FÍSICA

Revista Vivências publica artigo de licencianda sobre as mulheres na Física

Publicado: Segunda, 23 de Janeiro de 2023, 14h30 | Última atualização em Segunda, 23 de Janeiro de 2023, 14h31

A Revista Eletrônica Vivências (ISSN: 1809-1636), em seu volume 19, número 38, ano de 2023, entre as páginas 323 e 343, publicou o artigo intitulado “Análise de uma webconferência tendo como tema a presença das mulheres na Física”, escrito por Nicoli Rocha Santos, que é licencianda em Física pelo campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), e pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente de Física do IFSP-Caraguatatuba. Este artigo pode ser acessado gratuitamente e lido por qualquer interessado no link <http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/781>.

Imagem 1 – Nicoli Rocha Santos e professor Ricardo PlazaImagem 1 – Nicoli Rocha Santos e professor Ricardo Plaza

O resumo deste trabalho acadêmico é o seguinte: “O presente artigo objetiva investigar a realização de uma webconferência intitulada “Mulheres na Física” que foi ministrada pela professora e física Marcia Cristina Bernardes Barbosa, em novembro de 2021, com transmissão simultânea efetuada pelo canal “Debate Consciência” do YouTube; particularmente, foram examinadas as concepções dos participantes acerca dos temas tratados durante o evento. Foi feita inicialmente uma revisão teórica acerca da literatura existente sobre questões de gênero e acerca da presença de mulheres na Física. Os métodos utilizados para estruturar e implementar a webconferência foram caracterizados de modo pormenorizado e as ferramentas Analytics do YouTube foram usadas para fornecer dados de modo a estudar o engajamento participantes. Foram analisadas as opiniões e visões dos participantes deste evento sobre os assuntos abordados nele, a partir das respostas fornecidas por 36 voluntários para as perguntas de um “Formulário Google”, cujo link foi fornecido pelo chat durante a transmissão. Esta pesquisa evidenciou que para combater desigualdades de gênero é fundamental durante a educação básica refletir criticamente acerca de estereótipos que associam a ciência ao sexo masculino e, também, apresentar episódios da História da Ciência que tratem de mulheres cientistas que foram protagonistas em suas áreas, de modo a fornecer modelos para as meninas.”

Imagem 2 – Início do artigo publicado no site da Revista VivênciasImagem 2 – Início do artigo publicado no site da Revista Vivências

A Revista Eletrônica Vivências (ISSN: 1809-1636), que pode ser acessada no link <http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/index>, é uma publicação eletrônica, de acesso aberto que tem por objetivo a difusão de estudos, pesquisas e artigos no campo das áreas de conhecimento do CNPq e em áreas temáticas da extensão universitária, no sentido de promover a produção e a sistematização do conhecimento e a democratização do saber. De acordo com a Plataforma Sucupira da CAPES (disponível no link <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf>), para o quadriênio 2017-2020, na área de Ensino, a classificação Qualis deste periódico é A4.

Imagem 3 – Imagem do site da Revista Vivências em janeiro de 2023Imagem 3 – Imagem do site da Revista Vivências em janeiro de 2023

Nicoli Rocha Santos, durante o seu curso de Licenciatura em Física no IFSP-Caraguatatuba, foi orientada pelo professor Ricardo Plaza em diferentes projetos de pesquisa e de extensão. Em particular, ela foi bolsista do projeto de extensão “Meninas Cientistas Interdisciplinares”, coordenado pelo professor Ricardo Plaza, durante o ano de 2021, quando ela organizou a webconferência que é investigada no artigo publicado pela Revista Vivências.

Os trabalhos de pesquisa, extensão e ensino orientados pelo professor Ricardo Plaza têm abordados temas de áreas como o ensino de física, a divulgação científica, a história da ciência, alfabetização científica, as interfaces entre cultura e ciência e disciplinas afins como astronomia, matemática e computação. Estudantes do IFSP-Caraguatatuba que tiverem interesses por áreas como estas ou próximas delas podem procurar entrar em contato com o professor Ricardo Plaza pelo seu e-mail institucional.