FÍSICA

Revista da UTFPR publica artigo de licenciando sobre exoplanetas e ensino de Física

Publicado: Quarta, 05 de Janeiro de 2022, 13h42 | Última atualização em Quarta, 05 de Janeiro de 2022, 13h43

A “Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia – RBECT” (ISSN: 1982-873X), em seu volume 14, número 3, ano de 2021, entre as páginas 60 e 82, publicou recentemente o artigo intitulado “Exoplanetas no ensino de física e astronomia” escrito por Ryan Nepomuceno Montemor, estudante do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba, e pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente de Física do IFSP-Caraguatatuba. O artigo pode ser acessado gratuitamente e lido no link <https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13807>.

Imagem 1 – Ryan Montemor e professor Ricardo PlazaImagem 1 – Ryan Montemor e professor Ricardo Plaza

Este artigo teve como objetivo investigar atividades de ensino de Física e de Astronomia, tendo como eixo temático principal o estudo de exoplanetas, planetas pertencentes a um sistema estelar distinto do nosso sistema solar. A RBECT publicou versões deste artigo em dois idiomas: em português e em inglês.

Imagem 2 – Artigo publicado no site da RBECTImagem 2 – Artigo publicado no site da RBECT

A Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia – RBECT, que pode ser acessada no link <https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect>, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), é um periódico científico, disponível de modo online, que tem como missão divulgar pesquisas que tenham por objeto o processo ensino-aprendizagem, resultante de uma ação reflexiva, crítica e inovadora para a atuação profissional do docente, auxiliando na produção de conhecimento e de novas estratégias pedagógicas. A revista possui acesso público e gratuito, publicando artigos originais e de revisão, com periodicidade quadrimestral e fluxo de submissão e de publicação contínuo. De acordo com a Plataforma Sucupira (“Qualis Periódicos”) mantida pelas CAPES (disponível no link <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf>), para o quadriênio 2013-2016, na área de avaliação de “Ensino”, este periódico tem Qualis A2.

Imagem 3 – Página da RBECT em dezembro de 2021Imagem 3 – Página da RBECT em dezembro de 2021

Ryan Nepomuceno Montemor, durante o transcorrer do seu curso de Licenciatura em Física no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Caraguatatuba, desenvolveu várias atividades de pesquisa, ensino e extensão sob a orientação do professor Ricardo Plaza: em particular, ele foi bolsista do projeto de pesquisa de iniciação científica “O estudo de Exoplanetas e o ensino de Física e Astronomia”, com bolsa PIBIC (do CNPq), entre agosto de 2018 e julho de 2019; uma parte dos resultados deste trabalho de investigação foi analisada no presente artigo.

Os trabalhos de pesquisa, extensão e ensino orientados pelo professor Ricardo Plaza têm abordados temas de áreas como o ensino de física, a divulgação científica, a história da ciência, alfabetização científica, as interfaces entre cultura e ciência e disciplinas afins como astronomia, matemática e computação. Estudantes do IFSP-Caraguatatuba que tiverem interesses por áreas como estas ou próximas delas podem procurar entrar em contato com o professor Ricardo Plaza pelo seu e-mail institucional.