Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
FÍSICA

Trabalhos da Residência Pedagógica e do PIBID foram apresentados à comunidade

Publicado: Quarta, 31 de Mai de 2023, 20h10 | Última atualização em Quarta, 31 de Mai de 2023, 20h11

Em 25 de maio de 2023, quinta-feira, de noite, a partir das 20h30, ocorreu a atividade “Impactos culturais e educacionais da Residência Pedagógica e do PIBID”, no auditório do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), durante a XI Semana Cultural. Este evento envolveu bolsistas do Programa de Residência Pedagógica e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, bem como bolsistas do Programa de Residência Pedagógica dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e de Licenciatura em Educação Física do Centro Universitário Módulo, e também professores que atuam nestes programas. O Programa de Residência Pedagógica da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba atua em 4 escolas-campo e tem como docentes orientadores no IFSP-Caraguatatuba o Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira e o Prof. Dr. José Roberto Severino Martins Júnior: em cada escola-campo há um professor preceptor e 5 alunos residentes (bolsistas). O PIBID da Licenciatura em Física atua em uma escola-campo e tem como coordenador no IFSP-Caraguatatuba o Prof. Dr. Alex Lino: nesta escola-campo há um professor supervisor e 8 alunos pibidianos (bolsistas), bem como 2 voluntários. Já o Programa de Residência Pedagógica do Centro Universitário Módulo tem como coordenadora institucional a Profa. Dra. Divina de Fátima dos Santos: este programa atua em três escolas-campo no caso do curso de Licenciatura em Pedagogia e em outras três escolas-campo no caso da Licenciatura em Educação Física.

Imagem 1 – Alunos da Licenciatura em Física do IFSP-CaraguatatubaImagem 1 – Alunos da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba

Imagem 2 – Alunos das Licenciaturas em Pedagogia e em Educação Física do MóduloImagem 2 – Alunos das Licenciaturas em Pedagogia e em Educação Física do Módulo

Imagem 3 – Público presente ao eventoImagem 3 – Público presente ao evento

O professor Ricardo Plaza abriu o evento e explicou aos participantes um pouco acerca da importância da Residência Pedagógica e do PIBID, tanto para os estudantes dos cursos de Licenciatura em questão, quanto para os alunos das escolas de educação básica envolvidos. Em seguida ele explicou acerca da dinâmica do evento e sobre a ordem em que cada um falaria.

Imagem 4 – Professores Ricardo Plaza, Divina Santos e Alex LinoImagem 4 – Professores Ricardo Plaza, Divina Santos e Alex Lino

O professor Alex Lino iniciou as apresentações da noite, explicando aos presentes o trabalho realizado pelo PIBID na Escola Estadual Benedito Miguel Carlota (situada no bairro do Massaguaçu, em Caraguatatuba). Em seguida os alunos da Licenciatura em Física e bolsistas do PIBID, Glauber Henrique Jacomini e Bruno Henrique Torres, bem como o professor supervisor Roberto Galvani, da Escola Benedito Carlota explicaram acerca das ações implementadas pelo PIBID nesta escola.

Imagem 5 – Professor Alex LinoImagem 5 – Professor Alex Lino

Imagem 6 – Bolsistas do PIBID Glauber Jacomini e Bruno TorresImagem 6 – Bolsistas do PIBID Glauber Jacomini e Bruno Torres

Imagem 7 – Professor supervisor do PIBID Roberto GalvaniImagem 7 – Professor supervisor do PIBID Roberto Galvani

Em seguida, iniciaram as apresentações dos trabalhos realizados nas 4 escolas-campo abrangidas pelo Programa de Residência Pedagógica da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba.

A primeira escola-campo a apresentar os resultados das ações educacionais realizadas foi o próprio IFSP-Caraguatatuba (situado no bairro do Indaiá, em Caraguatatuba), em que a Residência Pedagógica da Licenciatura em Física atua nas turmas do curso técnico em informática integrado com o ensino médio. A professor preceptora Nadjara dos Santos e a licencianda residente Nicoli Rocha Santos apresentaram algumas atividades educacionais realizadas no âmbito da Residência Pedagógica, como, por exemplo, experimentos de física.

