Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
FÍSICA

Revista publica artigo de licencianda em Física sobre a Teoria da Relatividade

Publicado: Segunda, 05 de Agosto de 2024, 09h46 | Última atualização em Segunda, 05 de Agosto de 2024, 09h46

O periódico científico “Revista Conexão na Amazônia” do IFAC – Instituto Federal do Acre (ISSN: 2763-7921), em seu volume 5, número 2, ano de 2024, entre as páginas 4 e 34, publicou o artigo intitulado “Análise de uma atividade de divulgação científica realizada no formato remoto sobre a Teoria da Relatividade”, escrito por Nicoli Rocha Santos, que é estudante do curso de Licenciatura em Física pelo campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), e pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente de Física do IFSP-Caraguatatuba. Este artigo pode ser acessado gratuitamente e lido por qualquer interessado no link <https://periodicos.ifac.edu.br/index.php/revistarca/article/view/203>.

Imagem 1 – Licencianda Nicoli Rocha Santos e professor Ricardo PlazaImagem 1 – Licencianda Nicoli Rocha Santos e professor Ricardo Plaza

O resumo deste trabalho acadêmico é o seguinte: “Este artigo tem como objetivo examinar uma conferência online ocorrida em junho de 2022 e ministrada pela Professora Fabiana Botelho Kneubil, em que foram trabalhados temas relacionados à Teoria da Relatividade e à equação E=mc². Este evento, realizado com transmissão aberta pela plataforma de armazenamento de vídeos YouTube, enfatizou a relevância da Teoria da Relatividade para uma compreensão mais profunda do mundo físico. Para analisar as concepções do público sobre os temas tratados, foram coletados dados a partir das respostas fornecidas por meio de questionários (“Formulários Google”) preenchidos pelos participantes. A investigação feita também incorporou dados da ferramenta Estatísticas do YouTube. Os dados permitiram compreender melhor a eficácia na disseminação de conhecimentos científicos por meio da internet, bem como as concepções dos participantes relativas à Teoria da Relatividade e ao seu ensino. Isso se torna especialmente relevante para professores que podem utilizar webconferências como ferramentas de ensino com sucesso. Neste contexto, a importância da educação científica está não apenas na disseminação de conhecimentos, mas também na formação de uma perspectiva mais abrangente de mundo e baseada em evidências experimentais.”

Imagem 2 – Início do artigo publicado na Revista Conexão na AmazôniaImagem 2 – Início do artigo publicado na Revista Conexão na Amazônia

A “Revista Conexão na Amazônia” (ISSN: 2763-7921), que pode ser acessada no link <https://periodicos.ifac.edu.br/index.php/revistarca>, é uma publicação eletrônica do Instituto Federal do Acre (IFAC) com o objetivo de dar visibilidade à produção científica nas áreas de Ensino, Inovação e Tecnologia e contribuir para a consolidação dos Programas de Pós-graduação do IFAC, bem como funcionar como instrumento de divulgação de estudos e pesquisas realizadas no âmbito do Ensino, Pesquisa e Extensão, por autores e grupos nacionais e internacionais.

Imagem 3 – Artigo no site da revista Conexão na AmazôniaImagem 3 – Artigo no site da revista Conexão na Amazônia

Nicoli Rocha Santos, durante o seu curso de Licenciatura em Física no IFSP-Caraguatatuba, foi orientada pelo professor Ricardo Plaza em diferentes projetos de pesquisa e de extensão. Em específico, ela foi bolsista do projeto de pesquisa de iniciação científica “Teoria do Big Bang, Divulgação Científica e Ensino de Ciências” (com bolsa PIBIFSP), coordenado pelo professor Ricardo Plaza, durante o ano de 2022.

Os trabalhos de pesquisa, extensão e ensino orientados pelo professor Ricardo Plaza têm abordados temas de áreas como o ensino de física, a divulgação científica, a história da ciência, alfabetização científica, as interfaces entre cultura e ciência e disciplinas afins como astronomia, matemática e computação. Estudantes do IFSP-Caraguatatuba que tiverem interesses por áreas como estas ou próximas delas podem procurar entrar em contato com o professor Ricardo Plaza pelo seu e-mail institucional.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página