FÍsica

Seminário Tratou de Artigo de Autoria da Professora Geraldine Chadwick

Publicado: Segunda, 08 de Abril de 2024, 11h02 | Última atualização em Segunda, 08 de Abril de 2024, 11h06

Em 5 de abril de 2023, sexta-feira, a partir das 14h00, o Grupo de Pesquisa em Física do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Caraguatatuba, se reuniu de modo remoto, usando os recursos da ferramenta Teams da Microsoft, para o seminário “Educação Científica Intercultural sob a perspectiva da professora Geraldine Chadwick” que foi ministrado por Livia Jeniffer Faria da Silva e Yasmin Prado Maciel, estudantes do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, sob a orientação do Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente de Física do IFSP-Caraguatatuba. O vídeo com este seminário (com 58 minutos de duração) pode ser assistido por qualquer interessado pelo link <https://www.youtube.com/watch?v=AP8Jbh9XDqU&t=1104s>. O seminário teve como foco o artigo “Educación científica intercultural: tendiendo puentes conceptuales sobre Las Pléyades en el Gran Chaco” (título em português: “Educação científica intercultural: construindo pontes conceituais sobre as Plêiades no Grande Chaco”) de autoria de Geraldine Chadwick e Leonor Bonan e que pode ser acessado e lido no link <http://www.scielo.org.co/scielo.php?pid=S0121-38142018000100017&script=sci_arttext>.

Imagem 1 – Livia, Yasmin e professor RicardoImagem 1 – Livia, Yasmin e professor Ricardo

A realização deste seminário teve o apoio do professores Ricardo Roberto Plaza Teixeira e contou com a participação dos professores Alex Lino e Jurandi Leão Santos (docentes de Física do IFSP-Caraguatatuba) bem como de alunos do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba.

Imagem 2 – Membros do grupo de pesquisa durante este seminárioImagem 2 – Membros do grupo de pesquisa durante este seminário

O artigo “Educación científica intercultural: tendiendo puentes conceptuales sobre Las Pléyades en el Gran Chaco” de autoria de Geraldine Chadwick e Leonor Bonan (docentes da Universidade de Buenos Aires – UBA) foi publicado pelo periódico científico eletrônico “Tecné, Episteme y Didaxis: TED”, número 43, entre as páginas 17 e 29, no primeiro semestre de 2018.

Imagem 3 – Início do artigo analisado neste seminárioImagem 3 – Início do artigo analisado neste seminário

O resumo em português do artigo analisado é: “Este trabalho apresenta os resultados de pesquisa de uma tese de Mestrado em Ensino das Ciências Naturais. Para sua elaboração, trabalhou-se com escolas médias nas que estudam alunos maioritariamente da etnia Qom. Sendo parte de uma pesquisa-ação sobre Educação Científica Intercultural (ECI) e a Didática das Ciências Naturais (DCN), seu objetivo específico foi encontrar os vínculos ou as pontes conceituais entre conhecimentos científicos e os conhecimentos vernáculos através de uma temática comum. Para isso foram propostas atividades exploratórias através das quais foi avaliada a presença de elementos culturais científicos e vernáculos sobre as Plêiades, um grupo de estrelas muito significativo para as populações ameríndias. Com base nas descobertas obtidas dessas atividades, realizou-se uma classificação dos principais atores e figuras que compõem o céu Qom, desvelando o lugar de relevância das Plêiades na esfera celeste ancestral.”

Imagem 4 – Slide inicial da apresentação de Livia e YasminImagem 4 – Slide inicial da apresentação de Livia e Yasmin

No início da apresentação, Livia e Yasmin propuseram algumas perguntas geradoras para ajudar na análise do artigo em foco:
- O que é Educação Científica Intercultural?
- O que são as plêiades?
- O que é a etnia Qom (também conhecida como Toba)?
- O que são as "Ideias Prévias" (IP)?
- Como a Interculturalidade pode ser incorporada às salas de aula?

Imagem 5 – Slide sobre o conceito de Ideia PréviaImagem 5 – Slide sobre o conceito de Ideia Prévia

Diversas reflexões, comentários e perguntas foram feitos durante e após a apresentação. Em especial, foram discutidos com destaque o conceito de “ideia prévia” e a importância da interculturalidade na educação.

Imagem 6 – Slide sobre a importância da Educação Científica InterculturalImagem 6 – Slide sobre a importância da Educação Científica Intercultural

Atividades como este seminário são realizadas periodicamente no âmbito do Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba e os interessados podem procurar os professores Alex Lino e Ricardo Plaza (que são os líderes deste grupo de pesquisa) para saberem como participar das reuniões do grupo que ocorrem de modo remoto nas sextas feiras de tarde.