Imagem 8 – Preceptora Nadjara dos Santos e residente Nicoli SantosImagem 8 – Preceptora Nadjara dos Santos e residente Nicoli Santos

Em seguida, para explanar acerca das atividades de ensino implementadas pela Residência Pedagógica da Licenciatura em Física na Escola Estadual Avelino Ferreira (situada no bairro do Porto Novo, em Caraguatatuba), falaram o professor preceptor Osvaldo Stefanini e o licenciando residente Thomas Diego de Oliveira Cabrera Filho.

imagem 9 preceptor osvaldo stefanini e residente thomas cabreraimagem 9 preceptor osvaldo stefanini e residente thomas cabrera

Na sequência, para expor sobre as ações educacionais realizadas pela Residência Pedagógica da Licenciatura em Física na ETEC-Caraguatatuba (situada no bairro do Indaiá, em Caraguatatuba), falaram o professor preceptor Altivo Alexandre de Govêa Junior e o licenciando residente Iago dos Reis Palacio.

Imagem 10 – Preceptor Altivo Alexandre e residente Iago PalacioImagem 10 – Preceptor Altivo Alexandre e residente Iago Palacio

Finalmente, para explicar sobre as atividades educacionais realizadas pela Residência Pedagógica da Licenciatura em Física na Escola Estadual Thomaz Ribeiro de Lima (situada no centro de Caraguatatuba), falaram o docente-orientador José Roberto Severino Martins Junior (que é o responsável pela implantação da Residência Pedagógica nesta escola), bem como o professor preceptor Lucas Ramos Teixeira de Souza e o licenciando residente Matheus Ribeiro Brock de Paula.

Imagem 11 – Professor José Roberto Severino Martins JúniorImagem 11 – Professor José Roberto Severino Martins Júnior

Imagem 12 – Preceptor Lucas Ramos e residente Matheus BrockImagem 12 – Preceptor Lucas Ramos e residente Matheus Brock

Após as falas dos representantes da Licenciatura em Física, a Profa. Dra. Divina de Fátima dos Santos explicou de modo geral um pouco acerca das atividades do Programa de Residência Pedagógica dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e em Educação Física do Centro Universitário Módulo (do qual ela é Coordenadora Institucional), cada um deles atuando em três escolas-campo de educação básica da região respectivamente.

Imagem 13 – Professora Divina de Fátima dos SantosImagem 13 – Professora Divina de Fátima dos Santos

Pela Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em Pedagogia do Módulo falaram a licencianda residente Cibely Ferreira dos Santos e o professor preceptor Ricardo Fernandes que atua na E.M.E.I / E.M.E.F. Professor João Benedito Marcondes (situada no bairro do Barranco Alto, em Caraguatatuba). As outras duas escolas-campo são a E.M.E.I / E.M.E.F. Oswaldo Ferreira (situada no bairro da Casa Branca, em Caraguatatuba) e a Escola Municipal Padre José de Anchieta (situada no bairro do Sumaré, em Ubatuba). A residente Cybelle Santos e o preceptor Ricardo Fernandes explanaram aos presentes acerca dos trabalhos de pedagogia realizados nessas três escolas.

Imagem 14 – Residente Cibely Ferreira dos SantosImagem 14 – Residente Cibely Ferreira dos Santos

Imagem 15 – Preceptor Ricardo FernandesImagem 15 – Preceptor Ricardo Fernandes

Finalmente pela Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em Educação Física do Módulo falou a professora preceptora Gizelle Maria Nogueira dos Santos que atua na Escola Municipal Nativa Fernandes de Faria (situada no bairro do Sertão da Quina, em Maranduba, Ubatuba). As outras duas escola-campo são a E.M.E.F. Prof. Antonio de Freitas Avelar (situada no bairro Estrela Dalva, em Caraguatatuba) e a E.M.E.I/E.M.E.F. Professor Carlos Altero Ortega (situada no bairro do Morro do Algodão, em Caraguatatuba). A professora Gizelle Santos explicou sobre as ações realizadas na área de educação física nestas três escolas.

Imagem 16 – Preceptora Gizelle Maria Nogueira dos SantosImagem 16 – Preceptora Gizelle Maria Nogueira dos Santos

Agradecemos os alunos do Centro Universitário Módulo pela participação neste evento, bem como aos estudantes da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba presentes que ajudaram a organizar o evento e enriqueceram as reflexões feitas durante o seu transcorrer.

Imagem 17 – Público assiste à apresentação do professor Alex LinoImagem 17 – Público assiste à apresentação do professor Alex Lino

Outras atividades de ensino, extensão e pesquisa como este evento acadêmico são regularmente realizadas no âmbito do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba: os interessados podem procurar os professores Ricardo Plaza, Alex Lino e José Roberto Martins para obterem mais informações.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página