Seminário do Grupo de Pesquisa em Física tratou da Internacionalização no IFSP

Publicado: Segunda, 18 de Dezembro de 2023, 17h23 | Última atualização em Segunda, 18 de Dezembro de 2023, 17h23

Em 15 de dezembro de 2023, sexta-feira, a partir das 14h30, o Grupo de Pesquisa em Física do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Caraguatatuba, se reuniu de modo remoto, usando os recursos da ferramenta “Google Meet”, para assistir o seminário “Internacionalização no IFSP” que foi ministrado pelo Prof. Dr. Wagner Belo, representando a ARINTER - Assessoria de Relações Internacionais. O evento contou com a presença dos professores Ricardo Roberto Plaza Teixeira e José Roberto Severino Martins Junior (docentes de física do IFSP-Caraguatatuba) e de diversos alunos dos cursos de Licenciatura em Física e em Matemática do IFSP-Caraguatatuba. Este webseminário foi planejado a partir do contato inicial estabelecido entre os professores Wagner Belo e Ricardo Plaza.

Imagem 1 – Professores Wagner Belo e Ricardo PlazaImagem 1 – Professores Wagner Belo e Ricardo Plaza

A Assessoria de Relações Internacionais (ARINTER) é um órgão vinculado à Reitoria, em caráter permanente, e que promove e contribui com os objetivos de internacionalização do IFSP, com característica de ser um Escritório Internacional de Acordos e Convênios de Cooperação Internacional.

Imagem 2 – Slide inicial da apresentação do professor Wagner BeloImagem 2 – Slide inicial da apresentação do professor Wagner Belo

A apresentação do professor Wagner Belo procurou explicar aos participantes do seminário quais são as incumbências da ARINTER que é uma agência de inteligência que conecta pessoas e saberes/conhecimentos. Ele esclareceu que a ARINTER é um órgão pequeno, com apenas cinco integrantes, mas que vem tentando estabelecer pontes com instituições universitárias e de pesquisa de outros países. Em particular, ele ressaltou a importância de nos aproximarmos de instituições acadêmicas de países latino-americanos que estão mais próximos geográfica e culturalmente do Brasil. Neste sentido, o professor Wagner Belo relatou a respeito de uma viagem de trabalho que ele fez em novembro de 2023 para a Argentina, onde ele esteve na Universidade de Buenos Aires (UBA) e na Universidade Nacional de La Plata (UNLP), nas quais eles pode estabelecer contato com representantes acadêmicos e se encontrar com pesquisadores, como ocorreu com a doutora Geraldine Chadwick, que é professora na área de física na UBA e vem realizando trabalhos de investigação importantes nas áreas do ensino de física, da história da ciência e da educação científica intercultural, dentre outras.

Imagem 3 – Participantes do webseminárioImagem 3 – Participantes do webseminário

Muitas reflexões, comentários e perguntas foram feitos pelos participantes durante e após a apresentação do professor Wagner Belo, o que motivou a realização de discussões interessantes sobre a importância do processo de internacionalização em uma instituição como o IFSP. Os alunos e professores presentes agradeceram ao professor Wagner pela apresentação que foi realizada.

Imagem 4 – Slide apresentado pelo professor Wagner BeloImagem 4 – Slide apresentado pelo professor Wagner Belo

Atividades como este seminário são realizadas periodicamente no âmbito do Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba e os interessados podem procurar os professores Alex Lino e Ricardo Plaza (que são os líderes deste grupo de pesquisa) para saberem como participar das reuniões do grupo que ocorrem de modo remoto nas sextas feiras de tarde.