Revista publica artigo de licenciando em Física sobre divulgação de exoplanetas

Publicado: Terça, 30 de Novembro de 2021, 13h14 | Última atualização em Terça, 30 de Novembro de 2021, 13h14

A “Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática – ReBECEM” (ISSN: 2594-9179), em seu volume 5, número 2, ano de 2021, publicou recentemente o artigo intitulado “Atividades de divulgação científica sobre exoplanetas” de autoria de Ryan Nepomuceno Montemor, estudante do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba, e do professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente de Física do IFSP-Caraguatatuba. O artigo pode ser acessado gratuitamente e lido no link <https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/26865/pdf>.

Imagem 1 – Ryan Nepomuceno Montemor e professor Ricardo PlazaImagem 1 – Ryan Nepomuceno Montemor e professor Ricardo Plaza

O resumo deste artigo acadêmico é o seguinte: “Este trabalho investigou os resultados e impactos de atividades de divulgação científica sobre a ciência dos exoplanetas, ocorridas em 2018, junto a alunos de quatro escolas de educação básica situadas em municípios do litoral norte paulista. Essas ações permitiram que os alunos adquirissem melhor compreensão acerca dos conceitos apresentados sobre exoplanetas e procuraram incentivar o aprofundamento no estudo de áreas da astronomia. Para a elaboração das apresentações estudou-se tanto o estado atual dos conhecimentos científicos sobre exoplanetas, quanto o modo como o trabalho didático com temas de astronomia pode ser efetuado a alunos dos ensinos fundamental e médio. Nas apresentações foram usados diferentes recursos que procuraram tornar mais compreensíveis os conceitos científicos envolvidos e as técnicas de detecção de exoplanetas. Em particular, considerou-se o caráter interdisciplinar da ciência dos exoplanetas, bem como, conhecimentos relacionados à história da astronomia.”

Imagem 2 – Início do artigo publicado na ReBECEMImagem 2 – Início do artigo publicado na ReBECEM

A “Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática – ReBECEM”, que pode ser acessada no link <https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem>, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), é um periódico científico, disponível de modo online, voltado prioritariamente para a área de Ensino e tem por objetivo publicar artigos embasados em pesquisas em Educação em Ciências e/ou Matemática ou que indiquem implicações para área. Ela é promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (Área de Ensino da CAPES), mestrado e doutorado, da UNIOESTE.

Imagem 3 – Página da ReBECEM em novembro de 2021Imagem 3 – Página da ReBECEM em novembro de 2021

Ryan Nepomuceno Montemor, durante o seu curso de Licenciatura em Física no campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), desenvolveu diversas atividades de pesquisa, ensino e extensão sob a orientação do professor Ricardo Plaza: em particular, ele foi bolsista do projeto de pesquisa de iniciação científica “O estudo de Exoplanetas e o ensino de Física e Astronomia”, com bolsa PIBIC (do CNPq), entre os anos de 2018 e 2019; os resultados das atividades de divulgação científica realizadas no âmbito deste trabalho de investigação redundaram no presente artigo.

Os trabalhos de pesquisa, extensão e ensino orientados pelo professor Ricardo Plaza têm abordados temas de áreas como o ensino de física, a divulgação científica, a história da ciência, alfabetização científica, as interfaces entre cultura e ciência e disciplinas afins como astronomia, matemática e computação. Estudantes do IFSP-Caraguatatuba que tiverem interesses por áreas como estas ou próximas delas podem procurar entrar em contato com o professor Ricardo Plaza pelo seu e-mail institucional.