Trabalhos de Física, Educação e Matemática foram apresentados no SICLN
Em 3 de dezembro de 2020, quinta-feira, no período da tarde, ocorreram as apresentações dos trabalhos de pesquisa das áreas de Física, Educação e Matemática do 10º Seminário de Iniciação Científica do Litoral Norte (SICLN), um evento acadêmico anual promovido pelo campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Foram ao todo 15 trabalhos acadêmicos das áreas de Física, Educação e Matemática apresentados de forma remota, pela internet (por webconferência), devido à pandemia de COVID-19, em duas salas virtuais que foram coordenadas pelos professores Ricardo Roberto Plaza Teixeira e Ricardo Soares Mota Silva, docentes do IFSP-Caraguatatuba.
Na sala virtual coordenada pelo professor Ricardo Plaza foram apresentados 10 (dez) trabalhos acadêmicos. O primeiro trabalho desta sala virtual foi apresentado por Julia de Jesus Santos, intitulou-se “A educação e a expansão das notícias falsas no mundo contemporâneo” e teve como coautor o professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira.
O segundo trabalho desta sala virtual, intitulado “Divulgação científica e ensino de física envolvendo conhecimentos de astrofísica de galáxias”, foi apresentado por Higor Felipe Gonçalves de Arruda e teve como coautor o professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira.
O terceiro trabalho desta sala virtual, intitulado “Atividades inclusivas digitais junto à Aldeia Boa Vista situada no município de Ubatuba”, foi apresentado por Kaue Marques Barbosa e teve como coautor o professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira.
O quarto trabalho desta sala virtual, intitulado “Atividades Culturais de Divulgação Científica Sobre Saúde Mental: Análise de uma Experiência”, foi apresentado por Larissy Santos da Silva e teve como coautores a professora Divina de Fátima dos Santos e o professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira.
O quinto trabalho desta sala virtual, intitulado “Ensino de Astrofísica Estelar na Educação Básica”, foi apresentado por Maria Carolina Carvalho Rodrigues e teve como coautor o professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira.
O sexto trabalho desta sala virtual, intitulado “Ensino de Tópicos de Física Nuclear sob a perspectiva da Teoria da Aprendizagem Significativa: Características de um Material Potencialmente Significativo”, foi apresentado por Rafael Brock Domingos e teve como coautor o professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira.
O sétimo trabalho desta sala virtual, intitulado “Alfabetização científica, pensamento crítico e o combate às pseudociências”, foi apresentado por Rodrigo de Siqueira Bicudo e teve como coautor o professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira.
O oitavo trabalho desta sala virtual, intitulado “Atividades de divulgação científica sobre o estudo da inteligência artificial”, foi apresentado por Vinicius Carvalho Rosa e teve como coautor o professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira.
O nono trabalho desta sala virtual, intitulado “Atividades Educacionais de Divulgação Sobre a História da Ciência da África e de Afrodescendentes”, foi apresentado por Lais Rodrigues Ramos e teve como coautor o professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira.
O décimo trabalho desta sala virtual, intitulado “A autonomia cognitiva e o negacionismo científico”, foi apresentado por Jacqueline Xavier Silva Enéas e teve como coautor o professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira.
Na sala virtual coordenada pelo professor Ricardo Soares Mota Silva foram apresentados 5 (cinco) trabalhos acadêmicos. O primeiro trabalho desta sala foi apresentado por Gabriela Lima de Anchieta Silva, intitulou-se “Física forense e cinemática: uma proposta baseada no ensino por investigação” e teve como coautor o professor Alex Lino.
O segundo trabalho desta sala virtual, intitulado “A concepção sobre marés dos estudantes do litoral norte paulista: investigando as relações existentes com o desenvolvimento histórico do conceito”, foi apresentado por Rodrigo Henrique Revelete Godoy e teve como coautor o professor Alex Lino.
O terceiro trabalho desta sala virtual, intitulado “Metodologias inclusivas no ensino de física: estudo dos desafios e benefícios da prática inclusiva”, foi apresentado por Brenda Colares Conceição e teve como coautor o professor Alex Lino.
O quarto trabalho desta sala virtual, intitulado “Uma análise das influências da cultura maker e tinkercad no ensino de física”, foi apresentado por Adriana de Andrade e teve como coautor o professor Marcio Vinicius Corrallo.
O quinto trabalho que foi apresentado nesta sala virtual intitulou-se “O lúdico na matemática por meio de jogos e de um escape room” e foi elaborado por Luiza Sandim Reis, tendo como coautor o professor Luis Américo Monteiro Junior.
No caso da sala virtual coordenada pelo professor Ricardo Plaza, a transmissão desta atividade de forma simultânea pelo youtube contou com o apoio dos conhecimentos e das habilidades do aluno Kaue Marques Barbosa para ocorrer. As apresentações realizadas na sala virtual coordenada pelo professor Ricardo Plaza estão disponíveis para serem assistidas no link <https://www.youtube.com/watch?v=ymK7A7BK1ew>, enquanto as apresentações realizadas na sala virtual coordenada pelo professor Ricardo Soares estão disponíveis para serem assistidas no link <https://www.youtube.com/watch?app=desktop&feature=youtu.be&v=HHCNT9aUYxc>.
Os estudantes pesquisadores que apresentaram os resultados dos seus trabalhos de investigação neste 10º SICLN estão de parabéns. A participação de alunos em atividades acadêmicas como a apresentação de trabalhos de pesquisa durante o Seminário de iniciação Científica do Litoral Norte (SICLN) é fundamental para o seu crescimento intelectual. Atividades de pesquisa, ensino e extensão como essa que ocorrem no âmbito do IFSP-Caraguatatuba são incentivadas pela instituição e são abertas para os interessados nos temas abordados.
Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira
Redes Sociais