FÍSICA

Revista Publica Artigo de Aluna do Integrado Sobre Notícias Falsas e Educação

Publicado: Segunda, 23 de Mai de 2022, 16h28 | Última atualização em Segunda, 23 de Mai de 2022, 16h31

A Revista CEDU – Cenas Educacionais (e-ISSN: 2595-4881), em seu volume 5, ano de 2022, publicou recentemente o artigo intitulado “Notícias Falsas e Educação Científica” escrito pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente de Física do IFSP-Caraguatatuba e por Julia de Jesus Santos, estudante do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba. O artigo pode ser acessado gratuitamente e lido no link https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/12416.

Imagem 1 – Julia de Jesus Santos e Professor Ricardo PlazaImagem 1 – Julia de Jesus Santos e Professor Ricardo Plaza

O resumo deste trabalho acadêmico é o seguinte: “Este artigo realiza uma investigação sobre a disseminação de notícia falsas e as formas pelas quais a educação científica pode contribuir para lidar com este cenário. O seu objetivo foi o de refletir sobre o tema da disseminação de notícias falsas do ponto de vista da educação, no contexto de uma atividade de divulgação científica sobre fake news e negacionismo da ciência que foi realizada de modo remoto em 2020. Foram pesquisadas também as inter-relações existentes entre a quantidade crescente de notícias falsas e o fortalecimento de movimentos de negação da ciência na atualidade. O artigo sugere alguns sites e ferramentas existentes na internet para checagem de fatos e que podem ser úteis em atividades de ensino. Em termos metodológicos, essa investigação coletou dados por meio de um instrumento de pesquisa constituído por um questionário disponibilizado no contexto de uma webconferência sobre notícias falsas e negacionismo da ciência. Os dados obtidos possibilitaram uma melhor compreensão acerca das opiniões das pessoas sobre questões relacionadas à temática das notícias falsas e sobre como enfrentá-las. O trabalho desenvolvido mostrou a importância de se fortalecer a educação midiática e informacional para a formação das novas gerações de cidadãos.”

Imagem 2 – Início do artigo publicado no site da CEDUImagem 2 – Início do artigo publicado no site da CEDU

A Revista CEDU – Cenas Educacionais (e-ISSN: 2595-4881), que pode ser acessada no link https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/index, é um periódico eletrônico instituído no ano de 2018 e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade da Universidade do Estado da Bahia (PPGELS/UNEB). O escopo da CEDU inclui produções com enfoque no Ensino, na Educação e na Interdisciplinaridade.

Imagem 3 – Página inicial da CEDU em maio de 2022Imagem 3 – Página inicial da CEDU em maio de 2022

Julia de Jesus Santos estuda no Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do IFSP-Caraguatatuba. Entre setembro de 2020 e agosto de 2021, ela desenvolveu, sob a orientação do professor Ricardo Plaza, o projeto de pesquisa de iniciação científica intitulado “Notícias falsas, ferramentas tecnológicas digitais e educação”, com bolsa PIBIC-EM (Ensino Médio), fomentada pelo CNPq, de acordo com o edital 146/2020 da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do IFSP. O artigo recém-publicado na CEDU apresenta os resultados da pesquisa que ela desenvolveu durante a sua iniciação científica.

Os trabalhos de pesquisa, extensão e ensino orientados pelo professor Ricardo Plaza têm abordados temas de áreas como o ensino de física, a divulgação científica, a história da ciência, educação científica, as interfaces entre cultura e ciência e disciplinas afins como astronomia, matemática e computação. Estudantes do IFSP-Caraguatatuba que tiverem interesses por áreas como estas ou próximas delas podem procurar entrar em contato com o professor Ricardo Plaza pelo seu e-mail institucional.