Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
SICLN

Trabalhos de Física, Matemática e Educação são apresentados no SICLN-2022

Publicado: Segunda, 28 de Novembro de 2022, 19h14 | Última atualização em Segunda, 28 de Novembro de 2022, 19h27

Este artigo tem o intuito de divulgar e publicizar os 12 trabalhos das áreas de Física, Matemática e Educação que foram apresentados no XI Seminário de Iniciação Científica do Litoral Norte (SICLN), em 25 de novembro de 2022, sexta-feira, de tarde, entre 13:00 e 18:00, no âmbito do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). O XI SICLN, foi realizado de forma híbrida, tanto com sessões presenciais, quanto com sessões virtuais, viabilizadas por meio de ferramentas da internet. Mais informações sobre o XI SICLN podem ser obtidas no link <https://ocs.ifspcaraguatatuba.edu.br/sicln/index/schedConfs/current>.

Os trabalhos analisados abaixo passaram por um processo de avaliação realizado por pareceristas designados pela coordenação do XI SICLN e foram aprovados para serem apresentados durante o evento.

Dos doze trabalhos que aparecem neste artigo e que serão descritos a seguir, os dois primeiros, foram apresentados de modo remoto, em uma sala virtual viabilizada pela plataforma “Conferênciaweb” da RNP, disponível no link <https://conferenciaweb.rnp.br/home>, com transmissão simultânea pelo canal do IFSP-Caraguatatuba no YouTube  (<https;//www.youtube.com/@IFSPCampusCaragua">) pelo link <https://youtu.be/0vePQxc_K3s>. Os outros dez trabalhos foram apresentados de modo presencial no auditório do IFSP-Caraguatatuba.

A coordenação da sessão das apresentações desses trabalhos foi feita pelo professor José Roberto Severino Martins Junior. Além disso, também estiveram presentes no auditório acompanhando essas apresentações os professores Ricardo Roberto Plaza Teixeira e Luis Américo Monteiro Junior.

Imagem 1 – Professores José Roberto, Ricardo Plaza e Luis AméricoImagem 1 – Professores José Roberto, Ricardo Plaza e Luis Américo

A primeira apresentação (que ocorreu de modo remoto), realizada pelo professor Marcio Vinicius Corrallo (docente do câmpus de São Paulo do IFSP), versou sobre o trabalho “Um estudo sobre as possíveis intenções de autores em publicações sobre o uso de chatbot para o ensino de física”, cujo primeiro autor foi João Victor Azevedo Ramos, tendo o professor Marcio Corrallo como segundo autor.

Imagem 2 – Apresentação do professor Marcio CorralloImagem 2 – Apresentação do professor Marcio Corrallo

A segunda apresentação (que também ocorreu de modo remoto) foi feita pela licencianda em física Giovana Reis do Espírito, a primeira autora do trabalho “Levitação acústica: observando ondas sonoras com a técnica de Schlieren”, cujo segundo autor foi o professor Alex Lino.

Imagem 3 - Apresentação de Giovana ReisImagem 3 - Apresentação de Giovana Reis

A terceira apresentação (que ocorreu de forma presencial, no auditório do IFSP-Caraguatatuba, assim como todas as seguintes) foi feita pela licencianda em física Bárbara Leone, a primeira autora do trabalho “Utilização da História da Ciência como subsídio para a superação de obstáculos epistemológicos do conceito de energia na Física”, cujo segundo autor foi o professor Alex Lino.

Imagem 4 – Apresentação de Bárbara LeoneImagem 4 – Apresentação de Bárbara Leone

A quarta apresentação foi feita pela licencianda em matemática Karina Paula Nascimento Tristante, a primeira autora do trabalho “O Ensino do Teorema de Pitágoras com a utilização de Materiais Manipuláveis e Jogos”, cujo segundo autor foi o professor Luis Américo Monteiro Junior.

