XADREZ

Sobre a banca de qualificação de um mestrado sobre educação e jogo de xadrez

Publicado: Segunda, 08 de Mai de 2023, 14h19 | Última atualização em Segunda, 08 de Mai de 2023, 14h19

Na tarde de 28 de abril de 2023, sexta-feira, a partir das 13h30, ocorreu a banca de qualificação de mestrado de Érika Xavier Maia, de modo remoto, por meio do “Google Meet”, com a apresentação do seu Relatório de Qualificação intitulado “O Jogo de Xadrez como ferramenta didático-pedagógica para trabalhar habilidades socioemocionais na alfabetização matemática”. Este relatório foi apresentado ao Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) do campus de São Paulo do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) como parte dos requisitos para obtenção do título de mestre. Este trabalho ocorreu sob a orientação da Profa. Dra. Diva Valério Novaes, docente do campus de São Paulo do IFSP. Além da orientadora, a professora Diva, a banca de avaliação deste trabalho acadêmico contou também com a participação do Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do campus de Caraguatatuba do IFSP, e da Profa. Dra. Amanda Cristina Teagno Lopes Marques, que é docente do campus de São Paulo do IFSP

Imagem 1 - Érika Xavier MaiaImagem 1 - Érika Xavier Maia

Após a apresentação do trabalho e dos resultados obtidos na pesquisa, pela mestranda Érika, bem como da arguição realizada pelos três professores participantes, o Relatório de Qualificação de Mestrado de Érika foi considerado aprovado pela banca.

Imagem 2 - Diva, Amanda, Érika e RicardoImagem 2 - Diva, Amanda, Érika e Ricardo

O resumo do relatório aprovado foi: “O contexto pandêmico trouxe diversos desafios para recuperar as aprendizagens. Com isso, encontramos no jogo de xadrez possibilidades interdisciplinares que contribuíram para aprendizagens significativas. A fim de compreender a potência do jogo na alfabetização, por meio de uma pesquisa qualitativa, aplicamos uma sequência didática objetivando estimular a curiosidade, a noção espacial, a cultura com o conhecimento histórico do jogo, a matemática e a ciência. Esta pesquisa também busca oferecer uma proposta didática para o campo da educação socioemocional, cuja sequência didática é uma proposta de produto educacional abordando este tema. O trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto Federal de São Paulo com parecer CAAE nº 55926622.5.0000.5473/2022. Para tanto, investigamos uma turma de alfabetização de 12 estudantes que participam do projeto de Apoio à Aprendizagem da Prefeitura Municipal de São Paulo. Organizamos rodas de conversas e atividades práticas em que foi possível analisar a relação de ensino-aprendizagem por meio do jogo, observando o interesse dos educandos: suas hipóteses, seus anseios, como lidam com o aprender, suas dificuldades e suas emoções. Como resultado foi possível observar a criticidade dos estudantes no que diz respeito ao que o xadrez metaforicamente representa para a sociedade (o campo de batalha do jogo), a aprendizagem matemática do eixo numérico, o conceito de multiplicação, a resolução de problemas com solução e sem solução e o desenvolvimento da autonomia, do autocontrole, da empatia e da mentalidade de crescimento. O desafio é que sigam com uma postura crítica e exploratória frente às aulas regulares e na vida. Contamos para isso com o efeito da emoção que sabidamente contribui para o aprendizado e memorização. Por fim, frente aos resultados observados, concluímos que o ensino fundamental I muito se beneficiaria se resgatasse a ludicidade, explorasse os jogos de tabuleiro em suas rotinas de aulas e rompesse com o paradigma da educação socioemocional incompreendida até o momento por ser vista como uma autoajuda.”

Imagem 3 - Slide apresentado por Érika sobre xadrez e educação matemáticaImagem 3 - Slide apresentado por Érika sobre xadrez e educação matemática

Érika é graduada em Letras e em Pedagogia, possui especialização em Psicopedagogia e é professora da Educação Infantil e Fundamental da Rede Municipal da cidade de São Paulo. A linha de pesquisa desenvolvida por Érika é de grande importância, pois estudos sobre as relações entre o jogo de xadrez, o letramento matemático e os aspectos socioemocionais dos alunos podem contribuir significativamente para o processo de aprendizagem.

O campus de Caraguatatuba do IFSP adquiriu um tabuleiro de xadrez com peças gigantes com recursos do projeto de extensão “Meninas Cientistas Interdisciplinares”, executado em 2021 e coordenado pelo professor Ricardo Plaza. Atualmente, neste 1º semestre de 2023, este tabuleiro de Xadrez Gigante está permanentemente montado no andar de cima do prédio do IFSP-Caraguatatuba (perto da lanchonete) e à disposição dos interessados em jogarem uma partida de xadrez a qualquer momento.

Imagem 4 - Tabuleiro de Xadrez Gigante no andar de cima do IFSP-CaraguatatubaImagem 4 - Tabuleiro de Xadrez Gigante no andar de cima do IFSP-Caraguatatuba

É importante cuidar deste equipamento educacional valioso em termos educacionais que é o Xadrez Gigante, para que ele possa ainda por muito tempo ser usado por diferentes alunos e servidores interessados neste jogo que é fascinante e colabora bastante para o desenvolvimento de diversas habilidades tanto cognitivas (particularmente na disciplina da matemática, mas não somente nela), quanto socioemocionais, como investigou o trabalho de pesquisa realizado por Érika Xavier, durante a realização do seu curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA), no campus de São Paulo do IFSP.

Além disso, para os alunos dos dois cursos de Licenciatura em Matemática e em Física do IFSP-Caraguatatuba, este Xadrez Gigante pode ser um recurso didático útil e valioso para investigar e testar determinadas situações de ensino-aprendizagem propiciadas por este jogo de tabuleiro.