Revista publica artigo de licenciado em Física pelo IFSP-Caraguatatuba

Publicado: Quinta, 23 de Junho de 2022, 12h21 | Última atualização em Quinta, 23 de Junho de 2022, 12h22

O periódico eletrônico “Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão” (ISSN 2594-5467), em seu volume 6, número 11, ano de 2022, publicou recentemente o artigo intitulado “Atividades de Divulgação Científica com Ênfase na Experimentação em Física Desenvolvidas em Escolas do Litoral Norte Paulista” escrito por Kaua Estevam Cardoso de Freitas, que se graduou no curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba, e pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente de Física do IFSP-Caraguatatuba. O artigo pode ser acessado gratuitamente e lido no link <http://periodicos.pucminas.br/index.php/conecte-se/article/view/28039>.

Imagem 1 - Kaua Estevam Cardoso de Freitas e professor Ricardo PlazaImagem 1 - Kaua Estevam Cardoso de Freitas e professor Ricardo Plaza

O resumo deste trabalho acadêmico é o seguinte: “Este relato de experiência tem como objetivo analisar apresentações de divulgação científica envolvendo demonstrações experimentais, que ocorreram entre 2017 e o primeiro semestre de 2019. As atividades foram realizadas presencialmente junto a alunos do ensino fundamental e médio, visando divulgar diferentes subáreas da Física e, particularmente, destacando a importância do aspecto experimental dessa ciência. O trabalho didático enfatizou os métodos científicos e as ferramentas de que ela dispõe para enfrentar determinados problemas e buscar possíveis explicações para os fenômenos que são observados e medidos. Nas demonstrações experimentais, foram usados materiais de baixo custo, equipamentos elaborados a partir deste tipo de material e brinquedos envolvendo fenômenos físicos. Todos facilitaram, consideravelmente, a compreensão dos conceitos científicos abordados. No transcorrer do período avaliado, foram realizadas 25 apresentações de divulgação científica para alunos do litoral norte paulista, sendo que, em 19 casos, elas foram feitas pelos autores em espaços das próprias escolas e, em seis outros, ocorreram quando os alunos das escolas estavam visitando o campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Este trabalho colaborou para maior engajamento e interesse dos alunos envolvidos por temáticas de origem científica. As atividades realizadas evidenciaram que os conceitos físicos tendem a se tornar mais facilmente compreensíveis para os alunos, quando são abordados inicialmente por experimentos de demonstração.”

Imagem 2 – Artigo publicado no site da Revista Conecte-se!Imagem 2 – Artigo publicado no site da Revista Conecte-se!

A “Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão” (ISSN 2594-5467), que pode ser acessada no link <http://periodicos.pucminas.br/index.php/conecte-se>, é uma publicação eletrônica da Pró-Reitoria de Extensão da “PUC Minas” (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais) cujo foco é se tornar referência nacional na área de estudos interdisciplinares que abranjam a temática da Extensão universitária. Ela tem por missão publicar artigos científicos, relatos, ensaios, entrevistas e resenhas sobre a temática da Extensão universitária no Brasil e no exterior, e sobre as suas interfaces com o Ensino e a Pesquisa.

Imagem 3 – Página da Revista Conecte-se! em junho de 2022Imagem 3 – Página da Revista Conecte-se! em junho de 2022

Kaua Estevam Cardoso de Freitas estudou no curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Caraguatatuba, onde se graduou no início de 2022. Durante a Licenciatura, entre julho de 2018 e junho de 2019, desenvolveu, o projeto de pesquisa de iniciação científica (fomentado com bolsa da FAPESP) intitulado “Experimentos científicos como ferramentas de aprendizagem no ensino de física”, sob a orientação do professor Ricardo Plaza, cujas atividades realizadas fundamentaram parte deste artigo que foi recém-publicado pelo periódico “Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão.

Os trabalhos de pesquisa, extensão e ensino orientados pelo professor Ricardo Plaza têm abordados temas de áreas como o ensino de física, a divulgação científica, a história da ciência, alfabetização científica, as interfaces entre cultura e ciência e disciplinas afins como astronomia, matemática e computação. Estudantes do IFSP-Caraguatatuba que tiverem interesses por áreas como estas ou próximas delas podem procurar entrar em contato com o professor Ricardo Plaza pelo seu e-mail institucional.