Seminário no IFSP-CAR abordou a astrofísica estelar e a divulgação científica

Publicado: Terça, 29 de Junho de 2021, 14h15 | Última atualização em Terça, 29 de Junho de 2021, 14h15

Na tarde de 25 de junho de 2021, sexta-feira, a partir das 17h, aconteceu, de modo virtual, um seminário do Grupo de Pesquisa em Física do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), que teve o título “Astrofísica estelar e divulgação científica” e foi ministrado por Maria Carolina Carvalho Rodrigues. Devido à pandemia de COVID-19, este seminário ocorreu por meio de videoconferência. A coordenação deste evento foi realizada pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira. O Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba é coordenado pelo Prof. Dr. Alex Lino que atualmente também é o coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba. O apoio técnico para a realização deste evento foi fornecido pelo estudante Vinicius Carvalho Rosa. Como estes seminários estão sendo realizados no final das tardes de sextas-feiras eles estão sendo intitulados “Sextou com Ciência”.

Maria Carolina Carvalho RodriguesMaria Carolina Carvalho Rodrigues

Diversos estudantes do IFSP-Caraguatatuba, em especial do curso de Licenciatura em Física, e interessados pelo assunto da comunidade externa ao IFSP, participaram deste seminário, assistindo-o pela transmissão simultânea que foi feita pelo YouTube; o vídeo desta transmissão, com 1 hora e 8 minutos de duração, ficou gravado e pode ser assistido por qualquer pessoa no link <https://www.youtube.com/watch?v=RdvZ-_Ts8Sc&t=711s>.

Vinicius, Maria Carolina e professor Ricardo PlazaVinicius, Maria Carolina e professor Ricardo Plaza

No início do evento, o professor Ricardo Plaza explicou um pouco a respeito do Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba e da importância da realização de seminários como este para que pesquisadores, em especial bolsistas de iniciação científica, tornem públicos os resultados de suas pesquisas. Ele lembrou que este grupo de pesquisa, que está regularmente cadastrado no CNPq, guarda uma forte relação com o curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, que funciona no período noturno, tem duração de 4 anos e conta com 40 vagas que são ofertadas anualmente. Em seguida, foi apresentada a conferencista Maria Carolina Carvalho Rodrigues que é estudante do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba e bolsista de iniciação científica com bolsa PIBIFSP – Ações Afirmativas (fomentada pela Pró-Reitoria de Pesquisa do IFSP) do projeto de pesquisa “Ensino de astrofísica estelar por meio de recursos tecnológicos digitais” sob a orientação do próprio professor Ricardo Plaza.

Primeiro slide da apresentação de Maria CarolinaPrimeiro slide da apresentação de Maria Carolina

Maria Carolina iniciou o seminário descrevendo de modo geral a apresentação audiovisual sobre o ciclo de vida e morte das estrelas que realizou como atividade de extensão para diferentes públicos desde o início da sua bolsa em agosto de 2020. Ela também explicou acerca dos dados que coletou a partir de um formulário google que foi disponibilizado para as pessoas responderem pela internet. Deste modo, a partir da análise de porcentagens e gráficos, ela procurou refletir sobre as concepções existentes acerca de temas relacionados à astrofísica estelar junto ao público leigo e, em especial, junto a jovens estudantes.

Slide com os resultados obtidos na pesquisa de Maria CarolinaSlide com os resultados obtidos na pesquisa de Maria Carolina

Ao final da apresentação foram lidos comentários feitos pelo público por meio do chat do YouTube, bem como perguntas que foram respondidas pela apresentadora. Vinicius Rosa e o professor Ricardo Plaza também participaram do debate.

O Grupo de Pesquisa em Física agradece profundamente à licencianda Maria Carolina Carvalho Rodrigues pelo excelente seminário que foi ministrado. O vídeo desta web-conferência e de outras atividades educacionais, culturais e científicas similares podem ser acessados no canal “Debate Consciência” do YouTube, canal este que está disponível para as pessoas interessadas no link https://www.youtube.com/channel/UCGD1YmakxPjK9w9SXrWH-Lw.

Esta atividade para ocorrer contou com o apoio fundamental de Vinicius Carvalho Rosa que é estudante do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSP-Caraguatatuba e bolsista (com bolsa PIBIFSP) do projeto de iniciação científica “Astrofísica e Computação: Interfaces e possibilidades para a Educação Científica”, no âmbito do IFSP-Caraguatatuba, sob a orientação do professor Ricardo Plaza. Vinicius contribuiu de maneira significativa para a coordenação das ferramentas computacionais que permitiram a realização desta web-conferência e para a sua transmissão de forma simultânea pelo YouTube.

Docentes e estudantes da Licenciatura em Física e de outros cursos estão engajados no processo de estruturação do Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba com o intuito de refletir sobre novos conhecimentos em diferentes campos da física, do ensino de física e em áreas afins, tais como matemática, astronomia, história da ciência, educação e computação. Deste modo, o Grupo de Pesquisa em Física realiza periodicamente seminários científicos e eventos educacionais que podem ser frequentados não somente por licenciandos em Física, mas também por estudantes de outros cursos do IFSP-Caraguatatuba e demais interessados, em geral.