FÍSICA

Seminário de aluno da Física tratou do tema da Natureza da Ciência no Ensino

Publicado: Terça, 02 de Julho de 2024, 09h27 | Última atualização em Terça, 02 de Julho de 2024, 09h27

Em 3 de maio de 2024, sexta-feira, a partir das 14h, o Grupo de Pesquisa em Física do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Caraguatatuba, se reuniu de modo remoto, usando os recursos da ferramenta Teams da Microsoft, para o seminário sobre o artigo “Natureza da Ciência (NOS): para além do consenso” de autoria de Nelson Rui Ribas Bejarano, Agustín Aduriz-Bravo e Carolina Santos Bonfim, e que foi publicado pela Revista Ciência & Educação em 2019. Este seminário foi ministrado por Bruno Henrique Torres, estudante do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, sob a orientação do Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente de Física do IFSP-Caraguatatuba. O vídeo com este seminário (com 1 hora e 7 minutos de duração) pode ser assistido por qualquer interessado no canal “Debate Consciência” do YouTube, pelo link <https://www.youtube.com/watch?v=lWpmAdzaslY>. O artigo “Natureza da Ciência (NOS): para além do consenso” pode ser acessado e lido no link <https://www.scielo.br/j/ciedu/a/hBBqmVzbkcCrdxXP4Yf7Qtj/>.

Imagem 1 Bruno Henrique TorresImagem 1 Bruno Henrique Torres

A realização deste seminário teve o apoio dos docentes de física do IFSP-Caraguatatuba Ricardo Roberto Plaza Teixeira, Alex Lino e Larissa Siqueira Vieira Oliveira e contou com a participação dos professores de física Kaua Estevam Cardoso de Freitas e José Euripedes Bezerra Brito, bem como de diversos alunos do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba.

Imagem 2 – Início do seminário de BrunoImagem 2 – Início do seminário de Bruno

O artigo “Natureza da Ciência (NOS): para além do consenso” de autoria de Nelson Rui Ribas Bejarano, Agustín Aduriz-Bravo e Carolina Santos Bonfim foi publicado pelo periódico científico eletrônico “Revista Ciência & Educação”, volume 25, número 4, em 2019, entre as páginas 967 e 982.

Imagem 3 – Início do artigo analisado neste seminárioImagem 3 – Início do artigo analisado neste seminário

O resumo do artigo enfocado neste seminário é: “O objetivo deste artigo é discutir a importância da NOS (Nature of Science) na formação dos professores de ciências e no ensino de ciências em geral. Há uma centralidade acerca dessa discussão, desde que se admite que saber sobre ciência é tão importante quanto saber conteúdos de ciência. Assumimos que a NOS é um conjunto de saberes ou “olhares” metateóricos que trata das várias características da ciência, seja do ponto de vista internalista, seja em seu caráter eminentemente cultural e social. Encontramos em Douglas Allchin e em Derek Hodson argumentos que sustentam o uso da Whole Science em detrimento do uso de listas consensuais, muito mais comuns na formação de professores e no ensino de ciências. Por fim, trazemos um exemplo de uso da Whole Science na forma de uma história ficcional, na qual vários pontos da NOS podem ser explorados para efeitos de seu ensino.”

Imagem 4 – Slide da apresentação de BrunoImagem 4 – Slide da apresentação de Bruno

Algumas perguntas geradoras foram propostas por Bruno para ajudar na condução do seminário:

- O que é Natureza da Ciência?

- Qual o propósito de estudar a Natureza da Ciência?

- Qual é a importância da compreensão da Natureza da Ciência (NdC) no ensino de ciências, e como essa compreensão tem evoluído ao longo do tempo?

- Qual é o conceito de “Whole Science” (Ciência Integral) proposto por Allchin (2013), e como ele contrasta com a abordagem das listas consensuais da Natureza da Ciência (NdC)?

- Qual é a importância da Natureza da Ciência (NdC) na formação de professores de ciências e no ensino de ciências em geral?

Imagem 5 – Debate sobre os conceitos trabalhados no seminárioImagem 5 – Debate sobre os conceitos trabalhados no seminário

Diversas reflexões, comentários e perguntas foram feitos durante e após a apresentação. Em especial, foi discutido com uma maior ênfase o conceito de “Ciência Integral” (“Whole Science”) e a sua importância para a educação.

Imagem 6 – Bruno Henrique Torres e professor Ricardo PlazaImagem 6 – Bruno Henrique Torres e professor Ricardo Plaza

Bruno Henrique Torres é bolsista do projeto de pesquisa de iniciação científica “Galileu Galilei, Giordano Bruno, Ensino de Física e História da Ciência”, fomentado com bolsa da FAPESP e sob a orientação do professor Ricardo Plaza.

Atividades como este seminário são realizadas periodicamente no âmbito do Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba e os interessados podem procurar os professores Alex Lino e Ricardo Plaza (que são os líderes deste grupo de pesquisa) para saberem como participar das reuniões do grupo que ocorrem de modo remoto nas sextas feiras de tarde.