EXTENSÃO

Revista publica artigo sobre divulgação científica acerca da filosofia da ciência

Publicado: Terça, 24 de Janeiro de 2023, 13h04 | Última atualização em Terça, 24 de Janeiro de 2023, 13h04

O periódico “Extramuros – Revista de Extensão da UNIVASF” (ISSN: 2318-3640), em seu volume 11, número 1, ano de 2023, entre as páginas 18 e 40, publicou o artigo intitulado “Divulgação científica por uma webconferência sobre reducionismo e emergentismo”, escrito por Rodrigo de Siqueira Bicudo, estudante do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba, por Luis Guilherme Fernandes Pereira, estudante do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba, e pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente de Física do IFSP-Caraguatatuba. Este artigo pode ser acessado gratuitamente e lido por qualquer interessado no link <https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/extramuros/article/view/1857>.

Imagem 1 – Rodrigo Bicudo, Luis Guilherme e professor Ricardo PlazaImagem 1 – Rodrigo Bicudo, Luis Guilherme e professor Ricardo Plaza

O resumo deste artigo acadêmico é o seguinte: “Este trabalho objetiva investigar a realização de uma webconferência sobre reducionismo e emergentismo que foi apresentada pelo físico Jenner Barretto Bastos Filho e realizada em 26 de outubro de 2021, por meio de transmissão simultânea pelo canal “Debate Consciência” do YouTube. Uma breve problematização inicial sobre a questão do reducionismo e sobre a sua contraposição, associada à ideia de emergência, é feita, tendo como fundamentação teórica, alguns autores de referência sobre esta temática. O artigo apresenta em detalhes toda a metodologia usada para o planejamento e a realização da webconferência em foco. Os resultados são discutidos por duas vertentes: pelo uso das ferramentas do YouTube Analytics que fornecem dados a respeito da webconferência que ficou gravada nesta plataforma de armazenamento de vídeos; pela análise das respostas dadas por N=29 participantes a um questionário disponibilizado na forma de um “Formulário Google”, durante a transmissão, pelo chat. Os dados coletados foram descritos e analisados tanto pelo ponto de vista quantitativo, quanto qualitativamente, a partir da perspectiva da literatura científica existente sobre os temas abordados. Essa pesquisa evidenciou que o debate em torno do reducionismo e do emergentismo apresenta um grande potencial para ser utilizado em atividades educacionais.”

Imagem 2 – Início do artigo publicado no site da Revista ExtramurosImagem 2 – Início do artigo publicado no site da Revista Extramuros

O periódico “Extramuros – Revista de Extensão da UNIVASF” (ISSN: 2318-3640), que pode ser acessado no link <https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/extramuros>, é uma publicação eletrônica da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), que possui como meta disseminar os resultados das práticas extensionistas universitárias, levando em consideração a sua indissociabilidade com o ensino e a pesquisa. Os textos publicados por este periódico de acesso aberto revelam um conteúdo interdisciplinar que está diretamente vinculado às áreas temáticas dispostas no Plano Nacional de Extensão.

Imagem 3 – Página da Revista Extramuros em janeiro de 2023Imagem 3 – Página da Revista Extramuros em janeiro de 2023

Rodrigo de Siqueira Bicudo e Luis Guilherme Fernandes Pereira foram, durante os seus cursos de graduação, orientados pelo professor Ricardo Plaza em diferentes projetos de pesquisa de iniciação científica.

Os trabalhos de pesquisa, extensão e ensino orientados pelo professor Ricardo Plaza têm abordados temas de áreas como o ensino de física, a divulgação científica, a história da ciência, alfabetização científica, as interfaces entre cultura e ciência e disciplinas afins como astronomia, matemática e computação. Estudantes do IFSP-Caraguatatuba que tiverem interesses por áreas como estas ou próximas delas podem procurar entrar em contato com o professor Ricardo Plaza pelo seu e-mail institucional.