Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
SICLN 2023

Trabalhos dos alunos dos cursos de Licenciaturas apresentados no SICLN de 2023

Publicado: Terça, 05 de Dezembro de 2023, 18h17 | Última atualização em Quarta, 06 de Dezembro de 2023, 16h35

Na tarde do dia 27 de novembro de 2023, segunda-feira, entre 13h30 e 18h10, no auditório do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), diversos estudantes de cursos de Licenciatura e uma estudante do curso de Bacharelado em Engenharia Civil, apresentaram os seus trabalhos acadêmicos no XIII SICLN (Seminário de Iniciação Científica do Litoral Norte), congresso regional realizado anualmente no campus de Caraguatatuba do IFSP. As apresentações ocorreram todas de modo presencial. Mais informações sobre este evento podem ser obtidas no link <https://ocs.ifspcaraguatatuba.edu.br/sicln/xiii-sicln/schedConf/cfp>.

Imagem 1 – Professores José Roberto, Natalia, Ricardo, Alex e Luis Américo no início do eventoImagem 1 – Professores José Roberto, Natalia, Ricardo, Alex e Luis Américo no início do evento

O SICLN é um evento científico e tecnológico de natureza multidisciplinar que congrega as principais áreas de conhecimento, contando com a participação da comunidade interna e externa por meio de apresentação de trabalhos, cujos respectivos artigos são incluídos em seus Anais (ISSN 2674 - 6689), sendo aberta a estudantes do ensino médio e do ensino superior e bolsistas de iniciação científica de diversas instituições de ensino do país. A abertura do XIII SICLN foi feita pelo Prof. Dr. Alex Lino, coordenador de Pesquisa do IFSP-Caraguatatuba. Na tarde do dia 27/11/2023 ocorreram as apresentações de autoria de estudantes e professores de cursos de Licenciatura.

Imagem 2 – Professor Alex Lino na abertura do eventoImagem 2 – Professor Alex Lino na abertura do evento

A estudante Karina Paula Nascimento Tristante, do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba, fez a primeira apresentação do trabalho “Ábaco: aspectos históricos, culturais e sua utilização com as operações básicas e uma proposta de atividade para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA)”, escrito em coautoria com o professor Luis Americo Monteiro Junior, docente de Matemática do IFSP-Caraguatatuba.

Imagem 3 - Karina Paula Nascimento TristanteImagem 3 - Karina Paula Nascimento Tristante

O estudante Yuri Benjamin Silva, do curso de Licenciatura em Letras, do IFSP-Itaquaquecetuba, apresentou o trabalho “Hilst, as bandalheiras, transgressão literária e críticas ao mercado editorial: O obsceno lirismo da senhora Hilst: Transgressão como crítica ao mercado editorial”.

Imagem 4 - Yuri Benjamin SilvaImagem 4 - Yuri Benjamin Silva

A estudante Giovana Reis do Espírito Santo, do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, apresentou o trabalho “Levitação acústica: observando ondas ultrassônicas com a técnica de Schilieren”, escrito em coautoria com o professor Alex Lino, docente de Física do IFSP-Caraguatatuba.

Imagem 5 - Giovana Reis do Espírito SantoImagem 5 - Giovana Reis do Espírito Santo

O estudante Flávio Gil Alves Paiva, do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, apresentou o trabalho “Experimento de baixo custo para demonstrar a segunda lei de Ohm de modo qualitativo”, escrito em coautoria com o professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente de Física do IFSP-Caraguatatuba.

Imagem 6 – Flávio Gil Alves PaivaImagem 6 – Flávio Gil Alves Paiva

O estudante Allan Ferraz Silva, do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, apresentou o trabalho “Uso da inteligência artificial ChatGPT para a resolução de exercícios no Ensino de Física”, escrito em coautoria com o professor Alex Lino.

Imagem 7 - Allan Ferraz SilvaImagem 7 - Allan Ferraz Silva

O estudante Henrique Madeo Pereira, do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, apresentou o trabalho “A materialidade de uma atividade de ensino envolvendo um experimento de física no âmbito da Residência Pedagógica”, escrito em coautoria com os professores Altivo Alexandre Gouvêa Junior (docente de Física da ETEC-Caraguatatuba) e Ricardo Roberto Plaza Teixeira.

