Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Início
Início do conteúdo da página
Pesquisa

Trabalhos de Física, Educação e Matemática foram apresentados no SICLN

Publicado: Sexta, 18 de Dezembro de 2020, 17h45 | Última atualização em Sexta, 18 de Dezembro de 2020, 17h45

Em 3 de dezembro de 2020, quinta-feira, no período da tarde, ocorreram as apresentações dos trabalhos de pesquisa das áreas de Física, Educação e Matemática do 10º Seminário de Iniciação Científica do Litoral Norte (SICLN), um evento acadêmico anual promovido pelo campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Foram ao todo 15 trabalhos acadêmicos das áreas de Física, Educação e Matemática apresentados de forma remota, pela internet (por webconferência), devido à pandemia de COVID-19, em duas salas virtuais que foram coordenadas pelos professores Ricardo Roberto Plaza Teixeira e Ricardo Soares Mota Silva, docentes do IFSP-Caraguatatuba.

Na sala virtual coordenada pelo professor Ricardo Plaza foram apresentados 10 (dez) trabalhos acadêmicos. O primeiro trabalho desta sala virtual foi apresentado por Julia de Jesus Santos, intitulou-se “A educação e a expansão das notícias falsas no mundo contemporâneo” e teve como coautor o professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira.

Slide inicial da apresentação realizada por Julia de Jesus SantosSlide inicial da apresentação realizada por Julia de Jesus Santos

O segundo trabalho desta sala virtual, intitulado “Divulgação científica e ensino de física envolvendo conhecimentos de astrofísica de galáxias”, foi apresentado por Higor Felipe Gonçalves de Arruda e teve como coautor o professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira.

Slide inicial da apresentação de Higor Felipe Gonçalves de ArrudaSlide inicial da apresentação de Higor Felipe Gonçalves de Arruda

O terceiro trabalho desta sala virtual, intitulado “Atividades inclusivas digitais junto à Aldeia Boa Vista situada no município de Ubatuba”, foi apresentado por Kaue Marques Barbosa e teve como coautor o professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira.

Slide inicial da apresentação de Kaue Marques BarbosaSlide inicial da apresentação de Kaue Marques Barbosa

O quarto trabalho desta sala virtual, intitulado “Atividades Culturais de Divulgação Científica Sobre Saúde Mental: Análise de uma Experiência”, foi apresentado por Larissy Santos da Silva e teve como coautores a professora Divina de Fátima dos Santos e o professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira.

Slide inicial da apresentação de Larissy Santos da SilvaSlide inicial da apresentação de Larissy Santos da Silva

O quinto trabalho desta sala virtual, intitulado “Ensino de Astrofísica Estelar na Educação Básica”, foi apresentado por Maria Carolina Carvalho Rodrigues e teve como coautor o professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira.

Slide inicial da apresentação de Maria Carolina Carvalho RodriguesSlide inicial da apresentação de Maria Carolina Carvalho Rodrigues

O sexto trabalho desta sala virtual, intitulado “Ensino de Tópicos de Física Nuclear sob a perspectiva da Teoria da Aprendizagem Significativa: Características de um Material Potencialmente Significativo”, foi apresentado por Rafael Brock Domingos e teve como coautor o professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira.

Slide inicial da apresentação de Rafael Brock DomingosSlide inicial da apresentação de Rafael Brock Domingos

O sétimo trabalho desta sala virtual, intitulado “Alfabetização científica, pensamento crítico e o combate às pseudociências”, foi apresentado por Rodrigo de Siqueira Bicudo e teve como coautor o professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira.

Slide inicial da apresentação de Rodrigo de Siqueira BicudoSlide inicial da apresentação de Rodrigo de Siqueira Bicudo

O oitavo trabalho desta sala virtual, intitulado “Atividades de divulgação científica sobre o estudo da inteligência artificial”, foi apresentado por Vinicius Carvalho Rosa e teve como coautor o professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira.

