que atualmente é bolsista de iniciação científica (com bolsa da FAPESP) no projeto de pesquisa “Alfabetização científica, aprimoramento da percepção pública da ciência e o papel de atividades educacionais e de divulgação científica” e até outubro de 2021 foi bolsista do projeto de pesquisa de iniciação científica PIBITI (com bolsa do CNPq) “Recursos tecnológicos para divulgação científica sobre o debate acerca da emergência da vida e da consciência” (ambos sob a orientação do professor Ricardo Plaza), apresentou o trabalho acadêmico intitulado “ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E LETRAMENTO CIENTÍFICO: UMA ANÁLISE E SUAS POSSIBILIDADES” escrito em coautoria com o professor Ricardo Plaza.
A estudante Amanda Salgueiro de Souza do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba e que atualmente é bolsista de iniciação científica (com bolsa PIBIFSP-AF) no projeto de pesquisa “História da astronomia das civilizações antigas, divulgação científica e ensino de física” (sob a orientação do professor Ricardo Plaza), apresentou o trabalho acadêmico intitulado “ATIVIDADES DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A ASTRONOMIA DESENVOLVIDA NA MESOPOTÂMIA NA ANTIGUIDADE” escrito em coautoria com o professor Ricardo Plaza.
O estudante Higor Felipe Gonçalves de Arruda do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba e que é bolsista de iniciação científica (com bolsa da FAPESP) no projeto de pesquisa “Ensino de Física e Divulgação Científica a partir do estudo da Astrofísica de Galáxias” (sob a orientação do professor Ricardo Plaza), apresentou o trabalho acadêmico intitulado “O TEMA DAS DISTÂNCIAS ASTRONÔMICAS NO CONTEXTO DE ATIVIDADES DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E ENSINO DE FÍSICA” escrito em coautoria com o professor Ricardo Plaza.
O estudante Giovanni Dedonatti do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba e que é bolsista de extensão do projeto “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet” (sob a orientação do professor Ricardo Plaza), apresentou o trabalho acadêmico intitulado “DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE PLANETOLOGIA” escrito em coautoria com o professor Ricardo Plaza.
A estudante Izabella Chemello Bersani de Souza do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba e que é bolsista de extensão do projeto “Meninas Cientistas Interdisciplinares” (sob a orientação do professor Ricardo Plaza), apresentou o trabalho acadêmico intitulado “DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DAS MULHERES PARA O DESENVOLVIMENTO DA MATEMÁTICA” escrito em coautoria com o professor Ricardo Plaza.
O estudante Luis Guilherme Fernandes Pereira do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba e que atualmente é bolsista do projeto de pesquisa de iniciação científica PIBITI (com bolsa do CNPq) “Recursos tecnológicos para divulgação científica sobre o debate acerca da emergência da vida e da consciência” (sob a orientação do professor Ricardo Plaza), apresentou o trabalho acadêmico intitulado “DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA ACERCA DA EMERGÊNCIA DA CONSCIÊNCIA” escrito em coautoria com Rodrigo de Siqueira Bicudo e com o professor Ricardo Plaza.
O estudante Vinicius Carvalho Rosa do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSP-Caraguatatuba e que foi bolsista de iniciação científica (com bolsa PIBIFSP) em 2021 no projeto de pesquisa “Astrofísica e computação: Interfaces e Possibilidades para a Educação Científica” (sob a orientação do professor Ricardo Plaza), apresentou o trabalho acadêmico intitulado “POSSIBILIDADES EXISTENTES PARA A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA MEDIADA PELA INTERNET” escrito em coautoria com o professor Ricardo Plaza.
A estudante Larissy Santos da Silva do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSP-Caraguatatuba e que foi bolsista de iniciação científica (com bolsa PIBIFSP) em 2021 no projeto de pesquisa “Filosofia da mante, computação e educação científica” (sob a orientação do professor Ricardo Plaza), apresentou o trabalho acadêmico intitulado “ENSINO SOBRE FILOSOFIA DA MENTE E COMPUTAÇÃO POR MEIO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS” escrito em coautoria com o professor Ricardo Plaza.
O estudante Luan Augusto Teixeira dos Santos Lopes do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSP-Caraguatatuba, apresentou o trabalho acadêmico intitulado “ACESSIBILIDADE EM JOGOS ELETRÔNICOS” escrito em coautoria com o professor Ricardo Plaza.
O estudante William Damasio Pereira do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, apresentou um trabalho acadêmico, escrito em coautoria com o seu orientador, o professor Alex Lino, sobre as interrelações existentes entre a Música, a Física e as propriedades das ondas sonoras, tendo em vista as suas possíveis aplicações na área de ensino; este trabalho foi fruto da pesquisa de iniciação científica, com bolsa PIBIFSP, desenvolvida por William.
O estudante Pedro Henrique Lopes Amantea do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, apresentou o trabalho acadêmico escrito intitulado “COMPARAÇÃO ENTRE AS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DE ESTUDANTES ACERCA DO CALOR E O DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DO CONCEITO: INVESTIGANDO COMO A HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA PODE CORROBORAR O PROCESSO DE DESOBSTACULIZAÇÃO” escrito em coautoria com o professor Alex Lino.
O estudante Lucas Ramos Teixeira de Souza do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, apresentou o trabalho acadêmico escrito intitulado “RPG DIGITAL NO ENSINO DE FÍSICA: UMA ABORDAGEM SOBRE A HISTÓRIA DA NATUREZA DA LUZ” escrito em coautoria com o professor Alex Lino.
A estudante Niceia de Carvalho Betim do IFSP-Itaquaquecetuba, apresentou o trabalho acadêmico escrito intitulado “INVESTIGAÇÃO COMPUTACIONAL DA INTERAÇÃO DE LÍQUIDOS IÔNICOS COM MODELOS DE CELULOSE” escrito em coautoria com o professor Cleiton Domingos Maciel.
O professor Diego Rafael Nespeque Correa do IFSP-Sorocaba, apresentou o trabalho acadêmico escrito intitulado “ENSEMBLES TERMODINÂMICOS: HISTÓRIA, CONCEITOS E APLICAÇÕES” escrito em coautoria com o estudante Matheus Henrique Silva Souza.
Os estudantes e professores que participaram e apresentaram os resultados dos seus trabalhos de investigação neste 11º SICLN estão de parabéns, pela qualidade e pela dedicação às pesquisas que foram realizadas.
A participação de alunos em atividades acadêmicas, como é o caso da apresentação de trabalhos de pesquisa em congressos acadêmicos, é fundamental para o seu crescimento intelectual. Atividades de pesquisa, ensino e extensão como essa que ocorrem no âmbito do IFSP-Caraguatatuba são incentivadas pela instituição e são abertas para os interessados nos temas abordados.
Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira
Redes Sociais