FÍSICA

Revista Publica Artigo de Licenciado em Física Sobre Matéria Escura e Energia Escura

Publicado: Segunda, 10 de Janeiro de 2022, 10h53 | Última atualização em Segunda, 10 de Janeiro de 2022, 10h58

A Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica – DECT (ISSN: 2236-2150), em seu volume 11, número 1, de 2021, entre as páginas 23 e 51, publicou em dezembro de 2021, o artigo intitulado “Matéria escura e energia escura em atividades de divulgação científica”, de autoria de Diego Corrêa Peres de Souza, que se licenciou em 2021 pelo curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba, e do professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente de Física do IFSP-Caraguatatuba. O artigo pode ser acessado gratuitamente e lido no link <https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1513>. Ele é fruto de pesquisas realizadas pelos dois autores sobre atividades de divulgação científica acerca da matéria escura e da energia escura, que compõem o denominado setor escuro.

Imagem 1 – Diego Corrêa Peres de Souza e professor Ricardo PlazaImagem 1 – Diego Corrêa Peres de Souza e professor Ricardo Plaza

O resumo deste trabalho acadêmico é o seguinte: “Este artigo tem o objetivo de investigar atividades de Divulgação Científica envolvendo matéria escura e energia escura e avaliar como elas podem colaborar para o Ensino de Física. Para a fundamentação teórica do trabalho desenvolvido, foi feita uma ampla revisão bibliográfica sobre Ensino e Divulgação Científica acerca do setor escuro, por meio da análise de teses, dissertações, artigos em revistas especializadas e trabalhos apresentados em congressos acadêmicos, usando ferramentas da internet como o “Google Scholar” e o “Scielo”. Uma ênfase foi conferida para o processo histórico de produção de conhecimentos científicos, suas contradições e seus dilemas. Durante esta pesquisa foram estruturadas e realizadas atividades de Divulgação Científica sobre matéria escura e energia escura para alunos de diferentes Instituições de Ensino públicas do litoral norte paulista. As respostas dadas pelos participantes a um questionário aplicado em uma dessas apresentações permitiram compreender melhor a aprendizagem de conceitos de Astronomia e Astrofísica.”

Imagem 2 – Início do artigo publicado na Revista DECTImagem 2 – Início do artigo publicado na Revista DECT

A Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica – DECT que pode ser acessada no link <https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect> é um periódico científico eletrônico da grande área da educação, vinculado a dois programas de pós-graduação - Educação em Ciências e Matemática e Ensino de Humanidades, ambos do Instituto Federal do Espírito Santo - IFES, e funciona no campus Vila Velha do IFES. Essa revista científica que tem o foco principal de promover o desenvolvimento da pesquisa sobre temáticas de educação científica e tecnológica, visa também contribuir para a divulgação de pensamentos e reflexões sobre o campo conceitual e metodológico do ensino e da formação no âmbito das temáticas de educação científica e tecnológica, no âmbito disciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar, nas diversas modalidades da educação. De acordo com a Plataforma Sucupira (“Qualis Periódicos”) mantida pelas CAPES (disponível no link <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf>), para o quadriênio 2013-2016, na área de avaliação de “Ensino”, este periódico tem Qualis B1.

Imagem 3 – Início do site da Revista DECT em dezembro de 2021Imagem 3 – Início do site da Revista DECT em dezembro de 2021

Diego Corrêa Peres de Souza, durante o seu curso de Licenciatura em Física no campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), desenvolveu diversas atividades de pesquisa, extensão e ensino, sob a orientação do professor Ricardo Plaza. Em particular, em 2018, ele foi bolsista de iniciação científica, com bolsa PIBIFSP, do projeto de pesquisa “Divulgação científica e ensino de física envolvendo energia escura e matéria escura”, orientado pelo professor Ricardo Plaza, quando foram desenvolvidas diversas atividades educacionais de divulgação científica sobre matéria escura e energia escura, cujos resultados são descritos e analisados neste artigo.

Os trabalhos de pesquisa, extensão e ensino orientados pelo professor Ricardo Plaza têm abordados temas de áreas como o ensino de física, a divulgação científica, a história da ciência, educação, as interfaces entre cultura e ciência, alfabetização científica e disciplinas afins como astronomia, matemática e computação. Estudantes do IFSP-Caraguatatuba que tiverem interesses por áreas como estas ou próximas delas podem procurar entrar em contato com o professor Ricardo Plaza pelo seu e-mail institucional.