Trabalhos das áreas de Física, Matemática e Educação no XIV SICLN de 2024
Na tarde do dia 06 de dezembro de 2024, sexta-feira, entre 13h e 18h45, no auditório do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), foram apresentados 22 trabalhos acadêmicos das áreas de Física, Matemática e Educação no XIV SICLN (Seminário de Iniciação Científica do Litoral Norte) de 2024, congresso regional realizado anualmente no campus de Caraguatatuba do IFSP. Enquanto a maioria das apresentações ocorreu no modo presencial, quatro apresentações aconteceram no modo remoto. Mais informações sobre este evento e sobre os trabalhos apresentados, podem ser obtidas no link https://ocs.ifspcaraguatatuba.edu.br/sicln/XIVSICLN/schedConf/presentations
Imagem 1 – Professores Alex, José Roberto, Ricardo e Luis Américo que estiveram presentes no evento
O SICLN é um evento científico e tecnológico de natureza multidisciplinar que congrega as principais áreas de conhecimento, contando com a participação da comunidade interna e externa por meio de apresentação de trabalhos, cujos respectivos artigos são incluídos em seus Anais (ISSN 2674 - 6689), sendo aberta a estudantes do ensino médio e do ensino superior e bolsistas de iniciação científica de diversas instituições de ensino do país.
Imagem 2 – Público presente e que acompanhou as apresentações
O Prof. Dr. Alex Lino, coordenador de Pesquisa do IFSP-Caraguatatuba, conduziu as atividades. Na tarde do dia 06/12/2024 ocorreram as apresentações das áreas de Física, Matemática e Educação de autoria de estudantes, professores e servidores técnico-administrativos.
Imagem 3 – Professor Alex Lino durante as apresentações
Mariana Ricatieri apresentou o trabalho “O CORPO POLÍTICO: POLÍTICAS DE GÊNERO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE EDUCAÇÃO”, escrito em coautoria com Elisa Maria Andrade Brisola e Regis de Toledo Souza.
Imagem 4 – Mariana Ricatieri
Andressa Mattos Salgado Sampaio apresentou o trabalho “UMA REFLEXÃO SOBRE O FENÔMENO “APAGÃO DOCENTE” E A EVASÃO NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA”.
Imagem 5 - Andressa Mattos Salgado Sampaio
José Walter Souza Santana apresentou o trabalho “ATIVIDADE DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA ACERCA DOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS EXISTENTES SOBRE A LUA”, escrito em coautoria com Ricardo Roberto Plaza Teixeira.
Imagem 6 - José Walter Souza Santana
José Humberto Dias apresentou o trabalho “CONSIDERAÇÕES ACERCA DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE UMA APRESENTAÇÃO SOBRE A CIÊNCIA NA COZINHA”, escrito em coautoria com Ricardo Roberto Plaza Teixeira.
Imagem 7 - José Humberto Dias
Bruno Henrique Torres apresentou o trabalho “O PROCESSO DE GALILEU E A INQUISIÇÃO: IMPACTO DA CENSURA NA OBRA “DIÁLOGO” E NO PROGRESSO CIENTÍFICO”, escrito em coautoria com Ricardo Roberto Plaza Teixeira.
Imagem 8 - Bruno Henrique Torres
Gabriel Santos Silva apresentou o trabalho “REFLEXÕES SOBRE UMA APRESENTAÇÃO SOBRE A HISTÓRIA DOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS ACERCA DE BURACOS NEGROS”, escrito em coautoria com Ricardo Roberto Plaza Teixeira.
Imagem 9 - Gabriel Santos Silva
Patrícia Rodrigues Silva apresentou o trabalho “ANÁLISE DE UMA APRESENTAÇÃO SOBRE A HISTÓRIA DA EVOLUÇÃO DOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS SOBRE O SOL”, escrito em coautoria com Ricardo Roberto Plaza Teixeira.
Imagem 10 - Patrícia Rodrigues Silva
Alícia de Andrade Freire apresentou o trabalho “PERCEPÇÕES PÚBLICAS SOBRE A EXPLORAÇÃO DE MARTE: A IMPORTÂNCIA DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE OS AVANÇOS TECNOLÓGICOS”, escrito em coautoria com Ricardo Roberto Plaza Teixeira.
Imagem 11 - Alícia de Andrade Freire
Yasmin Prado Maciel apresentou o trabalho “ANÁLISE DE UMA WEBCONFERÊNCIA SOBRE ENSINO DE ASTRONOMIA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA INTERCULTURAL”, escrito em coautoria com Lívia Jeniffer Faria Silva e Ricardo Roberto Plaza Teixeira.
Imagem 12 - Yasmin Prado Maciel
Matheus Ribeiro Brock de Paula apresentou o trabalho “ESTRATÉGIAS LÚDICAS NO ENSINO DE ASTRONOMIA POR MEIO DO USO DE JOGOS DO TIPO RPG”, escrito em coautoria com Ricardo Roberto Plaza Teixeira.
