Revista publica artigo escrito por docente do IFSP e coautores sobre Eratóstenes

Publicado: Quarta, 15 de Dezembro de 2021, 13h57 | Última atualização em Quarta, 15 de Dezembro de 2021, 13h58

A Revista Abakós “Journal of Interdisciplinary Studies on Sicences and Informatics” (ISSN: 2316-9451), em seu volume 9, número 2, do ano de 2021, publicou recentemente (em 29/11/2021) o artigo intitulado “Eratóstenes nos Dias de Hoje e a Crença na Terra Plana” de autoria de Igor Passos dos Santos, de João Damázio Vale Carvalho Filho e do professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente de Física do campus Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). O artigo pode ser acessado gratuitamente e lido no link <http://periodicos.pucminas.br/index.php/abakos/article/view/24571>.

Imagem 1 - Igor Passos, João Damázio e Ricardo PlazaImagem 1 - Igor Passos, João Damázio e Ricardo Plaza

O resumo deste trabalho acadêmico é o seguinte: “Este artigo analisa a implementação do experimento de Eratóstenes no Brasil dos dias de hoje. A partir de questionamentos trazidos pelos próprios estudantes, foi incorporada a ideia de usar ferramentas tecnológicas de comunicação para a realização de medições do tamanho das sombras de hastes verticais de um metro de altura, geradas pelos raios solares, simultaneamente, nas cidades de Pedreiras - MA e São Paulo - SP, de modo análogo à ideia do experimento proposto por Eratóstenes, na antiguidade, para determinar o tamanho de nosso planeta. Além disso, este trabalho busca refletir sobre as relações do terraplanismo, como movimento de negação da ciência, com o conceito de pós-verdade e sobre a natureza e os métodos utilizados em observações experimentais com características científicas.”

Imagem 2 – Início do artigo publicado na Revista AbakósImagem 2 – Início do artigo publicado na Revista Abakós

A Revista Abakós, que pode ser acessada no link <http://periodicos.pucminas.br/index.php/abakos/>, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), é um periódico científico de periodicidade semestral, disponível de modo online, que conta com a participação, em seu comitê editorial, de docentes dos Programas de Pós-graduação em Informática e de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), sendo de responsabilidade do Instituto de Ciências Exatas e Informática (ICEI). Envolvendo as áreas de ciências exatas e informática, ela tem por objetivo fomentar a interdisciplinaridade (pesquisas aplicadas e integradas), disseminar o conhecimento em linguagem acessível ao público-alvo, estimular a pesquisa e aprimorar o ensino na área. De acordo com a Plataforma Sucupira (“Qualis Periódicos”) mantida pelas CAPES (disponível no link < https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf>), para o quadriênio 2013-2016, na área de avaliação de “Ensino”, este periódico tem Qualis B1.

Imagem 3 – Revista Abakós de 2021, volume 9, número 2Imagem 3 – Revista Abakós de 2021, volume 9, número 2

Igor Passos se formou no curso de licenciatura em física do campus São Paulo do IFSP. Durante a sua graduação, entre 2006 e 2010, Igor foi aluno do professor Ricardo Plaza: esse foi o momento em que nasceu a parceria acadêmica entre ambos. João Damázio, por sua vez é licenciado em matemática pelo campus Pedreiras da Universidade Estadual do Maranhão.

Os trabalhos de pesquisa, extensão e ensino orientados pelo professor Ricardo Plaza têm abordado temas de áreas como o ensino de física, a divulgação científica, a história da ciência, alfabetização científica, as interfaces entre cultura e ciência e disciplinas afins como astronomia, matemática e computação. Estudantes do IFSP-Caraguatatuba que tiverem interesses por áreas como estas ou próximas delas podem procurar entrar em contato com o professor Ricardo Plaza pelo seu e-mail institucional.