FÍSICA

Revista Publica Artigo de Aluno da Física Sobre Escalas de Distâncias Astronômicas

Publicado: Sexta, 08 de Abril de 2022, 09h28 | Última atualização em Sexta, 08 de Abril de 2022, 10h46

A REnCiMa – Revista de Ensino de Ciências e Matemática (eISSN: 2179-426X), em seu volume 13, número 2, ano de 2022, publicou recentemente o artigo intitulado “Ensino de Física e escalas de distâncias astronômicas” escrito por Higor Felipe Gonçalves de Arruda, estudante do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba, e pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente de Física do IFSP-Caraguatatuba. O artigo pode ser acessado gratuitamente e lido no link <https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3466>.

Imagem 1 - Higor Arruda e Professor Ricardo PlazaImagem 1 - Higor Arruda e Professor Ricardo Plaza

O resumo deste trabalho acadêmico é o seguinte: “O principal objetivo deste artigo é refletir sobre as possibilidades de um trabalho educacional em torno do tema das escalas de distâncias astronômicas, de modo a contribuir com a melhoria do ensino de Física. Foram analisadas três escalas astronômicas e as respectivas ordens de grandeza das medidas envolvidas: distâncias interplanetárias, distâncias interestelares e distâncias intergalácticas. Para isso, foram descritas algumas das principais unidades para medir comprimentos em escalas astronômicas e investigados os métodos básicos de determinação de distâncias em Astronomia. Foram descritas e investigadas algumas possibilidades de estratégias didáticas, tendo como eixo temático o estudo de escalas de distâncias astronômicas. Foram também apontadas e sucintamente caracterizadas algumas ferramentas disponíveis na internet úteis para atingir este propósito. Essa é, portanto, uma pesquisa exploratória e qualitativa sobre recursos didáticos com o intuito de analisar as possibilidades de seu uso educacional.”

Imagem 2 – Início do artigo publicado no site da REnCiMaImagem 2 – Início do artigo publicado no site da REnCiMa

A REnCiMa – Revista de Ensino de Ciências e Matemática (eISSN: 2179-426X), que pode ser acessada no link <https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima>, é uma publicação eletrônica trimestral, de acesso aberto, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul, destinada a divulgar trabalhos que abordem, preferencialmente, resultados de pesquisas e experiências didáticas que tenham como foco a sala de aula e que visem aprimorar os processos de ensino e de aprendizagem de conteúdos científicos. Os artigos podem tratar de questões voltadas à educação e alfabetização científica de alunos dos diferentes níveis de ensino, assim como de propostas relacionadas à formação de professores. Os trabalhos submetidos procuram proporcionar reflexões acerca de temáticas relevantes para a busca de avanços na Educação em Ciências e Matemática.

Imagem 3 – Página da REnCiMa em abril de 2022Imagem 3 – Página da REnCiMa em abril de 2022

Higor Felipe Gonçalves de Arruda estuda no curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Caraguatatuba, e desenvolve, atualmente, o projeto de pesquisa de iniciação científica (fomentado com bolsa da FAPESP) intitulado “Ensino de Física e Divulgação Científica a partir do estudo da Astrofísica de Galáxias”, sob a orientação do professor Ricardo Plaza.

Os trabalhos de pesquisa, extensão e ensino orientados pelo professor Ricardo Plaza têm abordados temas de áreas como o ensino de física, a divulgação científica, a história da ciência, alfabetização científica, as interfaces entre cultura e ciência e disciplinas afins como astronomia, matemática e computação. Estudantes do IFSP-Caraguatatuba que tiverem interesses por áreas como estas ou próximas delas podem procurar entrar em contato com o professor Ricardo Plaza pelo seu e-mail institucional.