FÍSICA

Revista Publica Artigo de Licenciando Sobre Educação Científica e Negação da Ciência

Publicado: Segunda, 04 de Abril de 2022, 11h19 | Última atualização em Segunda, 04 de Abril de 2022, 11h21

A Revista “Educação, Ciência e Cultura” (ISSN: 2236-6377), em seu volume 27, número 1, ano de 2022 publicou recentemente o artigo intitulado “Educação Científica e Negação da Ciência” escrito por Rodrigo de Siqueira Bicudo, estudante do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba, e pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente de Física do IFSP-Caraguatatuba. O artigo pode ser acessado gratuitamente e lido no link <https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8058>.

Imagem 1 - Professor Ricardo Plaza e Rodrigo BicudoImagem 1 - Professor Ricardo Plaza e Rodrigo Bicudo

O resumo deste trabalho acadêmico é o seguinte: “Este artigo tem o objetivo o de investigar os movimentos de negação da ciência, a sua disseminação principalmente pelas redes sociais e suas consequências na área da educação. Ele tem um caráter ensaístico e foi metodologicamente estruturado a partir da leitura de trabalhos de diferentes autores e da articulação de ideias e conceitos presentes neles, de modo a ampliar a capacidade reflexiva para compreender a realidade, tendo como base um diálogo interdisciplinar entre diversas áreas do conhecimento. As consequências dos movimentos negacionistas para a educação e as ferramentas possíveis para combater sua disseminação são discutidas. As similaridades entre ciência e democracia são analisadas, junto com as formas pelas quais os movimentos de negação destas duas instituições se valeram de mecanismos existentes nas mídias sociais para adquirir mais destaque a partir da segunda metade da década de 2010. A importância de aprofundar o debate sobre os modos usados pela ciência para compreender e explicar a realidade é enfatizada, de forma a provocar uma reflexão sobre os desafios colocados, no âmbito da educação científica, pelos movimentos de negação da ciência mais notórios existentes atualmente, sobre temas tais como: o aquecimento global, a eficácia das vacinas e o formato da Terra. Certas conexões dos movimentos de negação da ciência com o crescimento da produção de notícias falsas e com o conceito de pós-verdade são apresentadas. Esse trabalho analisa também a forma como a expansão pelas redes sociais de boatos e de vídeos que negam a ciência está associada à dinâmica dos movimentos anticiência e à percepção pública acerca do trabalho realizado por cientistas.”

Imagem 2 – Artigo publicado no site da Revista Educação, Ciência e CulturaImagem 2 – Artigo publicado no site da Revista Educação, Ciência e Cultura

A Revista “Educação, Ciência e Cultura” (ISSN 2236-6377), que pode ser acessada no link <https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao>, da Universidade La Salle (UnilaSalle), é um periódico científico, disponível de modo online, que apresenta e divulga textos acadêmico-científicos nas diversas áreas do conhecimento que realizam interface com a tríade Educação, Ciência e Cultura, por exemplo, sobre temas tais como educação básica, educação superior, política educacional, movimentos sociais, processos culturais e inovações tecnológicas. Essa revista possui acesso público e gratuito.

Imagem 3 – Página da Revista Educação, Ciência e Cultura em abril de 2022Imagem 3 – Página da Revista Educação, Ciência e Cultura em abril de 2022

Rodrigo de Siqueira Bicudo estuda no curso de Licenciatura em Física no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Caraguatatuba, e desenvolve, atualmente, o projeto de pesquisa de iniciação científica (fomentado com bolsa da FAPESP) intitulado “Alfabetização científica, aprimoramento da percepção pública da ciência e o papel de atividades educacionais e de divulgação científica”, sob a orientação do professor Ricardo Plaza.

Os trabalhos de pesquisa, extensão e ensino orientados pelo professor Ricardo Plaza têm abordados temas de áreas como o ensino de física, a divulgação científica, a história da ciência, alfabetização científica, as interfaces entre cultura e ciência e disciplinas afins como astronomia, matemática e computação. Estudantes do IFSP-Caraguatatuba que tiverem interesses por áreas como estas ou próximas delas podem procurar entrar em contato com o professor Ricardo Plaza pelo seu e-mail institucional.