Início > Noticias > Seminário do Grupo de Pesquisa em Física discutiu a Ficção Científica no Ensino
LICENCIATURA EM FÍSICA

Seminário do Grupo de Pesquisa em Física discutiu a Ficção Científica no Ensino

Publicado: Sexta, 05 de Abril de 2019, 11h44 | Última atualização em Sexta, 05 de Abril de 2019, 12h45

Na tarde de 28 de março de 2019, quinta-feira, a partir das 16h00, aconteceu o primeiro Seminário do Grupo de Pesquisa em Física do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), no Laboratório de Física da instituição. O seminário “Ficção Científica e Ensino de Física” foi ministrado pelo estudante Rafael do Nascimento Sorensen do 5º semestre da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, bolsista de iniciação científica orientado pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do IFSP-Caraguatatuba.

Rafael Sorensen durante seu seminário

Estiveram presentes o Prof. Dr. Alex Lino, coordenador do curso de Licenciatura em Física, o Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira e o Prof. Dr. Aleandro Ribeiro Marquesi, bem como estudantes das turmas dos três anos do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba e alunos de outros cursos do IFSP-Caraguatatuba, tais como Licenciatura em Matemática e Tecnologia em Análise de Desenvolvimento de Sistemas.

Alunos debatem os resultados da pesquisa realizada por Rafael Sorensen

Rafael Sorensen desenvolve sua pesquisa com bolsa de iniciação científica fornecida pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Este mês de março de 2019 é o 12º e último mês de sua pesquisa de acordo com o cronograma elaborado no projeto original que foi aprovado pela FAPESP. Deste modo, Rafael Sorensen procurou durante seu seminário apresentar os resultados de sua investigação e, em particular, analisar os impactos das atividades de educação e divulgação científica realizadas para diferentes públicos e que abordaram diversos conceitos de física utilizando trechos de filmes de ficção científica como ferramenta educacional.

Rafael Sorensen discute as relações existentes entre Ficção Científica e Física

Neste seminário, o estudante Rafael Sorensen e o professor Ricardo Plaza trouxeram e exibiram às pessoas presentes, 30 (trinta) livros de física, astronomia, ensino de física e história da ciência que foram adquiridos com recursos da reserva técnica da bolsa de iniciação científica da FAPESP e que neste mesmo dia 28/03/2019, foram doados para a Biblioteca do IFSP-Caraguatatuba; estes livros em breve estarão disponíveis aos alunos para consulta nas prateleiras desta biblioteca.

Professor Ricardo Plaza e Rafael Sorensen com livros que foram doados para a Biblioteca do IFSP-Caraguatatuba

O corpo docente e discente do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba está engajado no processo de estruturação do Grupo de Pesquisa em Física de modo a produzir e divulgar novos conhecimentos em diferentes áreas da física e disciplinas afins, o que é fundamental para o desenvolvimento do IFSP, da comunidade do litoral norte paulista e do país. A ideia é que durante pelo menos uma quinta-feira por mês, entre 16h e 18h, o Grupo de Pesquisa em Física realize (preferencialmente no Laboratório de Física) seminários científicos e oficinas educacionais, direcionados para alunos da Licenciatura em Física, mas que também podem ser frequentados por alunos de outros cursos do IFSP-Caraguatatuba interessados pelos temas em questão.