FÍSICA

Seminário Tratou da Conservação da Energia e de Descobertas Simultâneas

Publicado: Quarta, 01 de Novembro de 2023, 07h44 | Última atualização em Quarta, 01 de Novembro de 2023, 07h48

Em 27 de outubro de 2023, sexta-feira, a partir das 14h, o Grupo de Pesquisa em Física do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Caraguatatuba, se reuniu de modo remoto, usando os recursos da ferramenta Teams da Microsoft, para discutir a respeito do capítulo 4, intitulado “A conservação de energia como exemplo de descoberta simultânea”, do livro “A Tensão Essencial” que foi escrito pelo historiador da ciência Thomas Kuhn (1922-1996). A apresentação foi realizada pelo Prof. Dr. Alex Lino (docente de física do IFSP-Caraguatatuba) que para este objetivo estruturou uma apresentação acerca dos temas que são discutidos neste capítulo. O evento contou também com a presença do professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira. Além de diversos alunos da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, esteve presente também nesta atividade o professor Kaua Estevam Cardoso de Freitas que se graduou no curso de Licenciatura em Física pelo IFSP-Caraguatatuba.

Imagem 1 – Professor Alex LinoImagem 1 – Professor Alex Lino

O livro em questão, “A Tensão Essencial: Estudos selecionados sobre tradição e mudança científica” (o título original é: “The Essential Tension: Selected Studies in Scientific Tradition and Change”), foi escrito por Thomas Kuhn e publicado em inglês pela primeira vez em 1977. No Brasil, em português, ele foi publicado pela Editora da UNESP em 2011.

Imagem 2 – Slide inicial da apresentaçãoImagem 2 – Slide inicial da apresentação

A apresentação do professor Alex Lino teve como foco principal a elaboração do conceito de conservação da energia por inúmeros cientistas (tais como Mayer, Joule, Colding e Helmholtz) nas décadas de 1830 e 1840. Foi destacado que de modo ideal uma descoberta é simultânea quando duas ou mais pessoas anunciam a mesma coisa, aproximadamente ao mesmo tempo, e em total ignorância dos trabalhos uns dos outros. Entretanto, o próprio Thomas Kuhn aponta que a expressão “descoberta simultânea” não pode ser usada “ao pé da letra” no caso da conservação de energia, porque os cientistas pioneiros em questão não comunicavam todos a mesma ideia comum, pois o conceito científico contemporâneo de energia estava sendo construído naquele momento histórico.

Imagem 3 – Participantes do webseminárioImagem 3 – Participantes do webseminário

Muitas reflexões, comentários e perguntas foram feitos durante a apresentação, o que motivou a realização de discussões bastante interessantes tanto sobre a história da ciência propriamente dita, quanto sobre o uso na educação científica de questões e temas da história da ciência.

Imagem 4 – Slide apresentado pelo professor AlexImagem 4 – Slide apresentado pelo professor Alex

Atividades como este seminário são realizadas periodicamente no âmbito do Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba e os interessados podem procurar os professores Alex Lino e Ricardo Plaza (que são os líderes deste grupo de pesquisa) para saberem como participar das reuniões do grupo que ocorrem de modo remoto nas sextas feiras de tarde.