Pesquisa em Física

Seminário abordou a reprodução de experimentos históricos no ensino de física

Publicado: Quarta, 11 de Dezembro de 2019, 08h50 | Última atualização em Quarta, 11 de Dezembro de 2019, 08h50

Na tarde de 03 de dezembro de 2019, terça-feira, a partir das 16h30, aconteceu o seminário mensal do Grupo de Pesquisa em Física do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), no laboratório de física da instituição. O seminário “A reprodução de experimentos históricos como subsídio para o ensino de Física” foi ministrado pela estudante Lara Cardoso Nunes da Silva (do 6º semestre do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba).

Foto: Lara Cardoso no início do seminário

Estiveram presentes assistindo este seminário o Prof. Dr. Alex Lino (que é o orientador do trabalho de pesquisa de iniciação científica desenvolvido por Lara, bem como o coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba) e o Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, além de estudantes das três turmas do curso de Licenciatura em Física.

Foto: Parte do público presente no seminário de Lara Cardoso

Lara iniciou a sua apresentação lembrando a afirmação proferida pelo psicólogo da educação estadunidense David Ausubel: “O mais importante fator que influencia a aprendizagem é o que o aprendiz já sabe”. Durante o seminário ela abordou os objetivos e a metodologia de sua investigação, a sequência didática que foi produzida e os resultados obtidos.

Foto: Professor Alex e licencianda Lara Cardoso, após o seminário

Ao final, os professores e estudantes presentes fizeram diversas considerações a respeito do trabalho realizado, bem como perguntas sobre a pesquisa feita, em particular sobre alguns dos experimentos de física que foram abordados, como é o caso da experiência com um pêndulo e da experiência sobre conservação de energia (equivalente mecânico do calor).

Docentes e estudantes do IFSP-Caraguatatuba estão engajados no processo de estruturação do Grupo de Pesquisa em Física de modo a refletir sobre novos conhecimentos em diferentes campos da física e em áreas afins (tais como o ensino de ciências e a história da ciência). Assim sendo, o Grupo de Pesquisa em Física realizou diferentes seminários científicos e oficinas educacionais com periodicidade mensal ao longo de todo ano de 2019, que puderam ser frequentados não somente por alunos da Licenciatura em Física, mas também por estudantes de outros cursos do IFSP-Caraguatatuba.