LICENCIATURAS

Seminário dos cursos de Licenciatura abordou a elaboração de planos de ensino

Publicado: Segunda, 24 de Abril de 2023, 15h03 | Última atualização em Segunda, 24 de Abril de 2023, 15h03

Em 17 de abril de 2023, segunda-feira, a partir das 17h, ocorreu o seminário “Elaboração de Planos de Aula”, que foi ministrado pela Profa. Dra. Natália Nassiff Braga, no auditório do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Este evento aconteceu no âmbito das atividades de formação voltadas para os licenciandos residentes (bolsistas e voluntários) do Programa de Residência Pedagógica da Licenciatura em Física do IFSP- Caraguatatuba e foi organizado pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, que atua como Docente Orientador deste Programa e é professor do IFSP-Caraguatatuba. Esta atividade contou também com o apoio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) dos cursos de Licenciatura em Física e em Matemática do IFSP-Caraguatatuba. Estiveram presentes neste evento os professores Alex Lino, Luis Américo Monteiro Junior e Rafael Nogueira Luz, todos docentes do IFSP-Caraguatatuba, além de inúmeros estudantes dos cursos de Licenciatura em Física e em Matemática do IFSP-Caraguatatuba, em especial os bolsistas do Programa de Residência Pedagógica e do PIBID, bem como de membros da comunidade externa ao IFSP.

Imagem 1 – Início da apresentação da professora Natália Nassiff BragaImagem 1 – Início da apresentação da professora Natália Nassiff Braga

A professora Natália Nassiff Braga possui Graduação em Pedagogia, bem como Mestrado e Doutorado em Ciências na área de Psicologia pela Universidade de São Paulo. Ela é docente no Instituto Federal de São Paulo, no campus Caraguatatuba e atua como professora colaboradora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID e como orientadora de estágio curricular supervisionado nos cursos de Licenciatura em Física e Matemática do IFSP-Caraguatatuba. Tem experiência nas áreas de Psicologia Educacional, Organização Política Educacional Brasileira e Prática de Ensino, atuando em diversas áreas relacionadas à educação, com ênfase nos temas: currículo para formação de professores, gestão escolar, políticas curriculares na Educação Básica, inclusão, educação para a diversidade e políticas públicas na área educacional.

Imagem 2 – Público presente durante a atividadeImagem 2 – Público presente durante a atividade

O Programa de Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba agradece muito à professora Natália por ter aceitado o convite para realizar este seminário de modo a compartilhar os seus conhecimentos com todos os interessados que estiveram presentes e participaram da ação.

Imagem 3 – Professores Luis Américo, Natália, Ricardo, Rafael e AlexImagem 3 – Professores Luis Américo, Natália, Ricardo, Rafael e Alex

A apresentação da professora Natália destacou que o planejamento é uma necessidade humana: o processo racional de planejamento consiste em refletir, agir, avaliar e refazer, com este processo sendo desenvolvido de forma cíclica e tornando-se mais complexo, produtivo e eficaz. Planejar, portanto, implica em antecipar mentalmente uma ação ou um conjunto de ações a serem realizadas e agir de acordo com o previsto: para isto, é fundamental agir em função daquilo que foi planejado. No âmbito escolar ao planejar é preciso pensar em situações de aprendizagem partindo de objetivos e projetando ações para que eles sejam alcançados.

Imagem 4 – Seminário da professora NatáliaImagem 4 – Seminário da professora Natália

Perguntas, reflexões e comentários foram feitos pelos participantes dessa ação. Outras atividades como este seminário são realizadas no âmbito dos cursos de Licenciatura em Física e em Matemática; os interessados podem procurar o professor Ricardo Plaza para obterem mais informações.