Imagem 5 – Apresentação de Karina TristanteImagem 5 – Apresentação de Karina Tristante

A quinta apresentação foi feita pela licencianda em física Kamily da Silva Xavier e pela licencianda em matemática Thamiris Pacheco dos Santos, a primeira e a segunda autoras, respectivamente, do trabalho “Oficinas didáticas inter-relacionando reflexões sobre estereótipos de gênero e temas científicos”, cuja terceira autora é a licencianda em física Jeane Leal de Oliveira Rocha, tendo o professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira como quarto autor.

Imagem 6 – Apresentação feita por Kamily Xavier e Thamiris PachecoImagem 6 – Apresentação feita por Kamily Xavier e Thamiris Pacheco

A sexta apresentação foi feita pela licencianda em física Nicoli Rocha Santos, a primeira autora do trabalho “Análise de uma webconferência de divulgação científica sobre a Teoria da Relatividade”, cujo segundo autor foi o professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira.

Imagem 7 – Apresentação de Nicoli RochaImagem 7 – Apresentação de Nicoli Rocha

A sétima apresentação foi feita pelo licenciando em matemática Alisson Roberto Fonseca, o primeiro autor do trabalho “A divulgação científica a respeito da astronomia cultural realizada por meio de uma webconferência”, cujo segundo autor foi o professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira.

Imagem 8 – Apresentação de Alisson FonsecaImagem 8 – Apresentação de Alisson Fonseca

A oitava apresentação foi feita pelo licenciando em física Higor Felipe Gonçalves de Arruda, o primeiro autor do trabalho “Estudo bibliográfico acerca dos buracos negros e da biografia de Karl Schwarzschild no contexto do ensino de Física”, cujo segundo autor foi o professor Jurandi Leão Santos.

Imagem 9 – Apresentação de Higor de ArrudaImagem 9 – Apresentação de Higor de Arruda

A nona apresentação foi feita pelo licenciando em física José Euripedes Bezerra Brito, o primeiro autor do trabalho “Análise de uma webconferência de divulgação científica sobre as ciências da astrobiologia”, cujo segundo autor foi o professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira.

Imagem 10 – Apresentação de José EuripedesImagem 10 – Apresentação de José Euripedes

A décima apresentação foi feita pelo licenciando em física Indalecio Luiz Borges, o primeiro autor do trabalho “Construção de experimento didático com impressora 3D para ensino de física: uma proposta baseada no ensino por investigação”, cujo segundo autor foi o professor Alex Lino.

Imagem 11 – Apresentação de Indalecio BorgesImagem 11 – Apresentação de Indalecio Borges

A décima primeira apresentação foi feita pela licencianda em física Brenda Colares Conceição, a primeira autora do trabalho “Caracterização estrutural de uma liga à base de nióbio para uso biomédico”, cujo segundo autor foi o professor José Roberto Severino Martins Junior.

Imagem 12 – Apresentação de Brenda ColaresImagem 12 – Apresentação de Brenda Colares

A décima segunda e última apresentação dessa sessão foi feita pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, o segundo autor do trabalho “Análise de uma webconferência de divulgação científica sobre paleontologia”, cuja primeira autora foi a licencianda em física Michele Feitosa de Araujo.

Imagem 13 – Apresentação do professor Ricardo PlazaImagem 13 – Apresentação do professor Ricardo Plaza

Para a realização dessas apresentações foi fundamental o apoio fornecido pelos servidores técnico-administrativos da Coordenação de Tecnologia da Informação (CTI), tais como Leandro Oliveira da Silva, Luiz Gustavo Nicola Mendes e Hugo Salles Cuba.

Imagem 14 – José Roberto e Leandro OliveiraImagem 14 – José Roberto e Leandro Oliveira

Os estudantes e pesquisadores que apresentaram os resultados dos seus trabalhos de investigação neste XI SICLN estão de parabéns, pela qualidade e pela dedicação aos trabalhos de investigação que foram realizados.

A participação de alunos em atividades acadêmicas, como é o caso da apresentação de trabalhos de pesquisa em congressos acadêmicos, é fundamental para o seu crescimento intelectual. Atividades de pesquisa, ensino e extensão como as realizadas e investigadas por esses alunos são incentivadas pelo IFSP.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página