FÍSICA

Revista REVASF publica Artigo de Licencianda Sobre Educação e Combate ao Racismo

Publicado: Terça, 25 de Janeiro de 2022, 13h52 | Última atualização em Terça, 25 de Janeiro de 2022, 13h57

A Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco - REVASF (ISSN: 2177-8183), em seu volume 11, número 26, ano de 2021, publicou recentemente o artigo intitulado “Atividades educacionais sobre racismo e políticas de ações afirmativas”, escrito por Beatriz Aguida Gomes, aluna do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba, e pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do IFSP-Caraguatatuba. O artigo pode ser acessado gratuitamente e lido no link <https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1628>.

Imagem 1 – Beatriz Aguida Gomes e Professor Ricardo PlazaImagem 1 – Beatriz Aguida Gomes e Professor Ricardo Plaza

O resumo deste trabalho acadêmico é: “Este artigo é uma investigação acerca de atividades audiovisuais educacionais extensionistas realizadas sobre questões relacionadas a temas como o racismo e as políticas de ações afirmativas, tendo como público alunos de duas escolas públicas de ensino médio com diferentes perfis sociais, ambas localizadas no litoral norte paulista. As ações se caracterizaram principalmente pelo uso de textos, imagens e vídeos de curta duração que pudessem propiciar uma reflexão mais profunda sobre os preconceitos raciais e os valores que permeiam a sociedade em que vivemos, tendo em vista estereótipos que são frequentemente naturalizados. As apresentações procuraram utilizar a música como ferramenta para debater e informar acerca luta contra o racismo no Brasil. Em particular, o uso da música “Cota não é esmola” da compositora Bia Ferreira mostrou ser um excelente recurso didático para o debate acerca das cotas raciais. As respostas dadas por um total de 114 alunos a um questionário aplicado após as apresentações nas duas escolas, possibilitaram uma melhor compreensão acerca das opiniões deles sobre os assuntos abordados, bem com permitiram notar que eles têm um interesse considerável por conhecer mais e se informar melhor sobre temas como as ações afirmativas.”

Imagem 2 – Artigo publicado no site da revista REVASFImagem 2 – Artigo publicado no site da revista REVASF

A Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco - REVASF (ISSN: 2177-8183), que pode ser acessada no link <https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/index>, é um periódico eletrônico, aberto e gratuito, vinculado à Universidade Federal do Vale do São Francisco e que publica artigos inéditos oriundos de pesquisas científicas, de revisões sistemáticas, de estudos teóricos e de relatos de experiências, além de entrevistas e resenhas de livros. O seu objetivo principal é divulgar pesquisas e estudos vinculados ao campo da educação, em perspectiva interdisciplinar. Trata-se, portanto, de um veículo digital para o registro e o intercâmbio de pesquisas e para reflexões e experiências acerca da educação, de de modo a contribuir para o avanço e o aprimoramento dos processos de ensino-aprendizagem.

Imagem 3 – Página da Revista REVASF, volume 11, número 26, 2021Imagem 3 – Página da Revista REVASF, volume 11, número 26, 2021

Beatriz Aguida Gomes, durante o transcorrer do seu curso de Licenciatura em Matemática no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Caraguatatuba, desenvolveu várias atividades de ensino, pesquisa e extensão sob a orientação do professor Ricardo Plaza. Em particular, em 2019 e em 2020, ela foi bolsista do projeto de ensino “A Música como ferramenta educacional para o combate a preconceitos”, sob a orientação do professor Ricardo Plaza, com bolsa fomentada pela Pró-Reitoria de Ensino do IFSP, de acordo com o “Programa Institucional de Ensino, Pesquisa e Extensão em Direitos Humanos, Relações Étnico-Raciais e Gênero” do IFSP, quando foram desenvolvidas diversas atividades educacionais e de extensão que tornaram-se a base para a elaboração do artigo publicado pela REVASF.

Os trabalhos de pesquisa, extensão e ensino orientados pelo professor Ricardo Plaza têm abordados temas de áreas como a educação, o ensino de física, a divulgação científica, a história e a filosofia da ciência, a alfabetização científica, as interfaces entre cultura e ciência e disciplinas afins como astronomia, matemática e computação. Estudantes do IFSP-Caraguatatuba que tiverem interesses por áreas como estas ou próximas delas podem procurar entrar em contato com o professor Ricardo Plaza pelo seu e-mail institucional.