Início > O que é? > Notícias > Trabalhos de IC do Curso Técnico em Meio Ambiente são apresentados em Congresso

Trabalhos de IC do Curso Técnico em Meio Ambiente são apresentados em Congresso

Publicado: Quinta, 23 de Agosto de 2018, 12h15 | Última atualização em Quinta, 23 de Agosto de 2018, 12h35 | Acessos: 961

Trabalhos de Iniciação Científica do Curso Técnico em Meio Ambiente são apresentados em Congresso Internacional

Dois trabalhos resultantes do Projeto de Iniciação Científica “Etnometeorologia Caiçara” foram apresentados pela Professora Dra. Shirley Pacheco de Souza no XVI Congresso da Sociedade Internacional de Etnobiologia e XII Simpósio Brasileíro de Etnobiologia e Etnoecologia, realizado em Belém (PA) na semana de 6 a 10 de agosto de 2018. Os trabalhos desenvolvidos durante o Programa de Iniciação Científica do IFSP pelos alunos Aloísio de Oliveira Silva (Licenciatura em Matemática), Pedro Aragão Moreira Lima e Tatiane Moreira Santos Aloísio (ambos do Curso Técnico em Meio Ambiente) sob orientação da Profa. Shirley, abordaram a Etnometeorologia Caiçara, registrando o modo pelo qual os caiçaras preveem o tempo e como eles percebem as mudanças climáticas. Esse conhecimento tradicional é muito elaborado, pois os caiçaras usam múltiplos meteorológicos, oceanográficos e ecológicos para realizar a previsão do tempo. Entretanto, seu conhecimento tem sido afetado pelas mudanças climáticas que estão ocorrendo em nosso planeta. Um dos trabalhos (Caiçara’s Ethnometeorology and Climate Change) foi apresentado oralmente em inglês e o outro (Que tempo vai fazer amanhã? / What’s the weather like tomorrow?) foi apresentado em forma de pôster bilíngue, já que a audiência do congresso era composta em sua maioria por público internacional. Os trabalhos foram muito bem recebidos pelo público e contribuíram para uma importante discussão sobre a valorização do conhecimento tradicional como complementação das informações científicas nas questões de conservação e manejo da biodiversidade e da diversidade cultural. A professora agradece o apoio do IFSP, por meio das bolsas PIBIFSP aos alunos participantes do projeto e do edital PIPECT que custeou sua ida ao congresso e possibilitou divulgar esses trabalhos para um público internacional especializado.

Fonte: Profª Dra. Shirley Pacheco de Souza