Revista publica artigo sobre História da Ciência, Buracos Negros e Ensino

Publicado: Segunda, 27 de Fevereiro de 2023, 16h20 | Última atualização em Segunda, 27 de Fevereiro de 2023, 16h20

A Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática - RBECM (ISSN: 2595-7376), em seu volume 5, número 2, ano de 2022, entre as páginas 934 e 959, publicou o artigo intitulado “Buracos Negros, História da Ciência e Ensino de Física”, escrito pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente de Física do Instituto Federal de São Paulo, Campus Caraguatatuba, por João Pereira Neto, que é estudante do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba, e por Vinicius Carvalho Rosa, que graduou-se no curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSP-Caraguatatuba. Este artigo pode ser acessado gratuitamente e lido por qualquer interessado no link <http://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/12927>.

Imagem 1 – João Pereira, Vinicius Rosa e Ricardo PlazaImagem 1 – João Pereira, Vinicius Rosa e Ricardo Plaza

O resumo deste trabalho acadêmico é o seguinte: “Este artigo faz uma análise do potencial existente no uso do conceito de buraco negro como eixo temático para atividades de ensino de física e de divulgação científica, tendo em vista especialmente a história do desenvolvimento histórico das ideias acerca deste objeto da astrofísica. Para a fundamentação teórica deste artigo foi feita uma extensa revisão da literatura científica acerca do tema, por meio da análise de trabalhos apresentados em congressos acadêmicos, artigos publicados em revistas especializadas, teses de doutorado, dissertações de mestrado e livros. Para um estudo mais bem estruturado sobre a história da evolução do conceito de buraco negro desde o final do século XVIII, foram utilizados artigos originais de cientistas como Michell, Laplace, Einstein, Schwarzschild, Droste, Oppenheimer, Hawking, Kerr, Penrose, Ghez e Genzel. Os links para que os leitores possam acessar estes artigos são apresentados junto com as referências bibliográficas. O estudo dos buracos negros e da história da ciência associada a eles se apresenta como um excelente eixo temático para a realização de atividades interdisciplinares que podem colaborar significativamente para o processo de aprendizagem dos alunos.”

Imagem 2 – Início do artigo publicado no site da RBECMImagem 2 – Início do artigo publicado no site da RBECM

A Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática - RBECM (ISSN: 2595-7376), que pode ser acessada no link <http://seer.upf.br/index.php/rbecm>, é um periódico acadêmico de acesso aberto da Universidade de Passo Fundo (UPF), sob a responsabilidade do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) da instituição, voltado para a pesquisa na área de ensino/aprendizagem de Ciências (Física, Química, Biologia ou Ciências Naturais, quando enfocadas de maneira integrada) e Matemática. A RBECM tem como objetivo principal a divulgação de trabalhos relevantes e originais em pesquisa em ensino de Ciências e Matemática para a comunidade de pesquisadores. De acordo com a Plataforma Sucupira da CAPES (disponível no link <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf>), para o quadriênio 2017-2020, na área de Ensino, a classificação Qualis da RBECM é B1.

Imagem 3 – Imagem do site da RBECM em fevereiro de 2023Imagem 3 – Imagem do site da RBECM em fevereiro de 2023

João Pereira Neto e Vinicius Carvalho Rosa, durante os seus respectivos cursos de graduação no IFSP-Caraguatatuba, foram orientados pelo professor Ricardo Plaza em diferentes projetos de pesquisa de iniciação científica que trataram da inserção do tema dos buracos negros em atividades de ensino e de divulgação científica, relacionando-as com a História da Ciência.

Os trabalhos de pesquisa, extensão e ensino orientados pelo professor Ricardo Plaza têm abordados temas de áreas como o ensino de física, a divulgação científica, a história da ciência, alfabetização científica, as interfaces entre cultura e ciência e disciplinas afins como astronomia, matemática e computação. Estudantes do IFSP-Caraguatatuba que tiverem interesses por áreas como estas ou próximas delas podem procurar entrar em contato com o professor Ricardo Plaza pelo seu e-mail institucional.