Exoplanetas

Seminário do Grupo de Pesquisa em Física abordou o estudo de Exoplanetas

Publicado: Quinta, 22 de Agosto de 2019, 14h22 | Última atualização em Quinta, 22 de Agosto de 2019, 14h24

Na tarde de 20 de agosto de 2019, terça-feira, a partir das 16h15, aconteceu o seminário mensal do Grupo de Pesquisa em Física do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), no auditório da instituição. O seminário “Estudo de Exoplanetas para o Ensino de Física” foi ministrado por Ryan Nepomuceno Montemor, estudante do 4º semestre da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba que foi bolsista de iniciação científica orientado pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do IFSP-Caraguatatuba.

Ryan durante seu seminárioRyan durante seu seminário

Estiveram presentes o Prof. Dr. Alex Lino, coordenador do curso de Licenciatura em Física, e o Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, bem como estudantes das turmas dos três anos do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba e alunos de outros do IFSP, como Engenharia Civil e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Público presente no seminário ministrado por RyanPúblico presente no seminário ministrado por Ryan

Ryan desenvolveu entre agosto de 2018 e julho de 2019 um projeto de pesquisa intitulado “O estudo de exoplanetas e o ensino de física e astronomia” com bolsa de iniciação científica PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) fornecida pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Como em julho de 2019 se encerrou esta sua pesquisa, durante este seminário ele procurou apresentar resultados de todo o trabalho que desenvolveu.

Ryan Montemor e professor Ricardo Plaza no auditório, antes do seminárioRyan Montemor e professor Ricardo Plaza no auditório, antes do seminário

Durante o seminário, Ryan relatou aos presentes as várias atividades de pesquisa, ensino e extensão que realizou no período de 12 meses de sua bolsa de iniciação científica: seis apresentações de divulgação científica em escolas públicas do litoral norte paulista, três oficinas educacionais para diferentes públicos, uma apresentação no Minicurso de Astronomia do IFSP-Caraguatatuba e a participação – com a apresentação dos resultados de sua pesquisa – em quatro diferentes congressos acadêmicos.

Professores e estudantes do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba estão engajados no processo de estruturação do Grupo de Pesquisa em Física de modo a refletir sobre novos conhecimentos em diferentes áreas da física, ensino de física e áreas afins que estão sendo produzidos, o que é fundamental para o desenvolvimento científico e educacional do país. Assim sendo, uma vez por mês (nas terças-feiras), entre 16h15 e 18h, o Grupo de Pesquisa em Física realiza seminários científicos e oficinas educacionais, direcionados para alunos da Licenciatura em Física, mas que também podem ser frequentados por alunos de outros cursos do IFSP-Caraguatatuba e por cidadãos da comunidade externa ao IFSP interessados pelos temas em questão.