FÍSICA

Revista Publica Artigo de Licencianda em Física Sobre Astrofísica Estelar

Publicado: Quinta, 23 de Dezembro de 2021, 14h47 | Última atualização em Quinta, 23 de Dezembro de 2021, 14h50

A REDIN – Revista Educacional Interdisciplinar (ISSN: 2594-4576), em seu volume 10, número 2, entre as páginas 91 e 119, do ano de 2021, publicou em 21/12/2021 o artigo intitulado “Astrofísica Estelar: concepção de participantes de uma atividade de divulgação científica” de autoria de Maria Carolina Carvalho Rodrigues, aluna do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba, e do professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente de Física do IFSP-Caraguatatuba. O artigo pode ser acessado gratuitamente e lido no link <https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/2235>. Ele é fruto de pesquisas realizadas pelos dois autores sobre a maneira como conceitos relacionados à área da Astrofísica Estelar podem ser úteis na Divulgação Científica e na área de ensino.

Imagem 1 – Maria Carolina Carvalho Rodrigues e professor Ricardo PlazaImagem 1 – Maria Carolina Carvalho Rodrigues e professor Ricardo Plaza

O resumo deste trabalho acadêmico é o seguinte: “Este é um artigo do campo da educação científica que investiga o uso de temas de Astrofísica Estelar em atividades de divulgação científica e de ensino da Física. Durante o seu transcorrer foram analisadas as possibilidades educacionais do trabalho com a Física estelar em ações educacionais para o processo de aprendizagem de leis e conceitos científicos. Foi feita uma revisão bibliográfica e foram avaliados recursos didáticos que podem ser utilizados de forma remota para o ensino de Astronomia. Na pesquisa foi estruturada uma atividade de divulgação científica sobre conceitos de Astrofísica estelar, que foi implementada de forma remota, pela internet, devido à pandemia de Covid-19. As respostas dadas por N=27 participantes a um questionário disponibilizado de modo online durante a apresentação ajudaram a compreender diversas concepções e ideias das pessoas sobre temas relacionados ao estudo das estrelas e áreas adjacentes. Em geral, os dados revelaram que existe um grande interesse do público por temas da Astronomia, da Astrofísica e da Cosmologia. Além disso, os resultados indicaram a relevância para o processo de aprendizagem da aproximação entre os conhecimentos escolares e os interesses dos alunos pelos temas tratados.”

Imagem 2 – Início do artigo publicado na REDINImagem 2 – Início do artigo publicado na REDIN

A REDIN – Revista Educacional Interdisciplinar que pode ser acessada no link <https://seer.faccat.br/index.php/redin>, da Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), disponível de modo online, é uma publicação em formato eletrônico que visa a promoção de trabalhos científicos no campo da Educação, Ensino, Tecnologias da Informação e Comunicação (ensino online, híbrido e/ou presencial), Sociedade e Interdisciplinaridade. A revista promove a integração de professores, pesquisadores, doutorandos, mestrandos e profissionais de diversos campos do conhecimento sendo um espaço para a discussão de teorias e práticas pedagógicas inovadoras, tecnológicas e interdisciplinares.

Imagem 3 – Site da REDIN em dezembro de 2021Imagem 3 – Site da REDIN em dezembro de 2021

Maria Carolina Carvalho Rodrigues, durante o seu curso de Licenciatura em Física no campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), desenvolveu diversas atividades de pesquisa, ensino e extensão sob a orientação do professor Ricardo Plaza: em particular, ela foi bolsista (com bolsa PIBIFSP-Ações Afirmativas fomentada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do IFSP), entre agosto de 2020 e julho de 2021, do projeto de iniciação científica intitulado “Ensino de astrofísica estelar por meio de recursos tecnológicos digitais”, sob a orientação do professor Ricardo Plaza. A análise dos resultados das atividades divulgação científica e de ensino realizadas no âmbito desse projeto redundou no presente artigo.

Os trabalhos de pesquisa, extensão e ensino orientados pelo professor Ricardo Plaza têm abordados temas de áreas como o ensino de física, a divulgação científica, a história da ciência, educação, as interfaces entre cultura e ciência, alfabetização científica e disciplinas afins como astronomia, matemática e computação. Estudantes do IFSP-Caraguatatuba que tiverem interesses por áreas como estas ou próximas delas podem procurar entrar em contato com o professor Ricardo Plaza pelo seu e-mail institucional.