Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
FÍSICA

Seminário no IFSP-Caraguatatuba abordou a Astronomia no Heavy Metal

Publicado: Terça, 09 de Março de 2021, 14h34 | Última atualização em Terça, 09 de Março de 2021, 14h34

Na tarde de 05 de março de 2021, sexta-feira, a partir das 17h, aconteceu, de modo virtual, um seminário do Grupo de Pesquisa em Física do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), que teve o título “Astronomia no Heavy Metal” e foi ministrado por Joseana dos Santos Soares, que é graduada em Física pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da Universidade de São Paulo (USP). Devido à pandemia de COVID-19, este seminário ocorreu por meio de videoconferência. O Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba é coordenado pelo Prof. Dr. Alex Lino que atualmente também é o coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba.

Joseana dos Santos SoaresJoseana dos Santos Soares

A coordenação deste seminário foi realizada pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente de Física do IFSP-Caraguatatuba. Diversos estudantes do IFSP-Caraguatatuba e interessados pelo assunto da comunidade externa ao IFSP, participaram deste seminário, assistindo-o pela transmissão simultânea que foi feita pelo YouTube; o vídeo desta transmissão, com 1 hora e 32 minutos de duração, ficou gravado e pode ser assistido por qualquer pessoa no link https://www.youtube.com/watch?v=IA4QUW93Y9k.

Joseana, Vinicius e RicardoJoseana, Vinicius e Ricardo

No começo do evento, o professor Ricardo Plaza fez uma sucinta exposição tanto sobre o Grupo de Pesquisa em Física, quanto sobre o curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba. Em seguida, ele apresentou a conferencista Joseana dos Santos Soares e a sua formação acadêmica. Joseana atualmente está morando na cidade de Ubatuba, mas durante o seu curso de graduação ela atuou de modo ativo como monitora do Observatório Dietrich Schiel do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) USP de São Carlos; mais informações a respeito deste observatório podem ser obtidas no link https://cdcc.usp.br/contato/.

Slide sobre a banda norueguesa ArcturusSlide sobre a banda norueguesa Arcturus

Durante a sua apresentação, Joseana discorreu sobre várias bandas, álbuns e músicas do Heavy Metal que guardavam alguma relação com a astronomia, como a banda norueguesa Arcturus (e seu álbum “Sideshow Symphonies”), a banda alemã Haggard (e seu álbum “Eppur Si MUove”) e a banda sueca Vintersorg (e as músicas “Dark Matter Mystery” e “Sharpen your mind tools”). Ela também abordou um pouco acerca da história do gênero musical Heavy Metal desde os seus primórdios, destacando a importância da banda Black Sabbath. Para os interessados acerca desta história, ela sugeriu o acesso ao site “Map of Metal” (ou “Mapa do Metal”) no link https://mapofmetal.com/.

Slide sobre a banda alemã HaggardSlide sobre a banda alemã Haggard

Foi exibido também um vídeo de animação de 3 minutos produzido pelo IAG-USP sobre a formação (cosmogênese) dos elementos químicos, intitulado “Rockstar e a origem do metal” que está disponível para ser acessado no link https://www.youtube.com/watch?v=wIEhSIt1oEI. Dois documentários sobre o gênero musical Heavy Metal sugeridos pela conferencista foram “Global Metal 2008 - Metal Music Documentary” com 1 hora e 30 minutos (https://www.youtube.com/watch?v=FBrnGI9kS8Q) e “Metal : Jornada Headbanger” com 1 hora e 32 minutos (https://www.youtube.com/watch?v=yHekU5x2hx8).

Slide com trecho da música Dark Matter MysterySlide com trecho da música Dark Matter Mystery

O estudante Kaue Marques Barbosa, do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSP-Caraguatatuba, gentilmente disponibilizou duas “Playlists” (“listas de músicas”) que contam com a presença de muitas das músicas citadas nesta webconferência: no YouTube a playlist “IFSP - Astronomia no Heavy Metal” (https://www.youtube.com/watch?v=0lVdMbUx1_k&list=PL03HzsfsGuM5ZCS8Ge3N2j7eHmzCn_Aqa) e no Spotfy a playlist “IFSP - Astronomia no Heavy Metal” (https://open.spotify.com/playlist/5RBf62twA0Pc2RNq6v5jx5?si=e36d21220ada476c).

Slide com trecho da música Sharpen your mind toolsSlide com trecho da música Sharpen your mind tools

O Grupo de Pesquisa em Física agradece profundamente à física Joseana dos Santos Soares pelo excelente seminário que foi ministrado. Os participantes que assistiram a transmissão dessa webconferência puderam participar, por meio de perguntas, que foram feitas por meio do chat do YouTube. O vídeo desta web-conferência e outros vídeos com atividades educacionais, culturais e científicas similares podem ser acessados no canal “Debate Consciência” do YouTube, canal este que está disponível para as pessoas interessadas no link https://www.youtube.com/channel/UCGD1YmakxPjK9w9SXrWH-Lw.

Este seminário foi divulgado previamente no portal “Pion” da Sociedade Brasileira de Física (SBF) por um boletim informativo feito no link http://www.sbfisica.org.br/v1/portalpion/index.php/noticias/379-seminario-do-ifsp-campus-de-guaraguatatuba-astronomia-no-heavy-metal. Os organizadores deste seminário agradecem muito o professor Leonardo Sioufi que foi fundamental para que esta divulgação pelo site da SBF acontecesse.

Esta atividade para ocorrer contou com o apoio fundamental de Vinicius Carvalho Rosa que é estudante do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSP-Caraguatatuba e que em 2020 foi bolsista do projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet” do IFSP-Caraguatatuba sob a coordenação pelo professor Ricardo Plaza. Vinicius Carvalho Rosa ajudou decisivamente no uso e na gestão das ferramentas computacionais que permitiram a realização desta web-conferência e a sua transmissão simultânea pelo YouTube.

Docentes e estudantes da Licenciatura em Física e de outros cursos estão engajados no processo de estruturação do Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba com o intuito de refletir sobre novos conhecimentos em diferentes campos da física, do ensino de física e em áreas afins, tais como matemática, astronomia, história da ciência, educação, computação e geologia. Deste modo, o Grupo de Pesquisa em Física realiza periodicamente diferentes seminários científicos e oficinas educacionais que podem ser frequentados não somente por licenciandos em Física, mas também por estudantes de outros cursos do IFSP-Caraguatatuba e demais interessados, em geral.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página