Slide inicial da apresentação de Vinicius Carvalho RosaSlide inicial da apresentação de Vinicius Carvalho Rosa

O nono trabalho desta sala virtual, intitulado “Atividades Educacionais de Divulgação Sobre a História da Ciência da África e de Afrodescendentes”, foi apresentado por Lais Rodrigues Ramos e teve como coautor o professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira.

Slide inicial da apresentação de Lais Rodrigues RamosSlide inicial da apresentação de Lais Rodrigues Ramos

O décimo trabalho desta sala virtual, intitulado “A autonomia cognitiva e o negacionismo científico”, foi apresentado por Jacqueline Xavier Silva Enéas e teve como coautor o professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira.

Slide inicial da apresentação de Jacqueline Xavier Silva EnéasSlide inicial da apresentação de Jacqueline Xavier Silva Enéas

Na sala virtual coordenada pelo professor Ricardo Soares Mota Silva foram apresentados 5 (cinco) trabalhos acadêmicos. O primeiro trabalho desta sala foi apresentado por Gabriela Lima de Anchieta Silva, intitulou-se “Física forense e cinemática: uma proposta baseada no ensino por investigação” e teve como coautor o professor Alex Lino.

Slide inicial da apresentação de Gabriela Lima de Anchieta SilvaSlide inicial da apresentação de Gabriela Lima de Anchieta Silva

O segundo trabalho desta sala virtual, intitulado “A concepção sobre marés dos estudantes do litoral norte paulista: investigando as relações existentes com o desenvolvimento histórico do conceito”, foi apresentado por Rodrigo Henrique Revelete Godoy e teve como coautor o professor Alex Lino.

Slide inicial da apresentação de Rodrigo Henrique Revelete GodoySlide inicial da apresentação de Rodrigo Henrique Revelete Godoy

O terceiro trabalho desta sala virtual, intitulado “Metodologias inclusivas no ensino de física: estudo dos desafios e benefícios da prática inclusiva”, foi apresentado por Brenda Colares Conceição e teve como coautor o professor Alex Lino.

Slide inicial da apresentação de Brenda Colares ConceiçãoSlide inicial da apresentação de Brenda Colares Conceição

O quarto trabalho desta sala virtual, intitulado “Uma análise das influências da cultura maker e tinkercad no ensino de física”, foi apresentado por Adriana de Andrade e teve como coautor o professor Marcio Vinicius Corrallo.

Slide inicial da apresentação de Adriana de AndradeSlide inicial da apresentação de Adriana de Andrade

O quinto trabalho que foi apresentado nesta sala virtual intitulou-se “O lúdico na matemática por meio de jogos e de um escape room” e foi elaborado por Luiza Sandim Reis, tendo como coautor o professor Luis Américo Monteiro Junior.

Slide inicial da apresentação de Luiza Sandim ReisSlide inicial da apresentação de Luiza Sandim Reis

No caso da sala virtual coordenada pelo professor Ricardo Plaza, a transmissão desta atividade de forma simultânea pelo youtube contou com o apoio dos conhecimentos e das habilidades do aluno Kaue Marques Barbosa para ocorrer. As apresentações realizadas na sala virtual coordenada pelo professor Ricardo Plaza estão disponíveis para serem assistidas no link <https://www.youtube.com/watch?v=ymK7A7BK1ew>, enquanto as apresentações realizadas na sala virtual coordenada pelo professor Ricardo Soares estão disponíveis para serem assistidas no link <https://www.youtube.com/watch?app=desktop&feature=youtu.be&v=HHCNT9aUYxc>.

Estudante Kaue Marques Barbosa que colaborou para a transmissão deste evento pelo youtubeEstudante Kaue Marques Barbosa que colaborou para a transmissão deste evento pelo youtube

Os estudantes pesquisadores que apresentaram os resultados dos seus trabalhos de investigação neste 10º SICLN estão de parabéns. A participação de alunos em atividades acadêmicas como a apresentação de trabalhos de pesquisa durante o Seminário de iniciação Científica do Litoral Norte (SICLN) é fundamental para o seu crescimento intelectual. Atividades de pesquisa, ensino e extensão como essa que ocorrem no âmbito do IFSP-Caraguatatuba são incentivadas pela instituição e são abertas para os interessados nos temas abordados.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página