Imagem 8 – Henrique Madeo PereiraImagem 8 – Henrique Madeo Pereira

A estudante Livia Jeniffer Faria da Silva, do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, apresentou o trabalho “Análise sobre o potencial educativo de um cinedebate sobre um filme a respeito da matemática Hipátia”, escrito em coautoria com o professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira.

Imagem 9 – Livia Jeniffer Faria da SilvaImagem 9 – Livia Jeniffer Faria da Silva

O estudante João Pedro Oliveira Pereira, do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, apresentou o trabalho “O ensino do tema da biofísica da visão em uma atividade da residência pedagógica”, escrito em coautoria com os professores Osvaldo Stefanini (docente de Física da Escola Estadual Avelino Ferreira, situada no município de Caraguatatuba) e Ricardo Roberto Plaza Teixeira.

Imagem 10 – João Pedro Oliveira PereiraImagem 10 – João Pedro Oliveira Pereira

A estudante Yara Karine Carneiro Melo, do curso de Bacharelado em Engenharia Civil do IFSP-Caraguatatuba, apresentou o trabalho “Análise dos parâmetros estruturais de uma liga a base de nióbio”, escrito em coautoria com o professor José Roberto Severino Martins Jr., docente de Física do IFSP-Caraguatatuba e coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba.

Imagem 11 – Yara Karine Carneiro MeloImagem 11 – Yara Karine Carneiro Melo

O estudante Bruno Henrique Torres, do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, apresentou o trabalho “Giordano Bruno, a inquisição e o conflito entre ciência e religião”, escrito em coautoria com o professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira. Este foi o primeiro trabalho apresentado por Bruno neste XIII SICLN.

Imagem 12 – Bruno Henrique Torres e seu trabalho sobre Giordano BrunoImagem 12 – Bruno Henrique Torres e seu trabalho sobre Giordano Bruno

O estudante Carlos Henrique Medeiros, do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, apresentou o trabalho “Estudo do plano inclinado de Galileu: uma reprodução de experimentos históricos como subsídio para o ensino de física”, escrito em coautoria com o professor Alex Lino.

Imagem 13 – Carlos Henrique MedeirosImagem 13 – Carlos Henrique Medeiros

O professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira apresentou o trabalho “Explorando um experimento sobre efeito joule no ensino médio no contexto do Programa Residência Pedagógica”, que tem como primeira autora a estudante Nicoli Rocha Santos (que é aluna do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba), como segundo autor o estudante Flavio Gil Alves Paiva (que também é aluno do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba), como terceira autora a professora Nadjara dos Santos e como quarto autor o próprio professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira. Nicoli não pode apresentar este trabalho por motivos de saúde.

Imagem 14 – Professor Ricardo Roberto Plaza TeixeiraImagem 14 – Professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira

O estudante Bruno Henrique Torres, do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, apresentou o trabalho “O PIBID e sua contribuição para a formação de professores: uma análise sobre experimentação como prática pedagógica”, escrito em coautoria com o professor Alex Lino. Este foi o segundo trabalho apresentado por Bruno neste XIII SICLN.

Imagem 15 – Bruno Henrique Torres e seu trabalho sobre o PIBIDImagem 15 – Bruno Henrique Torres e seu trabalho sobre o PIBID

A apresentação por estudantes do IFSP de seus trabalhos de pesquisa no XIII SICLN colaborou, na prática, para o desenvolvimento acadêmico deles. A participação em congressos e em outras atividades acadêmicas de pesquisa, ensino e extensão semelhantes a esta é incentivada pelos professores dos cursos de Licenciatura em Física e em Matemática do IFSP-Caraguatatuba junto aos alunos destes dois cursos. Estudantes que tenham interesse a respeito e queiram desenvolver projetos de natureza similar a estes podem contatar os docentes destes cursos envolvidos na implementação de projetos de pesquisa, pelos seus e-mails institucionais.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página