NEGACIONISMO

Revista publica artigo de aluno da Física sobre movimentos de negação da ciência

Publicado: Terça, 20 de Julho de 2021, 15h38 | Última atualização em Terça, 20 de Julho de 2021, 15h38

A “Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico (Educitec)”, periódico do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), em seu volume 7, artigo e162721, ano de 2021, publicou recentemente o artigo intitulado “Uso de vídeos em atividades educacionais de divulgação científica sobre movimentos de negação da ciência” de autoria de Rodrigo de Siqueira Bicudo, que é estudante do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, e do professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente de Física do IFSP-Caraguatatuba que tem orientado Rodrigo em atividades de ensino, pesquisa e extensão que originaram este artigo. O artigo pode ser acessado gratuitamente e lido no link <https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1627/693>.

Rodrigo Bicudo e professor Ricardo PlazaRodrigo Bicudo e professor Ricardo Plaza

O resumo deste trabalho acadêmico é o seguinte: “Este artigo objetiva analisar recursos didáticos audiovisuais disponíveis na internet para trabalhar, em termos educacionais, com temas como o negacionismo da ciência e os modos utilizados pela ciência para modelar e resolver problemas. Algumas possibilidades de atividades educacionais de divulgação científica que contribuam para uma efetiva valorização da cultura científica são exploradas, sobretudo com um enfoque sobre duas características importantes associadas às formas como a ciência se manifesta para a sociedade: a ciência como forma de pensar e a ciência como parte da cultura. No campo da cultura audiovisual são examinados alguns vídeos de curta duração e documentários que podem ajudar a aproximar o público da ciência, com o intuito de provocar uma reflexão mais consequente e bem fundamentada sobre os métodos utilizados pela ciência para compreender a realidade que nos cerca e de modo a superar os desafios colocados por alguns dos movimentos de negação da ciência existentes atualmente, sobre temas, por exemplo, como a forma da Terra, as mudanças climáticas e a eficiência das vacinas. O trabalho didático em torno das diferenças existentes entre opinião e fato se revelou de grande importância no contexto atual. O uso de recursos audiovisuais, como os indicados, se mostrou proveitoso: estas são ferramentas que podem colaborar significativamente para um melhor esclarecimento de conceitos científicos importantes associados ao negacionismo da ciência.”

Início do artigo publicado na revista EducitecInício do artigo publicado na revista Educitec

A Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico – Educitec (ISSN: 2446-774X), que pode ser acessada no link <https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/index>, é um periódico científico com acesso livre do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), que foi pensado e elaborado pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico (PPEGT) desta instituição. A missão da Revista Educitec é divulgar a produção acadêmico-científica de professores e pesquisadores, nacionais e internacionais, da área de ensino que tenham por objeto contribuir tanto com o processo de ensino-aprendizagem em diferentes áreas, quanto com a geração de novos conhecimentos. Na área de Ensino, no quadriênio 2013-2016, o Qualis desta revista (atribuído pela CAPES) é B1. Pelas informações disponíveis em vários sites, no quadriênio seguinte, 2017-2020, o Qualis desta Revista (que neste mês de julho de 2021 ainda não foi publicado pela CAPES) passará a ser A3.

Início da página da Revista Educitec em julho de 2021Início da página da Revista Educitec em julho de 2021

Rodrigo de Siqueira Bicudo, durante o curso de Licenciatura em Física que realiza no campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), desenvolveu diversas atividades de pesquisa, ensino e extensão sob a orientação do professor Ricardo Plaza. Além disso, Rodrigo Bicudo atualmente é bolsista do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba.

Os trabalhos de pesquisa, extensão e ensino orientados pelo professor Ricardo Plaza têm abordados temas de áreas como o ensino de física, a divulgação científica, a história da ciência, alfabetização científica, as interfaces entre cultura e ciência e disciplinas afins como astronomia, matemática e computação. Estudantes do IFSP-Caraguatatuba que tiverem interesses por áreas como estas ou próximas delas podem procurar entrar em contato com o professor Ricardo Plaza pelo seu e-mail institucional.