Seminário de Física discutiu ondas gravitacionais e questões de gênero

Publicado: Terça, 24 de Setembro de 2019, 15h35 | Última atualização em Terça, 24 de Setembro de 2019, 15h35

Na tarde de 17 de setembro de 2019, terça-feira, a partir das 16h15, aconteceu o seminário mensal do Grupo de Pesquisa em Física do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), no laboratório de física da instituição. O seminário “Ondas Gravitacionais e questões de gênero na ciência” foi ministrado por Larissa Comodaro Nunes Sant’Ana, estudante do 4º semestre da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba que é bolsista de iniciação científica em um trabalho de pesquisa orientado pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do IFSP-Caraguatatuba.

Larissa durante seu seminárioLarissa durante seu seminário

Estiveram presentes o Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira e o Prof. Dr. Alex Lino, coordenador do curso de Licenciatura em Física, bem como estudantes dos cursos de Licenciatura em Física e de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba com interesse pela temática abordada.

Público presente no seminário ministrado por LarissaPúblico presente no seminário ministrado por Larissa

Larissa vem desenvolvendo ao longo do ano de 2019 um projeto de pesquisa intitulado “Ondas Gravitacionais, Divulgação Científica e Ensino de Física” com bolsa de iniciação científica PIBIFSP (do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP). Em 2018 ela foi bolsista do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” (financiado pela Pró-Reitoria de Extensão do IFSP), também sob a orientação do professor Ricardo Plaza.

Larissa Comodaro e professor Ricardo Plaza no auditório, antes do seminárioLarissa Comodaro e professor Ricardo Plaza no auditório, antes do seminário

Durante o seminário, Larissa refletiu sobre os resultados de oficinas educacionais que realizou junto a alunas de escolas públicas da região, tendo como eixos condutores o estudo das ondas gravitacionais e as questões de gênero na ciência. Em particular, ela analisou as concepções prévias existentes entre as alunas sobre cientistas e pesquisadores, bem como os registros dos comentários feitos pelas estudantes após as discussões.

Professores e estudantes do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba estão engajados no processo de estruturação do Grupo de Pesquisa em Física de modo a refletir sobre novos conhecimentos em diferentes áreas da física, ensino de física, divulgação científica, história da ciência e áreas afins que estão sendo produzidos, o que é fundamental para o desenvolvimento científico e educacional do país. Assim sendo, uma vez por mês, o Grupo de Pesquisa em Física realiza seminários científicos e oficinas educacionais, direcionados para alunos da Licenciatura em Física, mas que também podem ser frequentados por alunos de outros cursos do IFSP-Caraguatatuba e por cidadãos da comunidade externa ao IFSP interessados pelos temas em questão.