FÍSICA

Revista Publica Artigo de Graduado em Física Abordando a História da Ciência

Publicado: Terça, 12 de Julho de 2022, 16h19 | Última atualização em Terça, 12 de Julho de 2022, 16h22

A Revista “ACTIO: Docência em Ciências” (ISSN 2525-8923), em seu volume 7, número 2, no ano de 2022, publicou recentemente o artigo intitulado “Matéria Escura, Energia Escura e História da Ciência na Educação Científica” escrito pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente de Física do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba, e por Diego Corrêa Peres de Souza, que se graduou em 2021 no curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba. O artigo pode ser acessado gratuitamente e lido no link https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14046.

Imagem 1 - Professor Ricardo Plaza e Diego Corrêa Peres de SouzaImagem 1 - Professor Ricardo Plaza e Diego Corrêa Peres de Souza

O resumo deste trabalho acadêmico é o seguinte: “Este artigo tem como objetivo investigar a evolução histórica dos conceitos de matéria escura e energia escura, e os conhecimentos existentes sobre estes dois fenômenos, de modo a subsidiar atividades de educação e divulgação científica. A fundamentação teórica para este trabalho foi realizada a partir de uma revisão bibliográfica que permitiu a análise de teses, dissertações, artigos e trabalhos acadêmicos tanto da área de astrofísica, quanto da área de ensino de ciências. A análise bibliográfica realizada envolveu também artigos originais escritos por cientistas como U. Le Verrier, A. Einstein, F. Zwicky, G. Gamow, V. Rubin, S. Perlmutter e A. Riess que estão disponíveis e abertos para serem lidos na internet. Em particular foram investigados o modelo cosmológico padrão, assim como as observações e os dados experimentais existentes. Para colocar em perspectiva os desafios contemporâneos acerca da natureza da matéria escura e da energia escura, são analisados alguns exemplos históricos de dilemas enfrentados no passado pela comunidade científica sobre as órbitas dos planetas Urano e de Mercúrio e acerca da existência de epiciclos, do calórico e do éter luminífero.”

Imagem 2 – Artigo publicado no site da Revista ACTIOImagem 2 – Artigo publicado no site da Revista ACTIO

A Revista “ACTIO: Docência em Ciências” (ISSN 2525-8923) que pode ser acessada no link https://periodicos.utfpr.edu.br/actio, é um periódico eletrônico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) voltado à pesquisa envolvendo reflexões acerca do ensino de Ciências nas áreas de Biologia, Física, Química, Ciências ou Matemática em seus distintos níveis de escolarização. Ela está dentro da área de conhecimento Ciências Humanas e subárea Educação, para o CNPQ, e na área Ensino e subárea Ensino de Ciências, para a Capes. A ACTIO destina-se a pesquisadores, graduandos, pós-graduandos, professores da educação básica, e público em geral que se relacionem às áreas indicadas anteriormente.

Imagem 3 – Página da Revista ACTIO em julho de 2022Imagem 3 – Página da Revista ACTIO em julho de 2022

Diego Corrêa Peres de Souza se graduou em 2021 no curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Caraguatatuba. Durante a sua graduação, em 2018, ele foi bolsista de iniciação científica do projeto de pesquisa “Divulgação científica e ensino de física envolvendo energia escura e matéria escura” (com bolsa PIBIFSP fomentada pelo IFSP), sob a orientação do professor Ricardo Plaza.

Os trabalhos de pesquisa, extensão e ensino orientados pelo professor Ricardo Plaza têm abordados temas de áreas como o ensino de física, a divulgação científica, a história da ciência, alfabetização científica, as interfaces entre cultura e ciência e disciplinas afins como astronomia, matemática e computação. Estudantes do IFSP-Caraguatatuba que tiverem interesses por áreas como estas ou próximas delas podem procurar entrar em contato com o professor Ricardo Plaza pelo seu e-mail institucional.