Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
BURACOS NEGROS

Revista Hipótese publica artigo de aluno do IFSP sobre divulgação científica

Publicado: Segunda, 14 de Junho de 2021, 15h10 | Última atualização em Segunda, 14 de Junho de 2021, 15h10

A revista acadêmica “Hipótese”, em seu volume 8, número único (pg. 67-86), publicou neste mês de junho de 2021, o artigo intitulado “Uso de vídeos em atividades de divulgação científica sobre buracos negros e ondas gravitacionais” de autoria de João Pereira Neto, que é estudante do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba, e do professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente de Física do IFSP-Caraguatatuba. O artigo pode ser acessado gratuitamente e lido no link <https://drive.google.com/file/d/12iuHvJkLN9rr8ZiAPMNvpX-XNxMHKtDC/view>.

João Pereira Neto e professor Ricardo PlazaJoão Pereira Neto e professor Ricardo Plaza

O resumo deste artigo acadêmico é o seguinte: “Esta pesquisa analisou a utilização didática de apresentações audiovisuais de divulgação científica para o ensino de temas de astronomia, tais como buracos negros e ondas gravitacionais, nas quais foram usados vídeos de curta duração e cenas de filmes e de documentários. A investigação realizada caracterizou-se como exploratória e qualitativa, mediante um processo interrogativo e reflexivo, buscando compreender os fatos observados com o intuito de apontar para novas possibilidades para a educação científica. As ações de divulgação científica realizadas indicaram um grande interesse dos alunos por temas de astronomia e astrofísica.”

Página de abertura do site da Revista HipótesePágina de abertura do site da Revista Hipótese

A revista Hipótese (ISSN: 2446-7154), que pode ser acessada no link <https://revistahipotese.webnode.com/>, é um periódico eletrônico, multidisciplinar, que trabalha com o sistema de avaliação às cegas por pares (no mínimo duas avaliações). O objetivo da Revista é disseminar o conhecimento científico produzido nacional e internacionalmente. O volume 8 da revista Hipótese, com os artigos publicados nele, pode ser acessado no link <https://revistahipotese.webnode.com/edicao-2022/>. De acordo com a avaliação de qualidade das revistas acadêmicas que é feita pela CAPES para o quadriênio 2013-2016, a Revista Hipótese tem Qualis B2 na área de “Ensino”, como é possível verificar pela Plataforma Sucupira no link <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf>. O editor geral da Revista Hipótese é Ivan Fortunato e o editor acadêmico é Alexandre Shigunov Neto.

Artigos publicados no volume 8 da Revista Hipótese até 8 de junho de 2021Artigos publicados no volume 8 da Revista Hipótese até 8 de junho de 2021

João Pereira Neto durante o seu curso de Licenciatura em Matemática no campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) foi bolsista de iniciação científica em diferentes projetos de pesquisa sob a orientação do professor Ricardo Plaza, nos quais estudou temas como buracos negros, ondas gravitacionais, cosmologia, astrofísica, física moderna e contemporânea e divulgação da ciência. Este artigo publicado agora na Revista Hipótese apresenta alguns dos resultados das pesquisas realizadas por ele no âmbito destes projetos.

Os trabalhos de pesquisa, extensão e ensino que têm sido orientados nos últimos anos pelo professor Ricardo Plaza têm abordados temas de áreas como o ensino de física, a divulgação científica, a história da ciência, a astronomia e as interfaces entre cultura e ciência. Estudantes do IFSP-Caraguatatuba que tiverem interesses por áreas como estas ou próximas delas podem procurar entrar em contato com o professor Ricardo Plaza pelo seu e-mail institucional.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página