Início > Noticias > Seminário do Grupo de Pesquisa em Física abordou o uso de experimentos no Ensino
Licenciatura em Física

Publicado: Terça, 02 de Julho de 2019, 10h42 | Última atualização em Terça, 02 de Julho de 2019, 10h43

Na tarde de 27 de junho de 2019, quinta-feira, a partir das 16h00, aconteceu o seminário mensal do Grupo de Pesquisa em Física do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), no Laboratório de Física da instituição. O seminário “Experimentos de baixo custo como subsídio para o ensino de Física” foi ministrado pelo estudante Kaua Estevam Cardoso de Freitas do 5º semestre da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba e que é bolsista de iniciação científica orientado pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do IFSP-Caraguatatuba.

Foto: Kaua durante seu seminário

Estiveram presentes o Prof. Dr. Alex Lino, coordenador do curso de Licenciatura em Física, o Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira e o Prof. Dr. Aleandro Ribeiro Marquesi, bem como estudantes das turmas dos três anos do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba.

Foto: Público debate os resultados da pesquisa realizada por Kaua de Freitas

Kaua desenvolveu entre julho de 2018 e junho de 2019 um projeto de pesquisa intitulado “Experimentos científicos como ferramentas de aprendizagem no ensino de física” com bolsa de iniciação científica fornecida pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Como neste mês de junho de 2019 se encerra esta sua pesquisa, durante este seu seminário ele procurou apresentar resultados do trabalho que desenvolveu. Em particular, ele analisou os impactos de atividades educacionais que foram realizadas para diferentes públicos e que tiveram como eixo condutor o uso de experimentos de baixo custo no ensino de física.

Foto: Kaua aborda um experimento de baixo custo na área da eletrostática

Neste seminário, o estudante Kaua de Freitas e o professor Ricardo Plaza trouxeram e exibiram aos presentes, dezessete (17) livros de física, ensino de física, divulgação da ciência e história da ciência que foram adquiridos com recursos da reserva técnica da bolsa de iniciação científica da FAPESP de Kaua e que serão doados para a Biblioteca do IFSP-Caraguatatuba para que em breve estejam disponíveis aos alunos para consulta nas suas prateleiras.

Foto: Kaua de Freitas e professor Ricardo Plaza no laboratório de física

Professores e estudantes do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba estão engajados no processo de estruturação do Grupo de Pesquisa em Física de modo a refletir sobre novos conhecimentos em diferentes áreas da física e disciplinas afins que estão sendo produzidos, o que é fundamental para o desenvolvimento científico e educacional do país. Assim sendo, em pelo menos uma quinta-feira por mês, entre 16h e 18h, o Grupo de Pesquisa em Física realize (preferencialmente no Laboratório de Física) seminários científicos e oficinas educacionais, direcionados para alunos da Licenciatura em Física, mas que também podem ser frequentados por alunos de outros cursos do IFSP-Caraguatatuba e por cidadãos da comunidade externa ao IFSP interessados pelos temas em questão.