Revista #Tear publica artigo sobre Etnoastronomia de licenciando pelo IFSP-CAR

Publicado: Sexta, 15 de Dezembro de 2023, 17h38 | Última atualização em Sexta, 15 de Dezembro de 2023, 17h39

O periódico científico “#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia” (ISSN: 2238-8079), em seu volume 12, número 2, ano de 2023, publicou o artigo intitulado “Possibilidades de uso da etnoastronomia em atividades de ensino e de divulgação científica”, escrito por Alisson Roberto Fonseca, que é estudante do curso de Licenciatura em Matemática pelo campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), e pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente de Física do IFSP-Caraguatatuba. Este artigo foi publicado na língua inglesa (o título original em inglês é “Possibilities of using ethnoastronomy in teaching and scientific dissemination activities”) e pode ser acessado gratuitamente e lido por qualquer interessado no link <https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/6820>.

Imagem 1 – Alisson Roberto Fonseca e professor Ricardo PlazaImagem 1 – Alisson Roberto Fonseca e professor Ricardo Plaza

O resumo deste trabalho acadêmico (na sua tradução para o português) é o seguinte: “Este artigo objetiva investigar a importância do uso de temas relacionados às áreas da etnoastronomia e da astronomia cultural em atividades de ensino e de divulgação científica. Para isso, foram articuladas ações que envolveram pesquisa, ensino e extensão. Para fundamentar a investigação foi realizada uma ampla revisão teórica sobre etnoastronomia e as possibilidades de seus usos pedagógicos. Cinco atividades de caráter educacional envolvendo temas de etnoastronomia foram organizadas pelos autores e realizadas em 2022, sendo quatro presenciais e uma remota. Foi elaborado um questionário para averiguar as concepções dos participantes acerca dos temas tratados nestas ações. Este questionário foi respondido por um total de 75 participantes das ações implementadas. Os dados obtidos apontam para a importância de ampliar a quantidade de pesquisas acerca da etnoastronomia e de suas aplicações na educação. O acesso a uma educação envolvendo etnoconhecimentos pode contribuir para que os cidadãos brasileiros conheçam a história e os conhecimentos dos povos originários do seu país. Os saberes desenvolvidos por diferentes culturas foram fundamentais para a sua sobrevivência e compreendê-los pode ajudar na construção de uma educação que de fato valorize a diversidade.”

Imagem 2 – Início do artigo publicado no site da Revista #TearImagem 2 – Início do artigo publicado no site da Revista #Tear

O periódico científico “#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia” (ISSN: 2238-8079), que pode ser acessado no link <https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/index>, é uma publicação eletrônica acadêmica do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), com o propósito de divulgar a produção científica de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, propiciando um diálogo entre os diferentes campos da educação, em suas relações com a ciência e a tecnologia. De acordo com a Plataforma Sucupira da CAPES (disponível no link <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf>), para o quadriênio 2017-2020, na área de Ensino, a classificação Qualis deste periódico é B1.

Imagem 3 – Imagem do volume 12, número 2, de 2023 da Revista #TearImagem 3 – Imagem do volume 12, número 2, de 2023 da Revista #Tear

Alisson Roberto Fonseca, em 2022, durante a realização do seu curso de Licenciatura em Matemática no IFSP-Caraguatatuba, foi orientado pelo professor Ricardo Plaza no projeto de pesquisa de iniciação científica “Etnoastronomia, Divulgação Científica e Educação”, fomentado com bolsa PIBIFSP.

Os trabalhos de pesquisa, extensão e ensino orientados pelo professor Ricardo Plaza têm abordados temas de áreas como o ensino de física, a divulgação científica, a história da ciência, alfabetização científica, as interfaces entre cultura e ciência e disciplinas afins como astronomia, matemática e computação. Estudantes do IFSP-Caraguatatuba que tiverem interesses por áreas como estas ou próximas delas podem procurar entrar em contato com o professor Ricardo Plaza pelo seu e-mail institucional.