FÍSICA

Revista PragMATIZES da UFF publica artigo de aluna da Licenciatura em Física

Publicado: Quarta, 09 de Outubro de 2024, 15h35 | Última atualização em Quarta, 09 de Outubro de 2024, 15h35

O periódico científico “PragMATIZES – Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura” da Universidade Federal Fluminense - UFF (ISSN: 2237-1508), em seu volume 14, número 27, ano de 2024, entre as páginas 182 e 203, publicou o artigo intitulado “Possibilidades educacionais de um cinedebate sobre um filme acerca da matemática Hipátia”, escrito por Livia Jeniffer Faria da Silva, que é licencianda em Física pelo campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), e pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente de Física do IFSP-Caraguatatuba. Este artigo pode ser acessado gratuitamente e lido por qualquer interessado no link <https://periodicos.uff.br/pragmatizes/article/view/60423>.

Imagem 1 – Livia Jeniffer Faria da Silva e professor Ricardo PlazaImagem 1 – Livia Jeniffer Faria da Silva e professor Ricardo Plaza

O resumo deste trabalho acadêmico é o seguinte: “Este artigo de pesquisa educacional investiga a realização de um cinedebate que utiliza o filme "Ágora", sobre a matemática Hipátia, como ponto de partida para discutir a relevância da presença das mulheres na matemática. O estudo teve como objetivo central examinar como a exibição desse filme influenciou a percepção, o interesse e o engajamento do público em relação às contribuições das mulheres no campo da matemática. A metodologia empregada combina abordagens qualitativas e quantitativas, envolvendo a coleta de dados por meio de questionários e a observação dos tópicos abordados no debate que ocorreu após a exibição do filme. Os resultados indicam um aumento na conscientização dos participantes do cinedebate sobre a importância da participação das mulheres na matemática. Além disso, o estudo identifica questões que mais se sobressaem na percepção dos participantes acerca desta temática. Este estudo destaca a importância tanto de realizar atividades educacionais e culturais para ajudar a promover a diversidade de gênero na matemática, quanto de criar ambientes mais inclusivos e equitativos para as mulheres nesse e em outros campos de estudo das ciências exatas.”

Imagem 2 – Artigo publicado no site da Revista PragMATIZESImagem 2 – Artigo publicado no site da Revista PragMATIZES

O periódico científico “PragMATIZES – Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura” (ISSN: 2237-1508), que pode ser acessado no link <https://periodicos.uff.br/pragmatizes/>, é uma publicação eletrônica da Universidade Federal Fluminense (UFF) que destina-se a uma reflexão crítica no vasto campo dos estudos em cultura e que busca aprofundar as discussões teóricas necessárias a um período em que tecnologia, cultura e arte se misturaram. De acordo com a Plataforma Sucupira da CAPES (disponível no link <https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf>), para o quadriênio 2017-2020, na área de Ensino, a classificação Qualis deste periódico é B2.

Imagem 3 – Imagem do site da Revista PragMATIZES em 2024Imagem 3 – Imagem do site da Revista PragMATIZES em 2024

Livia Jeniffer Faria da Silva, durante o seu curso de Licenciatura em Física no IFSP-Caraguatatuba, foi orientada pelo professor Ricardo Plaza em projetos de pesquisa por duas vezes: em 2023 no projeto de iniciação científica “Ações educacionais e de divulgação científica sobre a participação das mulheres na Matemática” (com bolsa PIBIFSP) e em 2024 no projeto de iniciação científica “Cosmologia, Cosmogonias e Educação Científica” (com bolsa PIBITI do CNPq). O artigo publicado pela Revista PragMATIZES foi fruto da sua primeira pesquisa de iniciação científica desenvolvida em 2023.

Imagem 4 – Início do artigo publicado no site da Revista PragMATIZESImagem 4 – Início do artigo publicado no site da Revista PragMATIZES

Os trabalhos de pesquisa, extensão e ensino orientados pelo professor Ricardo Plaza têm abordados temas de áreas como o ensino de física, a divulgação científica, a história da ciência, alfabetização científica, percepção pública da ciência, interfaces entre cultura e ciência e disciplinas afins como astronomia, matemática e computação. Estudantes do IFSP-Caraguatatuba que tiverem interesses por áreas como estas ou próximas delas podem procurar entrar em contato com o professor Ricardo Plaza pelo seu e-mail institucional.