ASTROFÍSICA

Revista ScientiaTec publica artigo sobre Divulgação acerca de Buracos Negros

Publicado: Terça, 03 de Janeiro de 2023, 14h20 | Última atualização em Terça, 03 de Janeiro de 2023, 14h20

O periódico ScientiaTec – Revista de Educação, Ciência e Tecnologia do IFRS (e-ISSN: 2318-9584), em seu volume 9, número 2, ano de 2022, entre as páginas 03 e 22, publicou recentemente o artigo intitulado “Possibilidades didáticas oferecidas por livros de divulgação científica sobre buracos negros”, escrito pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente de Física do Instituto Federal de São Paulo, Campus Caraguatatuba, por João Pereira Neto, que é estudante do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba, e por Vinicius Carvalho Rosa, que é graduado no curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSP-Caraguatatuba. Este artigo pode ser acessado gratuitamente e lido por qualquer interessado no link <https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ScientiaTec/article/view/5208>.

Imagem 1 – Professor Ricardo Plaza, João Pereira e Vinicius RosaImagem 1 – Professor Ricardo Plaza, João Pereira e Vinicius Rosa

O resumo deste artigo acadêmico é o seguinte: “Este trabalho apresenta uma investigação do potencial educacional de livros de divulgação científica sobre buracos negros de modo a colaborar com professores que queiram trabalhar este conceito em suas aulas. Para a fundamentação teórica foi feita uma revisão da literatura científica acerca dos eixos temáticos desta pesquisa, por meio da análise de trabalhos apresentados em congressos acadêmicos, artigos publicados em revistas especializadas, teses de doutorado, dissertações de mestrado e livros. O artigo faz uma análise do conceito de buraco negro e de suas características. São analisadas as características de diversos livros de divulgação científica que podem ser úteis para atividades de cunho educacional sobre buracos negros. O trabalho didático com os livros de divulgação científica avaliados, além de estimular o hábito de leitura, pode colaborar significativamente para a aprendizagem de diversos conceitos de física associados ao estudo dos buracos negros. Algumas características dos livros de divulgação científica sobre buracos negros analisados, que se destacam, pois colaboram bastante para a compreensão dos conceitos de física envolvidos, foram o emprego de exemplos concretos que tornam mais palpáveis ideias de caráter mais abstrato, a utilização de imagens como recursos didáticos visuais e o uso de uma linguagem mais acessível.”

Imagem 2 – Início do artigo publicado no site da ScientiaTecImagem 2 – Início do artigo publicado no site da ScientiaTec

O periódico ScientiaTec – Revista de Educação, Ciência e Tecnologia do IFRS (e-ISSN: 2318-9584), que pode ser acessado no link <https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ScientiaTec>, é uma publicação eletrônica, de acesso aberto e de natureza científica e multidisciplinar, que está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica e à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFSP), e tem por finalidade a divulgação de estudos e pesquisas de caráter original voltados à formação Profissional Técnica, Tecnológica e Superior. A revista ScientiaTec busca um perfil interdisciplinar em seus artigos, enfatizando os aspectos multiculturais que permeiam o cenário da Educação em Ciência e Tecnologia no Brasil. De acordo com a Plataforma Sucupira da CAPES (disponível no link <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf>), para o quadriênio 2017-2020, na área de Ensino, a classificação Qualis deste periódico é B1.

Imagem 3 – Imagem do site da Revista ScientiaTec em dezembro de 2022Imagem 3 – Imagem do site da Revista ScientiaTec em dezembro de 2022

Tanto João Pereira Neto, quanto Vinicius Carvalho Rosa, durante os seus respectivos cursos de graduação no IFSP-Caraguatatuba, foram orientados pelo professor Ricardo Plaza em diferentes projetos de pesquisa de iniciação científica que trataram da inserção do tema dos buracos negros em atividades de ensino e de divulgação científica.

Os trabalhos de pesquisa, extensão e ensino orientados pelo professor Ricardo Plaza têm abordados temas de áreas como o ensino de física, a divulgação científica, a história da ciência, alfabetização científica, as interfaces entre cultura e ciência e disciplinas afins como astronomia, matemática e computação. Estudantes do IFSP-Caraguatatuba que tiverem interesses por áreas como estas ou próximas delas podem procurar entrar em contato com o professor Ricardo Plaza pelo seu e-mail institucional.