FÍSICA

Revista publica artigo de licenciando em Física sobre cosmogonias e cosmologia

Publicado: Terça, 02 de Julho de 2024, 11h13 | Última atualização em Terça, 02 de Julho de 2024, 11h13

A Revista Científica “Valore” (ISSN: 2526-043X), em seu volume 9, ano de 2024, publicou o artigo intitulado “Cosmogonias, Cosmologia Moderna e Educação Científica”, escrito por Jonathan Campos Souza, que é licenciando em Física pelo campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), e pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente de Física do IFSP-Caraguatatuba. Este artigo pode ser acessado gratuitamente e lido por qualquer interessado no link <https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1673>.

Imagem 1 – Jonathan Campos Souza e professor Ricardo PlazaImagem 1 – Jonathan Campos Souza e professor Ricardo Plaza

O resumo deste trabalho acadêmico é o seguinte: “Este artigo objetiva examinar atividades educacionais que integraram conhecimentos sobre cosmogonias de diferentes culturas e o atual consenso científico na área da cosmologia. Estas ações ocorreram em outubro de 2023, no campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), na forma de três oficinas didáticas e de uma apresentação feita durante um minicurso de astronomia aberto ao público externo à comunidade do IFSP. Este é um trabalho, portanto, de pesquisa de natureza exploratória na área de ensino de ciências. Como forma de fundamentar o processo investigativo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, por meio de trabalhos acadêmicos encontrados pela ferramenta de busca do “Google Acadêmico”. Um questionário com diversas perguntas (tanto fechadas, quanto abertas), elaborado para compreender melhor as concepções dos presentes sobre os assuntos tratados, foi respondido por 70 participantes das ações educacionais implementadas. Tanto os conhecimentos sobre o modelo cosmológico padrão atual, quanto o estudo das cosmogonias desenvolvidas por diferentes culturas se destacaram como sendo temas de grande interesse dos participantes. A integração de saberes provenientes das ciências naturais e das ciências humanas, de modo interdisciplinar, se revelou como uma abordagem educacional promissora.”

Imagem 2 – Artigo publicado no site da Revista ValoreImagem 2 – Artigo publicado no site da Revista Valore

A Revista “valore” (ISSN: 2526-043X), que pode ser acessada no link <https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore>, é uma publicação eletrônica da Faculdade Sul Fluminense (FASF) que tem a finalidade de divulgar a produção científica das diferentes áreas do saber que seja de interesse das áreas da saúde, ciências humanas, sociais e tecnológicas. De acordo com a Plataforma Sucupira da CAPES (disponível no link <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf>), para o quadriênio 2017-2020, na área de Ensino, a classificação Qualis deste periódico é B2.

Imagem 3 – Início do artigo publicado na Revista ValoreImagem 3 – Início do artigo publicado na Revista Valore

Jonathan Campos Souza é aluno do curso de Licenciatura em Física no IFSP-Caraguatatuba e foi bolsista do projeto de pesquisa de iniciação científica (com bolsa do PIBITI do CNPq) intitulado “Cosmologia, Cosmogonias e Educação Científica”, sob a orientação do professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira (entre setembro de 2023 e fevereiro de 2024). Este artigo publicado na Revista Valore é fruto do trabalho de pesquisa desenvolvido por Jonathan durante a Iniciação Científica.

Os trabalhos de pesquisa, extensão e ensino orientados pelo professor Ricardo Plaza têm abordados temas de áreas como o ensino de física, a divulgação científica, a educação, a história da ciência, alfabetização científica, as interfaces entre cultura e ciência e disciplinas próximas da física como astronomia, matemática e computação. Estudantes do IFSP-Caraguatatuba que tiverem interesses por áreas como estas ou próximas delas podem procurar entrar em contato com o professor Ricardo Plaza pelo seu e-mail institucional.