FÍSICA

Seminário abordou a história da formação do Sistema Solar

Publicado: Terça, 09 de Fevereiro de 2021, 14h49 | Última atualização em Terça, 09 de Fevereiro de 2021, 14h49

Na tarde de 05 de fevereiro de 2021, sexta-feira, a partir das 16h, aconteceu, de modo virtual, um seminário do Grupo de Pesquisa em Física do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), que teve o título “A evolução do Sistema Solar e o início da história da Terra” e foi ministrado por Vinicius Zacatei dos Santos Teixeira, estudante do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSP-Caraguatatuba e graduado em geologia pela Universidade de São Paulo (USP). Devido à pandemia de COVID-19, este seminário ocorreu por meio de videoconferência. O Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba é coordenado pelo Prof. Dr. Alex Lino que atualmente também é o coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba.

Vinicius Zacatei dos Santos TeixeiraVinicius Zacatei dos Santos Teixeira

A coordenação deste seminário foi realizada pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente de Física do IFSP-Caraguatatuba. Para a realização deste seminário foi fundamental o suporte técnico de Vinicius Carvalho Rosa, que também é estudante do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSP-Caraguatatuba e que voluntariamente se dispôs a colaborar com este evento no que diz respeito à viabilização da sua transmissão simultânea pela plataforma YouTube.

No começo do evento, o professor Ricardo Plaza – que coordenou este seminário – fez uma apresentação inicial sobre o Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba, lembrando que ele está cadastrado entre os grupos de pesquisa junto ao CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e fez uma breve apresentação acerca do tema do seminário e sobre a formação do conferencista Vinicius Zacatei. Diversos estudantes do IFSP-Caraguatatuba e interessados pelo assunto da comunidade externa ao IFSP participaram deste seminário, assistindo-o pela transmissão simultânea que foi feita pelo canal “Debate Consciência” do YouTube, canal este que está disponível para ser acessado em https://www.youtube.com/channel/UCGD1YmakxPjK9w9SXrWH-Lw. Os participantes, inclusive, puderam participar, por meio de perguntas, que foram feitas por meio do chat do YouTube.

Slide inicial da apresentação de Vinicius ZacateiSlide inicial da apresentação de Vinicius Zacatei

Durante a sua apresentação, Vinicius Zacatei descreveu a história da evolução do Sistema Solar ao longo de 4,6 bilhões de anos, a partir do surgimento do Sol e dos planetas, de acordo com o conhecimento científico acumulado e consolidado pela humanidade. O conferencista lembrou que o nosso Sol concentra a massa de 99,8% de todo o Sistema Solar e que em torno dele, há planetas rochosos orbitando as regiões mais próximas e planetas gasosos em órbitas distantes. Foi destacado também que todos os planetas do Sistema Solar têm seus movimentos de translação em torno do Sol aproximadamente em um mesmo plano. Este seminário – com duração de 1 hora e 28 minutos – está disponível gratuitamente para qualquer interessado assistir no YouTube no link <https://www.youtube.com/watch?v=Cs7Dn18OoOs>.

Slide sobre os Ciclos de Milankovitch, apresentado por Vinicius ZacateiSlide sobre os Ciclos de Milankovitch, apresentado por Vinicius Zacatei

Este seminário foi divulgado previamente no portal “Pion” da Sociedade Brasileira de Física (SBF) por um boletim informativo feito no link <http://www.sbfisica.org.br/v1/portalpion/index.php/noticias/343-a-evolucao-do-sistema-solar-e-a-origem-da-historia-da-terra>. Os organizadores deste seminário agradecem muito o professor Leonardo Sioufi que foi fundamental para que esta divulgação pelo site da SBF acontecesse.

Esta atividade para ocorrer contou com o apoio fundamental de Vinicius Carvalho Rosa que é estudante do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSP-Caraguatatuba e que em 2020 foi bolsista do projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet” do IFSP-Caraguatatuba sob a coordenação pelo professor Ricardo Plaza. Vinicius Carvalho Rosa ajudou decisivamente no uso e na gestão das ferramentas computacionais que permitiram a realização desta web-conferência e a sua transmissão simultânea pelo YouTube.

Estudante Vinicius Carvalho RosaEstudante Vinicius Carvalho Rosa

Docentes e estudantes da Licenciatura em Física e de outros cursos estão engajados no processo de estruturação do Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba com o intuito de refletir sobre novos conhecimentos em diferentes campos da física, do ensino de física e em áreas afins, tais como matemática, astronomia, história da ciência, educação, computação e geologia. Deste modo, o Grupo de Pesquisa em Física realiza periodicamente diferentes seminários científicos e oficinas educacionais que podem ser frequentados não somente por licenciandos em Física, mas também por estudantes de outros cursos do IFSP-Caraguatatuba e demais interessados, em geral. O Grupo de Pesquisa em Física agradece profundamente ao estudante Vinicius Zacatei pelo excelente seminário que foi ministrado.