FÍSICA

Revista Publica Artigo de Aluna da Física Sobre Alan Turing e o Tema da Homofobia

Publicado: Segunda, 16 de Mai de 2022, 08h43 | Última atualização em Segunda, 16 de Mai de 2022, 08h48

A “Revista Conhecimento & Diversidade” - RCD (ISSN: 2237-8049), em seu volume 14, número 32, ano de 2022, entre as páginas 74 e 94, publicou recentemente o artigo intitulado “Atividades de divulgação científica sobre o matemático Alan Turing e o tema da homofobia” escrito por Nicoli Rocha Santos, estudante do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba, e pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente de Física do IFSP-Caraguatatuba. O artigo pode ser acessado gratuitamente e lido no link https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/conhecimento_diversidade/article/view/9118.

Imagem 1 – Nicoli Rocha Santos e professor Ricardo PlazaImagem 1 – Nicoli Rocha Santos e professor Ricardo Plaza

O resumo deste trabalho acadêmico é o seguinte: “Este artigo investiga os resultados e os impactos de atividades de divulgação científica que tiveram o matemático Alan Turing e a questão da homofobia como temas centrais e que ocorreram nos meses de outubro e novembro de 2019, junto a alunos de ensino médio de escolas estaduais situadas em Caraguatatuba. Essas ações abordaram a vida e a obra de Alan Turing, o seu papel na elaboração do conceito moderno de computador e a condenação criminal que ele recebeu da justiça britânica devido à sua homossexualidade. Elas também trabalharam com questões relacionadas à homofobia e aos preconceitos contra membros da população LGBT. Como fundamentação para estas apresentações, foram analisados alguns referenciais teóricos acerca dos temas abordados, sobretudo em artigos científicos e trabalhos acadêmicos. Para a sua realização foram pesquisados e utilizados vídeos de curta duração. As atividades tiveram uma abordagem interdisciplinar e dialogaram com tópicos tanto das ciências exatas, quanto das ciências humanas. Após as atividades realizadas em duas escolas, um número total de N=60 alunos presentes responderam um questionário com o objetivo de investigar as suas concepções sobre os temas tratados. Os resultados apontam para a importância de aprofundar o debate sobre a homofobia na educação básica.”

Imagem 2 – Início do artigo publicado no site da RCDImagem 2 – Início do artigo publicado no site da RCD

A “Revista Conhecimento & Diversidade” - RCD (ISSN: 2237-8049), que pode ser acessada no link https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/conhecimento_diversidade/index, é uma publicação do Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro e integra a Rede de Instituições La Salle, que se estende a 83 países, incluindo 74 Universidades. Ela publica artigos de diversos cursos e campos do conhecimento, que tenham aplicações às áreas de ensino, direito, psicologia, área interdisciplinar e educação, com diferentes enfoques e perspectivas de abordagem.

Imagem 3 – Página da RCD em maio de 2022Imagem 3 – Página da RCD em maio de 2022

Nicoli Rocha Santos estuda no curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Caraguatatuba. Entre outubro de 2019 e junho de 2020 ela desenvolveu, sob a orientação do professor Ricardo Plaza, o projeto de pesquisa de iniciação científica intitulado “Vídeos de curta duração como ferramentas educacionais contra discursos de ódio e fake news”, com bolsa PIBIFSP fomentada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRP) do IFSP, no âmbito do edital 621/2019 da PRP/IFSP. Atualmente, no ano de 2022, ela desenvolve o projeto de pesquisa de iniciação científica (com bolsa PIBIFSP fomentada pelo campus de Caraguatatuba do IFSP) intitulado “Teoria do Big Bang, Divulgação Científica e Ensino de Ciências”, também sob a orientação do professor Ricardo Plaza.

Os trabalhos de pesquisa, extensão e ensino orientados pelo professor Ricardo Plaza têm abordados temas de áreas como o ensino de física, a divulgação científica, a história da ciência, alfabetização científica, educação, as interfaces entre cultura e ciência e disciplinas afins como astronomia, matemática e computação. Estudantes do IFSP-Caraguatatuba que tiverem interesses por áreas como estas ou próximas delas podem procurar entrar em contato com o professor Ricardo Plaza pelo seu e-mail institucional.