Imagem 13 - Matheus Ribeiro Brock de Paula
Yara Karine Carneiro Melo apresentou o trabalho “ANÁLISE DE PARÂMETROS ESTRUTURAIS DE UMA LIGA TERNÁRIA DE TITÂNIO”, escrito em coautoria com José Roberto Severino Martins Júnior.
Imagem 14 - Yara Karine Carneiro Melo
Veronica Orrutia Mariano Lourenço apresentou o trabalho “RELAÇÕES EXISTENTES ENTRE AS HABILIDADES DA BNCC E OS CONTEÚDOS DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR”, escrito em coautoria com Rafael Nogueira Luz e Luis Américo Monteiro Junior.
Imagem 15 - Veronica Orrutia Mariano Lourenço em sua primeira apresentação
Veronica Orrutia Mariano Lourenço apresentou um segundo trabalho, intitulado “A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE COM APOIO NAS ATIVIDADES DO PIC-OBMEP”, escrito em coautoria com Rafael Nogueira Luz e Luis Américo Monteiro Junior.
Imagem 16 - Veronica Orrutia Mariano Lourenço em sua segunda apresentação
Sarah Cristina Rilko dos Santos e Marcio Vinicius Corrallo apresentaram o trabalho “SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM TINKERCAD: ASSOCIAÇÕES DE RESISTORES E A SIMULAÇÃO DE UM SEMÁFORO”, escrito em coautoria com Hisashi Sugiyama.
Imagem 17 - Marcio Vinicius Corrallo e Sarah Cristina Rilko dos Santos
Carlos Henrique Medeiros Felix da Silva apresentou o trabalho “REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ACERCA DA REPRODUÇÃO DO EXPERIMENTO DO PLANO INCLINADO DE GALILEU GALILEI SOB A PERSPECTIVA DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA”, escrito em coautoria com Alex Lino.
Imagem 18 - Carlos Henrique Medeiros Felix da Silva
Maria Júlia Costa de Godoy apresentou o trabalho “UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE A UTILIZAÇÃO DE MODELOS DE IMPRESSÃO 3D NO ENSINO DE FÍSICA”, escrito em coautoria com Alex Lino.
Imagem 19 - Maria Júlia Costa de Godoy
Bianca Cristina De Pieri apresentou o trabalho “GINCANA DA MATEMÁTICA: UM RELATO SOBRE O DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DO PROJETO”, escrito em coautoria com Rafael Nogueira Luz, Luis Américo Monteiro Junior e Natália Nassif Braga.
Imagem 20 - Bianca Cristina De Pieri
Livia Jeniffer Faria da Silva apresentou o trabalho “COSMOGONIA, INTERDISCIPLINARIDADE E INTERFACES HISTÓRICO-FILOSÓFICAS NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA”, escrito em coautoria com Ricardo Roberto Plaza Teixeira.
Imagem 21 - Livia Jeniffer Faria da Silva
Leticia Gasiglia Serradas apresentou o trabalho “APLICANDO O EFEITO SCHLIEREN NO ENSINO DE FÍSICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO”, escrito em coautoria com Alex Lino.
Imagem 22 - Leticia Gasiglia Serradas
João Pedro Oliveira Pereira apresentou o trabalho “POSSIBILIDADES EDUCACIONAIS DO ESTUDO DA BIOFÍSICA DA VISÃO”, escrito em coautoria com Ricardo Roberto Plaza Teixeira.
Imagem 23 - João Pedro Oliveira Pereira
Nicoli Rocha Santos apresentou o trabalho “PROPOSTA DE MANUAL DE CONSTRUÇÃO E UTILIZAÇÃO DE ESPECTROSCÓPIO PARA O ENSINO DE FÍSICA”, escrito em coautoria com Lucas Leonardo Garcia Alves e Ricardo Rechi Aguiar.
Imagem 24 - Nicoli Rocha Santos
Ana Paula Teixeira Rodrigues dos Santos, apresentou o trabalho “UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A UTILIZAÇÃO DO JOGO “PRODUTO COM DADINHOS IV” NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL”, escrito em coautoria com Luís Américo Monteiro Junior e Natália Nassiff Braga.
Imagem 25 - Ana Paula Teixeira Rodrigues dos Santos e Luís Américo Monteiro Junior
A apresentação destes trabalhos de pesquisa no XIV SICLN de 2024 colaborou, na prática, para o desenvolvimento acadêmico dos estudantes que apresentaram trabalhos neste evento.
Imagem 26 – Público presente no auditório
A participação em congressos e em outras atividades acadêmicas de pesquisa, ensino e extensão é incentivada particularmente pelos professores dos cursos de Licenciatura em Física e em Matemática do IFSP-Caraguatatuba junto aos alunos destes e de outros cursos. Estudantes que tenham interesse a respeito e queiram desenvolver projetos de natureza similar a estes podem contatar os docentes destes cursos envolvidos na implementação de projetos de pesquisa, extensão e ensino, pelos seus e-mails institucionais.
Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira
Redes Sociais