FÍSICA

Revista Publica Artigo de Aluno da Física que Trata do Ensino Sobre Satélites

Publicado: Segunda, 12 de Julho de 2021, 16h35 | Última atualização em Segunda, 12 de Julho de 2021, 16h52

A “Revista Prática Docente”, periódico do Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT), em seu volume 6, número 2 (artigo e037), ano de 2021, publicou recentemente o artigo intitulado “Divulgação científica, ensino de física e a ciência envolvida no estudo de satélites” de autoria de Yeté Abunã Marques Labarca, que é estudante do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, e do professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente de Física do IFSP-Caraguatatuba, que foi orientador de Yeté na pesquisa de iniciação científica que originou este artigo. O artigo pode ser acessado gratuitamente e lido clicando aqui.

Imagem 1 – Yeté Labarca e Professor Ricardo PlazaImagem 1 – Yeté Labarca e Professor Ricardo Plaza

O resumo deste trabalho acadêmico é o seguinte: “Este artigo tem como objetivo analisar atividades de divulgação científica que foram realizadas sobre o estudo dos satélites e conhecimentos de física aeroespacial e de tecnologia. As apresentações feitas envolveram tópicos de História da Ciência e da Tecnologia, de modo a tornar mais compreensível o processo de desenvolvimento científico. Essas atividades foram planejadas tendo como eixo temático a ciência e a história envolvida na corrida espacial entre Estados Unidos e União Soviética, no contexto da guerra fria, no século XX, bem como a importância das pesquisas realizadas no setor aeroespacial para o desenvolvimento econômico e social das nações nos dias de hoje. Em algumas apresentações foram coletados dados por questionários que foram elaborados para poder compreender os impactos educacionais das ações implementadas. Os resultados das atividades realizadas mostram algumas possibilidades para incentivar jovens estudantes para o estudo de áreas como física, matemática, computação, astronomia e astronáutica.”

Imagem 2 – Resumo do Artigo Publicado no Site da Revista Prática DocenteImagem 2 – Resumo do Artigo Publicado no Site da Revista Prática Docente

A Revista Prática Docente (ISSN: 2526-2149), que pode ser acessada clicando aqui, é uma publicação gratuita do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Campus Confresa, que tem por objetivo dar visibilidade à produção científica na área de Ensino e divulgar estudos e pesquisas realizadas por autores e grupos nacionais e internacionais. Para tanto, esta revista divulga trabalhos nas áreas da Educação associadas aos seguintes eixos: Ciências da natureza e suas tecnologias; Ciências humanas e suas tecnologias; Linguagens, códigos e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias. Na área de Ensino, no quadriênio 2013-2016, o Qualis desta revista (atribuído pela CAPES) é B2. Pelas informações disponíveis em diversos sites, no quadriênio seguinte, 2017-2020, o Qualis desta Revista (que em 07/07/2021 ainda não foi publicado pela CAPES) passará a ser A3.

Imagem 3 – Início da Página da Revista Prática Docente em Julho de 2021Imagem 3 – Início da Página da Revista Prática Docente em Julho de 2021

Yeté Abunã Marques Labarca, durante o curso de Licenciatura em Física que realiza no campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), foi bolsista de iniciação científica, com bolsa PIBITI fomentada pelo CNPq, sob a orientação do professor Ricardo Plaza, no projeto de pesquisa intitulado “Física, Tecnologia e Satélites Artificiais: Tecnociência na educação por meio de embarcados”, entre agosto de 2019 e setembro de 2020. Este artigo publicado agora na Revista Prática Docente apresenta alguns dos resultados da pesquisa que ele realizou no âmbito deste projeto.

Os trabalhos de pesquisa, extensão e ensino orientados pelo professor Ricardo Plaza têm abordados temas de áreas como o ensino de física, a divulgação científica, a história da ciência, as interfaces entre cultura e ciência e disciplinas afins como astronomia, matemática e computação. Estudantes do IFSP-Caraguatatuba que tiverem interesses por áreas como estas ou próximas delas podem procurar entrar em contato com o professor Ricardo Plaza pelo seu e-mail institucional.